Joias
As joias são confeccionadas exclusivamente com matérias primas nobres e pedras preciosas, mas todos esses materiais possuem um alto custo. Desde a sua extração passam por processos diferenciados e cuidados especiais, além disso possuem especificidades que fazem eles se destacaram em relação a outros compostos, seja sua estrutura física, sua coloração, etc. Outro fator que influencia o seu valor é a sua durabilidade e resistência, uma joia dura uma vida toda e ultrapassa gerações, não apresenta riscos e mesmo quando apresenta alguma imperfeição pode ser polida e assim retornar a sua condição inicial.
Semi joias
As semi joias são feitas de metais considerados comuns como latão, estanho, bronze, etc. Muitas vezes as pedras utilizadas não são verdadeiras, mas sim cristais semelhantes ou réplicas dos originais. Por não usar os melhores materiais possuem resistência reduzida quando comparado às verdadeiras joias, um exemplo é que após muito desgaste podem aparecer certas variações de cor, ainda assim são muito mais resistentes que as bijuterias.
No processo para confeccionar uma semi joia é fundamental que ela receba banhos com camadas de metal nobre. É muito comum dizer que elas são banhadas ou folheadas e para realizar estes procedimentos podem ser utilizados, o ouro e a prata, mas o mais comum é o ouro que garante mais durabilidade e resistência.
Algumas pessoas apresentam alergia aos metais utilizados para confecção das bijuterias, mas não possuem poder aquisitivo para comprar uma joia verdadeira, nestes casos a semi joia é a melhor solução, em geral não são baratinhas, mas são acessíveis e com menor custo que as joias originais.
Qual a Diferença Entre Folhear Ou Banhar?
A diferença entre os dois tratamentos é a quantidade de camadas de metais nobres aplicadas, esse processo é realizado para dar o acabamento da peça. Essas camadas são aplicadas em uma espécie de banhos dados de metal nobre.
A peça banhada recebe apenas um banho de ouro ou prata, já a peça folheada recebe vários banhos, quantos o fabricante desejar. O resultado final é que as folheadas além de mais resistentes, tornam-se mais atraentes e bonitas à olho nu. As banhadas podem ficam esverdeadas após certo tempo de uso e esse é um problema recorrente, por isso talvez seja mais interessante investir nas peças folheadas.
Bijuterias
As bijuterias se destacam neste panorama exclusivamente pelo seu baixo preço, o que as torna mais atraentes, mas para isso os preços de produção precisam ser menores e assim não passam pelo processo de banhar ou folhear.
Para imitar uma joia é realizada a pintura da peça e apenas isso. Normalmente, utiliza-se uma tinta de cor semelhante à cor do ouro ou da prata, por este motivo a oxidação do produto é muito mais rápida. As pedras utilizadas nas bijuterias na verdade não são pedras, são feitas de plástico pintado na cor desejada e colados ao produto, por este motivo ainda há o alto risco da sua “pedra” descolar.
Um alerta que deve ser feito, é o fato que muitos fabricantes para reduzirem ainda mais o custo de produção de uma bijuteria, utilizam metais tóxicos aos seres humanos, tais como o cádmio e o níquel, por este motivo muitas pessoas apresentam alergias de pele ao utilizar a peça. Mas não é só isso, a exposição a esses componentes pode causar até o surgimento de câncer, portanto na dúvida é melhor fugir das bijuterias, pois na prática não dá para diferenciar quais possuem esses componentes tóxicos e quais não possuem.
A Escolha Da Sua Peça
Independente da classe de peça que você escolher, sempre compre de vendedores que você conheça, que tenham certificado de procedência, que sejam confiáveis e já tenham uma boa clientela, o que comprova que as peças são de qualidade.
Quais São as Pedras Usadas Nas Semi Joias
Nas semi joias podem ser usados os cristais, os mais usados são as turmalinas e os quartzos, outro mineral largamente utilizado são as zircônias. As zircônias podem ser encontradas na natureza (cristalizadas) e também produzidas em laboratório, é muito conhecida como a melhor imitação do diamante em gema, sendo apesar de sua procedência, apresenta um grande brilho, a olho nu o brilho é muito semelhante ao brilho do próprio diamante. Geralmente é incolor, mas podem ser produzidas artificialmente a partir de processos químicos em diversas colorações.
Como É a Confecção De Semi Joias
A etapa de confecção é iniciada adicionando a pedra à semi joia. Vamos utilizar o exemplo da zircônia, pois muitas semi joias são cravejadas com esse material, segue a descrição a seguir:
No processo de cravação inicialmente as pedras são passadas em uma cera, em seguida são modeladas em um material que geralmente é uma borracha vazada e estes espaços “vazados” são preenchidos com cera.
O processo de cravação é feito para fixar a pedra na semi joia, pois nessas peças não há colagem que é um procedimento muito falho, mas sim a fixação permanente. A cravação também é o método utilizado para confecções de joias verdadeiras. Durante o processo, as pedras são cravejadas pelo estanho que faz o papel da cera, não se confunda o estanho também é considerado um material nobre e por este motivo é usado aqui.
O acabamento é a fase da lixa e polimento, em seguida, após pronta é que entra a etapa de banhar e folhear a peça com o ouro, colocando uma camada no caso do primeiro ou várias no caso do segundo.
Diferenças Entre Atacado E Varejo
O atacado comercializa produtos em grandes quantidades, geralmente barateando os preços, já o varejo vende poucas peças por vez ou apenas uma.
Vendas De Semi Joias
As vendas de semi joias geralmente acontecem no atacado, onde uma pessoa compra uma grande quantidade de peças para baratear os seus custos e em seguida revende as peças com um valor maior e assim obtém seus ganhos.
Pode ser um comércio interessante, pois para as mulheres sempre há alguma ocasião que você deseja inovar, comprar algo novo para combinar com aquele seu novo vestido, além do que custa muito menos para o bolso do que uma joia maciça. Grande parte da população brasileira não tem condições de comprar uma joia que possui preços altíssimos podendo chegar a milhares de reais uma única peça.
A Beleza Das Semi Joias
É verdade que à primeira vista a grande maioria da população não consegue diferenciar uma joia de uma semi joia e assim você com a sua peça centenas de vezes mais barata, principalmente do que aquelas vendidas pelas grandes joalherias, estará com um produto com altíssimo brilho, de boa qualidade e tão deslumbrante quanto o verdadeiro.