Para se ter uma pele saudável é preciso que sejam tomados alguns cuidados importantes, como, por exemplo, lavar muito bem o rosto, o que é bastante diferente de apenas lavar o rosto. Acordar de manhã e já lavar o rosto faz com que você se sinta mais desperto, entretanto o beneficio principal deste hábito é sentido por sua pele, já que ela fica um tom mais claro, desobstrui os poros e deixa a oleosidade controlada.
Além do mais, os tratamentos que compreendem a estética se tornam mais eficientes quando o rosto está com a pele bem limpa, já que assim os produtos penetram melhor na pele, sendo bem mais eficientes.
Como Lavar o Rosto da Maneira Certa
Lavar o rosto de manhã e à noite é o ideal para que se possa garantir todos os melhores benefícios sem fazer com que o PH da pele entre em desequilíbrio. Para combater oleosidade ou irritações excessiva após a lavagem, especialistas no assunto lembram que é preciso que se tenha determinados cuidados, que poderão ser observados logo a seguir.
1 – Primeiramente, lave bem as mãos
Lembre-se que o primeiro passo para manter um rosto limpo é deixar as mãos bem limpas. Isso é importante já que elas serão utilizadas para aplicar o sabonete e posteriormente enxaguar e ainda usar outros produtos, é fundamental que as mesmas estejam totalmente libertas de bactérias para que o rosto não fique contaminado.
Atente-se: passe uma quantidade grande de sabonete, passe uma mão na outra e remova todo o sabonete, já que o produto usado nas mãos é agressivo demais para ser usado no rosto.
2 – Observe a temperatura da água
Conforme especialistas, o melhor é sempre utilizar a água numa temperatura que seja a mais natural possível ou, naqueles dias de temperaturas mais frias, use a água mais aquecida. A água quente demais, ainda que seja mais confortável, deixará a pele mais desidratada e ressecada. Para atuar contra o ressecamento da pele, as glândulas acabam produzindo muito mais oleosidade, fazendo com que a pele se torne mais oleosa.
Mas, em contrapartida, a água fria demais causa um choque térmico em sua pele, causando a constrição dos vasos sanguíneos. A um prazo médio, esse choque acaba ocasionando alterações avermelhadas na pele.
3 – Tome cuidado com a quantidade de sabão
Geralmente, as fórmulas de sabonete próprias para serem usadas no rosto são bem mais suaves e não costumam fazer espuma demais. Não se apegue a essa questão, a quantidade certa de sabonete líquido precisa ser suficiente para que seja espalhada por todo o rosto, o que inclui a região situada abaixo do pescoço. Caso o sabonete seja em barra, procure fazer primeiro a espuma primeiro nas mãos e depois aplique no rosto, sem ficar preocupado em fazer uma quantidade grande de espuma.
Para fazer a opção pelo melhor tipo de sabonete para sua pele, observe as dicas abaixo:
- Pele mista a normal: opte por um sabonete que seja neutro e que ainda possua propriedade hidrate para promover a tonificação da pele. Para que tenha essas funções pode ainda conter extrato de alantoína e Hamamelis;
- Para a pele oleosa: utilize um sabonete que contenha substâncias mais adstringentes ou secantes, como, por exemplo, a própolis;
- Para a Pele Ressecada ou Seca: opte por produtos que possuam uma maior nutrição, que promovam a hidratação da pele e que não façam espuma em excesso, como aqueles à base de óleo de amêndoas e lanolina.
4 – Não se esqueça de massagear o rosto
Não esfregue a pele usando o sabão, procure massagear o rosto. Lembre-se que a pele do rosto é uma área bastante sensível, por isso, de acordo com a força e intensidade da esfregação, podem aparecer ferimentos pequenos, alguns arranhões ou ainda algum tipo de rompimento das fibras de elastina e colágeno, que proporcionam sustentação e firmeza da pele.
Somente com uma suave massagem, usando apenas as pontas dos dedos, pode fazer com haja a estimulação da circulação sanguínea no rosto, causando uma melhora acentuada na nutrição das células que estão na pele. Porém, tenha cuidado com a demora nos movimentos, o exagero nos estímulos podem ocasionar um aumento na oleosidade, por isso, essa estimulação não pode ultrapassar os cinco minutos.
5 – Use a bucha vegetal
Essa bucha natural proporciona uma suave esfoliação na pele, retirando as células mortas e impurezas. Cuidado somente para não usar com agressividade e acabar causando machucaduras na pele.
Além do mais, procure não passar sempre a bucha, use até no máximo três vezes durante a semana sendo esse tempo suficiente e não causará um desgaste excessivo da pele. Quando a região recebe estímulos em excesso, há um aumento da oleosidade e consequentemente a obstrução dos poros.
6 – Tenha atenção com o enxágue
É bastante habitual que se esqueça de enxaguar o rosto direito, especialmente determinadas partes. A região dos olhos, especialmente entre as garotas, costuma juntar maquiagem e, por isso, com ela é necessária uma especial atenção. Além disso, aquela área que se encontra perto do couro cabeludo também é costumeiramente esquecida, com acúmulo de quantidade de maquiagem e sabão, e isso pode fazer com que a pele fique ressecada e irritada.
7 – Passe água fria ao final
Enxaguar a pele usando a água fria para finalizar faz com que os poros sejam fechados. Isso ocorre em razão da baixa temperatura o que gera a vasoconstrição. Entretanto, não é necessário exagerar na alteração da temperatura da água para não causar um choque térmico que seja agressivo depois com sua pele.
8 – Tenha cuidado ao secar o rosto
Faça uso de uma toalha seca e limpa, preferencialmente que seja usada somente para secar o rosto, e não esfregue ou arraste a mesma em sua pele. A melhor forma de promover a secagem da pele é pressionar de leve a toalha contra o rosto, para que assim seja absorvido com tranquilidade o excesso de água sem que isso cause a irritação da pele.
Seguindo todos os passos acima, certamente você terá uma lavagem adequada do rosto e sua pele ficará sempre bonita, hidratada e jovem. Um rosto bem levado ajuda bem mais que a maquiagem mais cara.