Estima-se que o costume de usar aliança surgiu provavelmente em Provence, na França, em meados do Século XV. Foi durante esse período em que foi difundido o ideal do amor romântico, semelhante ao que conhecemos nos nossos dias. Isso porque antes do século XV, ocorria uma distinção entre amor e casamento. O nome “aliança” tem o simbolismo de representar o laço entre os casais, como uma ligação entre eles.
A primeira noiva a usar aliança de casamento de que se tem notícia foi Mary de Burgundy, no ano de 1477, na Áustria. Seu noivo, o Arquiduque Maximilian, a presenteou com uma aliança de diamantes como prova de amor e símbolo de uma união duradoura. O formato de círculo da aliança, que não possui nem início ou fim, simboliza uma continuidade da devoção e amor durante a vida dos noivos.
Já para os esotéricos, a aliança tem poderes mágicos, sendo a protetora da união. O ato de pôr o anel no dedo da pessoa amada tem o significado de aceitar seus dons como tesouros exclusivos. Atualmente, as alianças são usadas como forma de celebrar a união dos casais, bem como demonstrar cumplicidade, companheirismo e amor. Além disso, cada vez mais, casais costumam fazer uso de alianças desde o namoro.
As alianças de noivado têm o costume de serem feitas de ouro e usadas no dedo anelar direito, que passam para anelar esquerdo no dia do casamento. A tradição de usar a aliança no anelar esquerdo é devido a uma crença de que nesse local há uma veia que desemboca direto ao coração.
Cabe ao casal a escolha da cor do ouro a ser utilizado nas alianças, que pode ser branco, vermelho ou amarelo. Por dar uma aparência mais antiga à peça, o ouro amarelo costuma ser o material mais utilizado na confecção de alianças de casamento.
Com os avanços das técnicas de joalheria, as alianças de casamento passaram a ser vistas como verdadeiras obras de arte. Inúmeros modelos de alianças, de diversos materiais e formatos podem ser encontrados para agradar a todos os gostos. Um dos tipos mais apreciados pelos noivos são as alianças, inspiradas na peças feitas pelos joalheiros da Itália, considerados os melhores do mundo.
A função de joalheiro na Itália costuma seguir uma tradição familiar. Uma das famílias italianas mais famosas no setor joalheiro é a Damiani. O patriarca Enrico Grassi Damiani funda a empresa em 1924, com peças que seguiam a influência Art Deco.
Com esse estilo, foram confeccionadas joias finas e elegantes que fizeram muito sucesso entre as mulheres no início do século XX. Com o sucesso, Damiani tornou-se o joalheiro principal de muitas famílias influentes da Itália.
Foi o filho de Enrico, Damiano Damiani Grassi que resolveu investir na divulgação da marca, com a expedição de certificados de autenticidade das peças e a especificação dos quilates. Essa estratégia costuma ser aplicada em todas as joalherias de qualidade atualmente.
Nos dias de hoje, a Damiani continua sendo administrada pela família e tornou-se uma das marcas favoritas de artistas como Sharon Stone, Gwyneth Paltrow e Brad Pitt. A joalheria costuma produzir com exclusividade os modelos de anéis de noivado e alianças de casamento das estrelas de Hollywood.
A cara da riqueza !!!
nem um gobaaa …..
me manda o orçamento da aliança com o nome
quanto custa alianças de bordas trabalhadas