O Que é a Mini-lipo?

A lipoaspiração é hoje em dia o procedimento de cirurgia plástica mais realizado no Brasil, que envolve mais de 300 mil pessoas entrando em uma mesa de cirurgia todos os anos para ter o corpo magro o qual sempre sonhou. A técnica de emagrecimento a jato e remoção de gordura localizada foi criada pelo cirurgião plástico francês Yves Gerard Illouz em 1978. Não é um método novo, mas também não é dos mais antigos e já ganhou diversas variantes. Dentre as novidades do mercado temos a mini lipo, um procedimento considerado menos invasivo e por isso mais seguro.

O Que é a Mini Lipo?

O processo de minilipo, hidrolipo, HLPA, lipo light ou lipo de Beverly Hills é um procedimento de lipoaspiração comum, mas realizado em menor porte. Não existe muitas diferenças entre uma lipo comum, apenas a forma como ela é exposta para atrair mais clientes. Durante a mini cirurgia, o paciente se submete a pequenos cortes de até 1 centímetro pelos quais será inserido em seu corpo uma cânula para aplicar no corpo do paciente soro fisiológico com algumas doses de adrenalina em baixos níveis. O soro deve agir no corpo para ajudar a diluir a gordura localizada, que deve ser sugada em seguida por outra cânula que faz a sucção por meio do vácuo, removendo a gordura do corpo e por isso a perda de medidas imediatas. A adrenalina serve para estabilizar a perda de sangue durante o processo. Durante todo o processo o paciente deve estar anestesiado.

A Mini Lipo é uma Evolução da Lipoaspiração

A lipoaspiração chegou ao Brasil em 1980. Quem veio realizar o método pela primeira vez foi o próprio criador do processo, o Dr. Illouz, no Hospital Servidores do Estado, na cidade do Rio de Janeiro. Da década de 80 os métodos mudaram bastante e por isso ganharam alguns nomes. Alguns riscos surgiram, pacientes morreram na mesa e o método foi bastante melhorado. Em essência, a mini lipo é o mesmo método utilizado por outros médicos para remover gordura e segue todos os passos acima retratados. O que muda mesmo na mini lipo é apenas que ela é considerada para pequenos lugares, com pouca retirada de gordura e os esteticistas a recomendam para quem deseja perder poucas medidas. Apenas uma correção em alguns espaços do corpo como aqueles pneus que você odeia e semelhantes. Uma das principais diferenças entre um método tradicional de lipoaspiração e a mini lipo é que, por ser considerada de menor porte, as pessoas podem fazer ela em uma clínica. Hospitais são mais caros e por isso os custos são reduzidos, sendo mais atrativos para quem sempre quis uma lipo mas jamais pode bancar o processo cirúrgico que envolve um anestesista, cirurgião e internação para observação. Segundo os profissionais que praticam a mini lipo, o paciente pode sair andando para a casa, por isso o método é considerado menos arriscado e sai bem mais barato. Mas há diversas divergências quanto a este pós operatório os quais não são aprovados pelo Conselho Nacional de Medicina e considerados extremamente arriscados.

Lipo e Mini Lipo: Há Diversas Semelhanças

As semelhanças entre os dois processos são diversas. Os esteticistas comentam que as cicatrizes são quase imperceptíveis de uma mini lipo em relação as demais. Contudo, na lipoaspiração também são mínimas, e por isso o procedimento se tornou popular. Ambos os processo exigem uma anestesia local ao menos, pois a perfuração é profunda. Ambos deixam os mesmos efeitos colaterais, com inchaço na região e alguma dor. O processo de recuperação de ambos também é rápido: com cerca de 24 horas a pessoa já poderá andar novamente ou ao menos andar sem sentir dores. Ambos são processos cirúrgicos, por isso exige-se em ambos os casos um pré operatório com exames médicos como cardíaco, taxas e pressão arterial para avaliar se o paciente tem mesmo condições de sofrer um corte e poderá cicatrizar normalmente.

Motivos Pelos Quais Você Deve Fazer uma Mini Lipo

A lipoaspiração é um dos métodos de cirurgia plástica mais simples para se ir para uma mesa de cirurgia e um dos mais eficientes quando se fala em redução de gordura. Para quem não consegue perder peso ou teve problemas com redução de estômago e a gordura ficou, a lipo é uma ótima recomendação. É um método até recomendado por endocrinologistas e demais profissionais que notam um excesso de gordura em seus pacientes. Como falamos antes, os custos do processo cirúrgico de uma mini lipo são menores dos que uma lipoaspiração tradicional. Com isso as pessoas que poderiam não ter condições de bancar uma internação em hospital e outros gastos como um cirurgião de reserva, uma anestesia geral caso o paciente queira. Na mini lipo só existe a opção de anestesia local, o que muda bastante no processo.

Motivos Pelos Quais Você Não Deve Fazer a Mini Lipo

Um dos motivos pelos quais deve-se pensar em não fazer a mini lipo é que o processo, por ser propagandeado como mais seguro, acaba sendo feito em clínicas, não tendo o mesmo suporte que um hospital. As clínicas são menores e não contam com assistência como UTI e outros suportes necessários caso dê errado. A mini lipo também é um processo cirúrgico com tantos riscos quanto os demais. Por isso é importante pensar nos riscos envolvidos desnecessários. Complicações são comuns em pacientes que se submetem sem seguir as recomendações médicas e problemas podem acontecer sempre como condições adversas. Se você acha que pode viver com suas gordurinhas e ainda se submeter a academia e perder peso de forma saudável, é sempre a melhor opção. Hoje em dia a maior parte das pessoas opta por mudar o corpo sem uma necessidade real e pode se arrepender depois por se submeter a um processo invasivo sem uma real necessidade. Por isso uma avaliação do caso pode ser necessária e tentar métodos menos invasivos como malhação, natação e redução de alimentação em combinação pode ser melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.