Cabeleireiro ou cabeleireira é o termo usado para designar o profissional que tratam, geralmente, do cabelo e da barba de seus clientes, mas pode se expandir a sobrancelha e outras áreas, oferecendo serviços de corte, tintura, luzes, design e outros serviços que, em geral, transformam o aspecto do cabelo ou barba da pessoa que está sendo tratada. Além disso, esse termo também é usado para designar o estabelecimento (espaço físico) onde esses profissionais trabalham.
Os principais utensílios que são de extrema importância para o dia a dia desse profissional são: tesouras, pentes, navalhas, capas, tintas, secador de cabelo, chapinha, máquina de cortar cabelo e outros.
O senso comum costuma banalizar essa profissão achando que qualquer pessoa pode se tornar cabeleireiro, por ser uma profissão que não exige (em todos os lugares) que se tenha um diploma para poder atuar, entretanto, esse pensamento não leva em consideração toda a carreira profissional que deve ser traçada para que você se torne um bom profissional, além dos cursos de qualificação e outros, que agregam na bagagem profissional do cabeleireiro.
O mercado de trabalho desse profissional é amplo, visto que ele pode atuar de forma independente e domiciliar, atendendo em sua própria residência ou indo até a casa do cliente, pode também atuar de forma independente abrindo seu próprio negócio ou trabalhando como funcionário de algum salão de beleza ou clínica de estética. Essa área também é bastante competitiva, por essa razão, pessoas que têm um currículo diferenciado e mais experiência tem maior facilidade em conseguir emprego.
Já a faixa salarial desse funcionário tem grande variedade, valor que depende se o cabeleireiro tem algum vínculo com um salão de beleza ou outro estabelecimento, ou se este trabalha de forma autônoma. Um iniciante nessa área ganha em médio, cerca de dois salários mínimos, já um mais experiente e já especializado pode ganhar de três a oito mil reais.
No Brasil, esse profissional é homenageado no Dia do Cabeleireiro, que é comemorado no dia 19 de janeiro, apesar de que, é comum as pessoas se confundirem e acharem que este é comemorado dia 3 de novembro, que na verdade é a data responsável por homenagear o padroeiro dos cabeleireiros, São Martinho de Porres.
O Curso De Cabeleireiro:
O curso profissionalizante, também conhecido como curso de qualificação profissional de cabeleireiro, é voltado para pessoas que têm o grande interesse em investir seu esforço e força de trabalho na área de Beleza e bem-estar, não só do cliente, mas no seu e de toda a população em geral, visto que essa área é capaz de melhorar a saúde mental e autoestima das pessoas, e é dessa forma que se dá o reconhecimento profissional desse especialista.
Quando o trabalhador estiver formado no curso, ele estará apto não apenas a cortar ou pintar os fios de seus clientes, mas também a higienizar, escovar, ondular e desondular, alisar, descolorir e outras técnicas que podem ser aplicadas no cabelo. Nessa área, aliar as técnicas e expressões artísticas com a habilidade imaginar a beleza, é essencial.
Além disso, esse profissional irá também aprender qual é a melhor maneira de manipular produtos e equipamentos, bem como conseguir distinguir qual é o melhor produto a ser utilizado em cada cabelo. Dessa forma, um bom curso deve ser capaz de promover aos seus alunos um espaço com laboratórios equipados com instrutores e professores que estejam atuando no atual mercado de trabalho, além de que deve possuir também produtos cosméticos novos e técnicas que são tendência no mercado não só nacional, mas também internacional.
Como Funciona o Mercado Para Brasileiros em Londres (Inglaterra):
A primeira diferença que o brasileiro irá encontrar ao começar a trabalhar em Londres será o sistema de pagamentos, visto que lá eles recebem por hora, sendo assim você irá receber pela sua jornada de trabalho de cada dia (não se preocupe, todas essas informações vêm previstas no contrato).
Outra diferença é o preço do salário mínimo, visto que o sistema de moedas é diferenciado. Na Inglaterra, o salário mínimo varia, não só com a idade, mas também com a experiência. Se compararmos por exemplo, uma pessoa que é estagiária e outra que exerce as mesmas funções, porém com um pouco mais de experiência, o profissional com mais experiência irá ganhar mais.
Curso De Cabeleireiros Em Londres Em Português:
Agora que você já adquiriu conhecimento sobre o lugar onde pretende trabalhar, a área de atuação e o curso profissionalizante, vamos a parte prática, quais cursos podem ser utilizados por brasileiros que estão em Londres?
-
Curso profissionalizante de beleza R Beauty Training.
A ER Beauty Training é uma escola que só não é mais brasileira porque não está no Brasil, ela foi fundada para atender mulheres que saíram do Brasil com destino a Londres, e que, assim como elas, desejam adquirir mais conhecimento acerca de estética e beleza. Além de ser voltada para brasileiros essa é uma empresa que emite certificados, o que agrega mais valor para o trabalho do profissional, bem como status e dessa forma, irá fazer com que o profissional seja contratado com mais facilidade, pela melhor qualidade do currículo.