Um produto de beleza que é visto com um certo preconceito é o óleo facial devido a sua textura. Esse tipo de substância não é muito usada para cuidar do rosto, porém, esse conceito está mudando. Os óleos têm ganhado mais espaço pelo fato de terem uma poderosa função hidratante e podem ser usados até mesmo nas peles com tendência mais oleosa.
Famosas como Marion Cottilard e Emma Stone já declararam que usam os óleos para cuidar da beleza da pele. Os óleos vegetais (extraídos de flores, frutas e raízes) são bastante utilizados para tratamento facial. A preferência por esses produtos acontece pelo fato de que eles têm cheiro agradável e ainda são ricos em ácidos graxos, vitaminas, nutrientes e antioxidantes.
Óleo Vegetal X Óleo Mineral
É bem importante que as pessoas não confundam os óleos vegetais com os óleos minerais. O óleo mineral é derivado do petróleo e bastante usado em vários tipos de cosméticos. Esse tipo de produto funciona como lubrificante e não hidratante, um óleo que não é tão rico em nutrientes como os de origem vegetal e por isso pode ser mais viscoso e ganhar um aspecto mais pesado. O uso de óleo mineral pode obstruir os poros e assim deixar a pele favorável para o aparecimento de espinhas.
Hidratação Com Óleo Vegetal
O óleo vegetal tem como principal função hidratar a pele, assim que ele é absorvido ajuda a restituir a camada natural de água e gordura que faz a proteção da pele reduzindo assim a eliminação de líquido para o meio ambiente. O resultado é que a pele ganha um reforço na sua barreira natural.
Quando se faz uma comparação entre os hidratantes convencionais e os óleos vegetais se percebe que os últimos são absorvidos mais rapidamente e ainda tem um risco menor de irritação ou de causar alergia. Contudo, os hidratantes tradicionais podem se sobressair por contar com outras substâncias que possuem outras ações sobre a pele como proteção solar ou clareadora de manchas. Quem tem dúvidas sobre o assunto, que é complexo, deve procurar a orientação de um dermatologista.
Escolhendo o Óleo
A seguir vamos dar algumas dicas a respeito dos tipos de óleos para cada tipo de pele. Encontre o óleo mais assertivo para a sua pele e saiba que esse tipo de produto pode sim ser usado em peles oleosas.
- Pele com Acne – Por mais estranho que pareça os óleos vegetais podem sim ser usados no tratamento de pele com acne. Para esse tipo de pele os óleos mais indicados são aqueles de semente de uva ou jojoba, óleos que tem uma textura bem leve. Também é possível usar óleos de copaíba e melaleuca, esses óleos contam com ótimas propriedades anti-inflamatórias.
- Pele com Aspecto Envelhecido – Para esse tipo de pele os óleos mais indicados são os de amêndoas que possuem uma grande capacidade de hidratação. Outros óleos são os de café verde e semente de uva que contam com elevadas concentrações de antioxidantes que ajudam a renovar a pele.
- Pele com Manchas de Acne ou Sol – O óleo de rosa mosqueta é bem interessante para peles que tem manchas, sejam de sol ou acne, já que ele é bastante rico em ácido transretinóico que aumenta a velocidade com que os tecidos se regeneram.
- Pele Sensível – Quem tem pele sensível deve procurar por óleos que possuam propriedades calmantes como o camomila e o de calêndula.
- Pele Seca – A pele oleosa é uma que se adapta bem aos óleos vegetais por precisar de uma hidratação mais eficaz. Dentre as melhores opções de óleos estão o de argan e abacate que são superemolientes.
Como Usar Óleo Facial
Outra dúvida bastante pertinente em relação aos óleos de uso vegetal diz respeito à forma de aplicar o produto. Para passar o óleo é necessário umedecer as mãos com água e pingar uma ou duas gotas de óleo nas pontas dos seus dedos. Depois disso coloque um pouco de óleo no centro da testa, pescoço e maçãs do rosto.
Depois disso você deverá fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos de maneira a espalhar o produto do centro para as extremidades do rosto. Faça os movimentos buscando firmar a pele, sendo assim os movimentos no pescoço são os únicos ascendentes. Quanto mais você deslizar as suas mãos com o produto mais a substância vai entrar na pele. Se achar que o óleo secou durante a aplicação umedeça mais um pouco as mãos.
Óleo Vegetal e Sua Versatilidade
Os óleos vegetais possuem várias outras funções além da principal (hidratar a pele). Para se ter uma ideia esses óleos podem ser usados como primer antes da maquiagem ou mesmo como produto antienvelhecimento. As substâncias presentes nesses óleos atuam na pele como antioxidantes fazendo a restauração da pele que sofre com a ação do sol, vento, poluição e outras impurezas.
Outra coisa interessante a respeito dos óleos vegetais é que quando eles são aplicados em torno dos olhos hidratam melhor a área e assim ajudam a reduzir linhas finas de expressão.
Cuidando da Pele
Os óleos vegetais podem ser ainda uma boa solução para peles sensíveis, com rosácea ou mesmo peles que se encontram sensibilizadas por agentes externos. Algumas dessas substâncias contam com ação anti-inflamatória e calmante. Tem alguns óleos ainda que possuem propriedades antissépticas evitando assim que haja uma proliferação de micro-organismos e fungos.
Óleos Para Pele Oleosa
Já faz algum tempo que os óleos tem ganhado uma nova imagem mesmo em relação as peles oleosas. Porém, saiba que existe os óleos mais indicados para as peles oleosas, nada de sair usando qualquer um. Prefira os óleos que tem uma textura mais seca. Alguns maquiadores utilizam óleo antes de fazer a maquiagem para conseguir um resultado mais iluminado. Também é possível remover as impurezas ou tirar a maquiagem.
O Óleo na Rotina de Beleza
Agora que você conhece algumas das funções que os óleos vegetais podem ter na sua rotina de beleza já pode começar a considerar o seu uso. Encontre o mais indicado para a sua pele e para as necessidades da sua pele e aproveite a hidratação.