Riscos do Laser Para a Pele Negra

Qual o Problema do Laser?

A pele negra pode sofrer danos como manchas em procedimentos a laser. O principal motivo pelo qual a pele escura pode ser danificada pelo laser é a sua maior quantidade de melanina. Pelo fato de ter mais melanina a pele negra é mais sensível uma vez que a maioria dos lasers age diretamente na proteína que dá cor a pele.

Riscos do Laser

Manchas e Queimaduras

Dentre os riscos que o laser representa estão o de causar manchas devido ao estímulo exagerado da melanina podendo chegar até mesmo a queimaduras. O aquecimento gerado pelo laser quando é muito intenso pode acabar saindo de controle e queimar a pele. A pele negra está mais exposta a esses riscos pela falta de afinidade do laser e dos melanócitos da pele.

Vale lembrar ainda que é possível que o laser deixe como sequelas na pele negra manchas brancas ou escuras que são bem difíceis de tratar. Os especialistas recomendam que não use laser na pele negra. Um dos principais motivos que levam as pessoas a recorrer ao laser é tratar manchas. Existem outros tipos de tratamento que podem ser tão eficazes quanto sem riscos para a pele.

Tratamentos Alternativos

Quem sofre com uma mancha na pele e deseja removê-la, mas não pode usar o laser devido aos riscos que ele representa para a pele negra tem outras alternativas. Uma boa opção é fazer o peeling de cristal com máscaras clareadoras que ajudam a deixar a pele com um tom mais uniforme.

Porém, para conseguir bons resultados é necessário em paralelo ao tratamento usar filtro solar com um fator de proteção mínimo de 15. Engana-se quem pensa que a pele negra não precisa de proteção solar, é uma pele mais sensível que precisa estar cercada de cuidados em especial quando se está fazendo um tratamento agressivo como peeling.

Os peelings são ótimas alternativas, mas não são as únicas, existem alguns tipos de lasers que utilizam fluências (é o nível de energia emitida e concentrada na pele) mais baixas e assim são mais seguros para o uso na pele negra. É importante se informar a respeito de que tipo de laser é utilizado na clínica estética em que você vai e também fazer o procedimento com um profissional habilitado para tal.

Tratamento Para Rugas e Flacidez

O laser pode ser utilizado também para fazer o tratamento de rugas e flacidez e para garantir que ele não represente um risco para a sua saúde é importante utilizar lasers com fluência que seja segura. Um aparelho que pode ser usado é o laser fracionado de CO2 que tem como agente foco a água.

A função desse laser é provocar uma evaporação rápida da água da pele de forma que as células cutâneas sejam desorganizadas. O organismo oferece como resposta a reorganização dos tecidos e isso faz com que mais colágeno seja formado o que torna a pele mais firme e melhora o aspecto das rugas.

Outra opção é o uso dos lasers de Érbium e YAG 1320 que não atuam na epiderme que é onde fica a melanina. Esses lasers também não são ablativos o que significa que estimulam o surgimento de novas células sem precisar destruir as anteriores. Todo mundo pode fazer tratamento com laser desde que encontre o aparelho certo para o seu tipo de pele.

Depilação Com Laser

Outro uso bastante relevante do laser é para a depilação definitiva e nesse tipo já se tem um pouco mais de segurança. O laser utilizado para a depilação tem uma ação mais específica e age no bulbo, ou seja, no poro em que o pelo nasce. O laser YAG, já mencionado nesse texto, é uma boa opção para a pele negra já que é utilizado no comprimento de onda 1064 o que faz com que seja mais rápido.

A ação desse laser é bastante simples, ele usa o pelo como um guia e seguindo-o distribui pouco calor na superfície da pele o que mantém a melanina preservada. Outro laser que pode ser usado com mais tranquilidade na depilação é o laser de Diodo que tem um sistema de segurança para a pele negra que oferece um tempo de relaxamento térmico mais longo e ponteiras que podem ser resfriadas.

O laser foca somente no pelo de forma que mantém a pele negra ao redor em segurança. Além desses, tem ainda o laser de Alexandrita que pode ser utilizado com baixa energia e oferece proteção para a pele escura. Um dos pontos altos desse aparelho é que ele possui um sistema de refrigeração que se chama spray criógeno que ajuda a proteger a camada mais superficial da pele de forma a evitar queimaduras.

A depilação a laser pode ser uma boa aliada para a pele negra já que ajuda a eliminar os pelos definitivamente. A pele negra é mais propensa a desenvolver foliculite e por isso se deve fazer o procedimento para prevenir a hipercromia pós-inflamatória e dessa forma o aparecimento de cicatrizes.

Fazendo do Jeito Certo

Vamos dar algumas dicas do que observar quando for fazer um tratamento a laser para não ter problemas de pele.

Local

Para fazer um tratamento com laser é necessário ir a uma clínica e ser atendida por um médico. O único profissional que pode realizar procedimento com laser é o médico.

Informe-se

Para não ser pega de surpresa pergunte ao profissional sobre as sensações que vai ter durante o tratamento e quais os seus efeitos. É importante saber como é feita a sessão, se existe a possibilidade de sequelas de algum tipo, quais serão os benefícios, quantas vezes será necessário fazer a sessão enfim tudo sobre o tratamento.

Peeling

Como destacamos acima existem manchas que podem ser tratadas com peelings e dessa forma não é necessário passar pelo risco que o laser proporciona.

Recomendações

O seu médico provavelmente vai te dizer essas coisas, mas é sempre válido lembrar que você deixe de fazer uso de ácidos pelo menos uma semana antes da sessão e evite se expor ao sol pelo mesmo tempo. Se sua pele estiver bronzeada não faça tratamento com laser.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.