Qual é o Meu tipo de Pele e Como Devo Tratá-la?

Você tem a pele oleosa, seca ou mista? Entender as diferenças entre a pele oleosa, seca e mista vai ajudar você a cuidar melhor de sua aparência.

A pele é geralmente classificada em uma dessas quatro categorias: normal, oleosa, seca e mista. No entanto, o seu tipo de pele pode mudar de acordo com a idade e outros fatores, como a genética e até mesmo doenças que podem ocorrer no decorrer da vida.

Cuide - Se

Cuide – Se

Cuidados com a pele são importantes não apenas por uma questão estética, mas também porque se trata da sua saúde. Uma pele que não é cuidada, está mais propensa a sofrer infecções, que podem se tornar graves e desencadear uma série de outros problemas.

Alegar falta de tempo não é desculpa, atualmente encontramos no mercado produtos de cuidados com a pele que são fáceis de usar e também bastante práticos. Você pode carregá-los na bolsa e usar em qualquer lugar, gastando apenas alguns poucos minutos. Confira nossas dicas a seguir e veja como é simples ter uma pele bonita e cheia de saúde.

Cuidados Com a Pele Normal

A pele normal, que tem um bom equilíbrio de hidratação, possui poros pequenos e um tom uniforme, é o objetivo da maioria dos tratamentos para a pele e o sonho de toda mulher. Ter os poros normais impede a formação de cravos e espinhas, pois como ele não possui uma abertura muito grande, dificilmente a sujeira poderá penetrar na pele e causar esse tipo de problema que tanto preocupa as mulheres, principalmente as adolescentes.

Não pense que quem tem a pele normal não precisa se preocupar. A maioria das pessoas tem pele normal, mas cuidar para mantê-la é sempre de bom, principalmente minimizar a sua exposição ao sol. Um filtro solar facial com um fator de pelo menos 30 é ideal para a prevenção de rugas e danos causados pelo sol. Para não se esquecer, coloque o filtro solar ao lado da pasta de dentes. Não importa se está frio ou chovendo, esse é um hábito que deve ser constante.

Cuidados Com a Pele Oleosa

A pele oleosa é identificada por um excesso de óleo (o termo técnico usado para denominar esse óleo é sebo) na face. Algumas pessoas com a pele oleosa começam a sentir o aspecto gorduroso apenas algumas horas após a lavagem. Uma pessoa com a pele muito oleosa começa a sentir a necessidade de lavar o rosto entre meio dia e cinco horas, porque nesse período, o óleo já se acumulou bastante. Isso acaba sendo um problema quando se usa maquiagem, pois o óleo faz com que a base não dure muito tempo no rosto.

A pele oleosa pode ser uma característica hereditária, mas pode também ser causada durante a adolescência, que faz com que as glândulas de óleo funcionem a todo vapor. Você também pode perceber uma maior oleosidade na sua “zona T” por causa de todas as glândulas de óleo localizadas na testa, nariz e queixo.

Pessoas com a pele oleosa geralmente não precisam de um hidratante regular, mas o protetor solar ainda é necessário para reduzir a exposição aos raios UV. Escolha um protetor solar oil-free, que é especificamente formulado para o rosto oleoso e são menos propensos a criar cravos e obstruir os poros. Há muitos protetores solares específicos para a pele oleosa no mercado, a versão em gel é a mais indicada. Quando for à farmácia, leia os rótulos, experimente amostras grátis até encontrar um adequado para você.

Cuidados Com a Pele Seca

Quem tem a pele seca sofre com a falta da hidratação natural, o rosto possui pouco óleo para atuar como uma barreira de superfície e de bloqueio da umidade natural. As pessoas com pele seca sentem o rosto ressecado, quase quebradiço, e sua pele pode fraquentemente sofrer com irritações, principalmente durante o inverno. A descamação é outro sintoma, mas não é sempre um sinal de pele seca. Você pode ter a pele escamosa e não ser seca. Às vezes, a pele mais seca pode tornar-se dolorida e com pruridos, levando a uma condição chamada de eczema.

Alguns tratamentos de determinadas doenças podem acabar causando o ressecamento da pele. Por exemplo, o tratamento do câncer de mama pode fazer com que a produção de hormônios pare, o que pode afetar a qualidade da sua pele. Isso leva as pessoas para uma situação como se fosse uma menopausa precoce. De repente, a produção natural de óleo para de acontecer.

Isso acontece naturalmente com um grande número de mulheres durante a menopausa, a maioria das mulheres começa a sentir a pele mais seca quando atinge por volta de seus quarenta anos de idade. Para cuidar da pele seca, use um sabonete suave e hidratante, próprio para a pele delicada do rosto. Uma segunda aplicação do seu creme hidratante pode ser necessária durante o dia, portanto, leve-o sempre na bolsa.

Cuidados Com a Pele Mista

A pele mista possui características tanto de peles secas quanto de oleosas. Pessoas com a pele mista costumam ter a zona T oleosa e a área das bochechas mais secas. Esse tipo de pele pode ser influenciado pela genética, e, mais uma vez, durante a adolescência, quando as glândulas de óleo aumentam a produção do sebo.

Por vezes, uma grande variedade de produtos é necessária para tratar a pele mista. Você pode ter que tratar as diferentes partes do rosto de uma forma diferente. Por exemplo, um produto de limpeza suave e hidratante pode ser necessário nas bochechas, enquanto que um bom produto anti-acne  pode ser necessário na zona T. Tome sempre cuidado durante a aplicação para respeitar os limites, afinal passar hidratante na área oleosa só irá agravar ainda mais o problema.

Procure um Dermatologista Para Saber Qual a Melhor Forma de Tratar o Seu Tipo de Pele!

Se você ainda não tem certeza sobre o seu tipo de pele ou a melhor maneira de tratá-la, consulte um dermatologista, ele poderá lhe recomendar o tipo de cuidado ou mesmo produtos dermatológicos, que são muito mais seguros do que os encontrados em supermercados, por exemplo.

Vá Ao Dermatologista

Vá Ao Dermatologista

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.