O Que é Peeling?

O Brasil é o país campeão em tratamentos estéticos, existe um numero considerável de clinicas especializadas nos mais variados tratamentos que propõem a deixar as mulheres cada vez mais jovens e bonitas. Dentro dos tratamentos estéticos mais procurados está o peeling.Todas as mulheres sonham em ter uma pele lisinha sem as malditas manchas e rugas que a idade teima em presentear as mulheres. Atingir tal objetivo não é tão simples como parece, mas também não é nada de outro mundo. Com algum dinheiro no bolso e um bom especialista é possível cuidar da aparência da forma certa com um tratamento ideal ao tipo de pele.O procedimento de peeling é bem simples e não oferece quase riscos, a única recomendação é para evitar o sol depois do tratamento e é claro procurar clinicas recomendadas para que o tratamento possa ter sucesso absoluto sem causar infecções na pele.

A grande maioria dos especialistas estão cada vez mais usando tratamentos menos invasivos para cuidar da pele e dessa forma retardar o máximo possível uma cirurgia plástica, por exemplo. Os tratamentos podem variar de acordo com cada paciente e com o que ele quer melhorar na sua aparência. Como acontece com o peeling em algumas peles muito claras não podem ser realizados e em peles muito escuras não surge efeito.O peeling é feito por meio de substâncias químicas, abrasivas ou a laser sobre a pele, o médico consegue reverter casos de manchas que aparecem, perda da elasticidade e o mais temido envelhecimento precoce. No entanto, quando os sinais provocados pelo sol, pelo trabalho, pelo stress entre outros fatores, o que provoca uma melhora considerável sobre a pele, é o peeling químico que usam inúmeras substancias ativas como ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tricloroacético e o ácido fenol que após o uso provocam a esfoliação cutânea e após a renovação celular.

Confira Alguns Tipos de Peeling

Peeling superficial – Age diretamente na camada superficial da pele a epiderme e não apresenta grandes problemas e não apresenta grandes complicações após sua aplicação. O medico dermatologista vai decidir a quantidade de sessões necessárias a cada paciente. Os tipos de substancias usadas nesse tratamento são: ácido retinóico, glicólico, tricloroacético, salicílico e pasta de resorcina.

Peeling médio – Esse tipo de peeling provoca a destruição dos tecidos e remove parcialmente ou totalmente a derme, também apresenta poucos riscos e complicações. É um tratamento eficaz e muito procurado. O tratamento pode ser feito com os seguintes ativos: Ácido glicólico 40 a 70%, ácido tricloroacético 35% mais solução de Jessner, ácido tricloroacético 35% mais ácido glicólico, ácido pirúvico 60 a 90% e fenol 88%.

Peeling profundo – Um tratamento mais agressivo destruindo totalmente a epiderme atingindo a derme reticular. Esse tipo de tratamento apresenta riscos maiores de complicações como manchas ou escuras e cicatrizes. Pode ser realizado com ácido tricloroacético 50% e Fenol ( formula de Baker).

Cabe ao médico indicar o tipo de peeling que cada pessoa deve fazer obedecendo a analise do tipo de pele, o tipo de lesão e o melhor procedimento a ser utilizado. A pele do rosto tem a capacidade de se regenerar com mais rapidez, por causa da maior quantidade de folículos sebáceos que agem como importante coadjuvante na cicatrização da pele. Mas é muito importante que o paciente conheça todos os paços do procedimento, as limitações e o tempo de recuperação para ter dessa forma uma expectativa real dos resultados. Os cuidados com a preparação antes de fazer o peeling são muito importantes.

Veja Como Deve Ser o Preparo da Pele

Veja como deve ser o preparo da pele

Veja como deve ser o preparo da pele

Antes do peeling é necessário fazer alguns preparos que pode ser de alguns dias ou algumas semanas entre eles estão hidratação, fotoproteção. Todo paciente deve ser medicado com antivirais antes da realização do peeling médio ou profundo e deve ser continuado por dez dias após o procedimento realizado na pele. Esse medicamento é necessário devido a agressão que a pele sofre, facilitando a contaminação viral.

Como o Peeling Age?

A pele é composta por varias camadas, mas as principais são a derme e a epiderme, e o procedimento de peeling atinge as estruturas das camadas da pele fazendo com que haja uma regeneração daquela área. Cada nível é usado para um tipo especifico da pele como:

Muito superficial – Atinge a camada superior da epiderme, ajuda a remover manchas superficiais, escamações e aspereza proporcionando uma pele muito mais macia e brilhante.

Superficial – Atinge a epiderme removendo manchas mais superficiais, acnes ativas, linhas de expressão e aspereza.

Médio – Atinge diretamente a epiderme, derme papilar e camadas superficiais da derme reticular suavizando as rugas, manchas, sulcos faciais e as cicatrizes de acnes que incomodam tanto principalmente os adolescentes.

Profundo – Atinge a derme reticular esse procedimento é indicado para suavizar o envelhecimento total da pele e também aquelas cicatrizes mais profundas provocadas pela acne.

Aplicação do Peeling

O peeling pode ser aplicado em várias partes do corpo, mas o rosto é a parte mais procurada por quem quer passar por um tratamento de beleza. O peeling superficial pode causar um certo incomodo e os mais profundos necessitam de anestésicos. Mas todos são procedimentos comuns que podem ou não ter complicações.

Complicações do Peeling

Complicações do Peeling

Complicações do Peeling

O procedimento do peeling esta sujeito a complicações e tendem a aumentar conforme a profundidade do tratamento. As complicações principais são: Eritema, hiper ou hipopigmentação, prurido, cicatriz e infecção e dor. As complicações podem ser decorrentes por causa da falta de cuidados antes, durante ou depois do peeling.O peeling deve ser indicado pelo medico especialista, somente ele é capacitado para escolher o melhor produto químico na concentração adequada e da mesma forma dominar os efeitos colaterais que possam se manifestar. Mesmo nos peelings mais superficiais é importante fazer uma avaliação do paciente para determinar o grau de cicatrização e a resposta da pele.

Outro item importante é a escolha da clinica que deve ser confiável, as mais conhecidas são as melhores, outra questão é o preço.Os custos com esse tipo de tratamento normalmente são elevados, pelo fato de o paciente passar por varias sessões de peeling e todo acompanhamento medico assim como as medicações necessárias. Depois de todo conhecimento necessário sobre o peeling e a escolha da clinica assim como do médico a probabilidade de sucesso no procedimento é quase cem por cento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.