Acupuntura
Muita gente escuta falar, muita gente tem curiosidade, muita gente usa dessa técnica, muita gente não conhece, então agora vamos falar um pouco mais sobre essa interessantes e misteriosa técnica da medicina chinesa, a famosa medicina oriental. Isso mesmo medicina chinesa, a acupuntura faz parte do grupo de práticas que tem como finalidade a cura do corpo por métodos mais naturais e menos químicos.
A medicina chinesa é um ramo milenar e envolve milhares de anos de técnicas e de estudo dos seus povos. Muitos dizem que a história da acupuntura e a história da charmosa China se entrelaçam ao longo do tempo. Uma coisa que se afirma, mas sem ter a absoluta certeza, é de que essa técnica provavelmente surgiu no período conhecido para os chineses, como a imponente e grande Dinastia Han, que consiste em nada menos do que uma das mais poderosas da China e que ao longo dos seus 400 anos de duração, tendo início por volta de 200 antes de Cristo, ajudou e contribuiu fundamentalmente com a história, os costumes e a cultura chinesa.
Atualmente no Ocidente ainda há pessoas que são descrentes em relação às técnicas naturais oferecidas por essa vertente da medicina, isso porque elas acreditam que o conhecimento só é valido quando é científico, acontece que em muitos pontos onde o conhecimento científico atual ainda não chegou, o conhecimento passado pelos antepassados e pela história da China já foi inclusive adiante.
Muitas pessoas na China atualmente ainda se curam e se tratam apenas por métodos naturais dessa técnica milenar, mesmo que não haja comprovação cientifica, existe a comprovação física e social, onde os seus resultados são claros na parcela da população que a utiliza.
Ao contrário dos descrentes, há também aqueles que acreditam nos maravilhosos benefícios da medicina oriental mesmo no Ocidente, e inclusive o que se tem visto nos últimos anos foi um incrível e impressionante aumento dessas técnicas chegando ao nosso lado do mundo, esse mundo da cura pelos métodos naturais orientais, tem aumentado muito nos países ocidentais. Isso faz com que a necessidade de locais apropriados e de profissionais competentes para desenvolver a medicina seja muito maior. Consequentemente, hoje já é muito comum em vários países do lado oeste do mundo, haver escolas e cursinhos para passar estas técnicas à outros que desejam ser professores ou profissionais da medicina alternativa.
A acupuntura em si, tradicionalmente e puramente falando, consiste na técnica de colocar agulhas em pontos específicos do corpo dos pacientes, nos pontos energéticos e conectados nos pontos onde ele precisa de melhora, são agulhas muito finas, mas acredite não é sobre conhecer de maneira mecânica o corpo do uma pessoa, mas sim de conhecer seus pontos, sua energia e seus detalhes.
Um exemplo é que existem muitos professores conceituados de acupuntura que são cegos, sim cegos, neste momento muitas pessoas podem pirar, ter completamente a ideia errada de que essa medicina então não faz sentido, mas pelo contrário, a partir dessa afirmação esse tipo de medicina passa a fazer mais sentido ainda, uma vez que nos mostra que a medicina oriental é autossuficiente, é sobre sentir e não somente ver, é sobre confiança, é sobre desapego com o medo, é sobre a intuição, sobre as sensações, sobre a curvatura e os detalhes de cada ponto de cada corpo.
Essa história sobre professores cegos é muito real e inclusive há muitas pessoas que fazem consultas e tratamentos de acupuntura com esses médicos por muitos e muitos anos, sempre obtendo bons resultados, nunca tendo tido nenhum problema ou agulha colocada no lugar errado. Esses médicos são o ponto alto da evolução intuitiva, confie, entregue e agradeça.
No entanto, para aqueles que são mais medrosos, tímidos ou contidos em relação as agulhas e que veem certo problema com o uso das mesmas, é indicado que comecem aos poucos e que até mesmo testem as técnicas de acupuntura que não utilizam de agulhas para fazer seu processo de cura e transformação.
O trabalho da acupuntura é por pontos no corpo, pois o nosso corpo tem vários pontos relacionados por exemplo aos órgãos internos e aos sentimentos, então quando você coloca uma agulha ou pressão em determinada área, aquilo irá desenvolver um maravilhoso processo de cura e liberação que irá trazer inúmeros benefícios nos locais conectados com aquele ponto. É impressionante e muito intenso.
Acupuntura sem Agulha
Se a premissa básica da acupuntura é a premissa do uso de agulhas extrafinas, isso aplicado nos pacientes que precisam de alguma ajuda ou cura, como pode então existir uma técnica a qual não utiliza nenhuma agulha? Essa pergunta também é uma das campeãs de questionamentos, mas a resposta é bem simples, a acupuntura trabalha com a premissa da pressão sobre determinados pontos do nosso corpo e por isso seu trabalho pode ser realizado a partir de outros meios, mas que meios são esses?
Os meios são vários e não apenas um, por exemplo, através do toque, da pressão de uma batidinha leve, a qual põe pressão apenas no ponto desejado e é feito de maneira suave e ao mesmo tempo firme. Existe também atualmente no mercado, o que é uma espécie de caneta de acupuntura elétrica que serve principalmente para o alivio de dores em geral. Há também a opção que é mais atual da acupuntura feita com laser de frequência baixa sobre a pele e também há a acupuntura estimulada pela eletricidade.
Outras variedades são as esperas, principalmente banhadas a prata ou ouro que é mais pesada, ainda assim suave e perfeita para a pressão nos pontos a serem atingidos. E ainda por último a técnica de sucção feitas através de ventosas, que na grande maioria dos casos são de vidro, essa sucção trabalha fazendo uma pressão sobre o local e também estimulando ao mesmo tempo.
Independente dessas novas técnicas é muito importante que não se perca a essência essa pratica milenar, seu propósito, suas funções, seu significado e seus resultados, apara atingir tudo isso é preciso que sempre se leve em conta o método e os ensinamentos chineses, assim poderemos por muito tempo dar continuidade à essa antiga tradição oriental.