O Que é Dermoabrasão?

A dermoabrasão é uma técnica cirúrgica que tem como objetivo refinar as camadas mais superficiais da pele através de uma raspagem. O objetivo desse tratamento é deixar as irregularidades mais suaves na superfície da pele de maneira que esta ganhe uma aparência mais suave.

https://www.youtube.com/watch?v=NQZt2RZ6RLU

Em geral essa técnica é utilizada com mais frequência para deixar a pele com uma aparência melhor em relação a cicatrizes de acidentes ou mesmo de outras cirurgias realizadas anteriormente. Também tem como objetivo deixar as rugas faciais mais suaves em especial aquelas em torno da boca.

O procedimento ainda pode ser realizado para a remoção de tumores pré-cancerígenos chamados de queratoses e cicatrizes profundas de acne. A dermoabrasão pode ser realizada numa área pequena da pele ou então na pele como um todo. Pode ainda ser realizada junto ou isoladamente com outros procedimentos como o facelift ou peeling químico.

Os Riscos e a Recuperação da Dermoabrasão

O procedimento se mostra bastante seguro quando é feito por um médico com experiência, sendo assim é importante pesquisar a respeito da clínica e do profissional escolhidos. Dentre os riscos mais comuns está o de alteração da pigmentação da pele além do escurecimento permanente da mesma que pode ocorrer em pacientes que se expõe de forma indevida ao sol nos dias ou meses em que realiza o tratamento.

Tem algumas pessoas que tem a impressão de que a pele que foi tratada com a dermoabrasão fica mais clara. Ainda pode ocorrer de aparecerem espinhas pequenas depois do procedimento que vão desaparecendo com o tempo ou com o uso de sabonete especial ou com esponja abrasiva. Existem casos em que o cirurgião remove as espinhas.

Pode ocorrer ainda que os poros da pele dilatem, mas normalmente assim que o inchaço é reduzido eles voltam ao tamanho normal. É raro, porém, não se pode descartar a possibilidade de que surjam infecção e cicatrizes. Tem casos ainda em que os indivíduos desenvolvem tecidos de cicatrização excessivos como quelóide ou mesmo cicatriz hipertrófica. O tratamento desse tipo de problema pode ser feito com a aplicação ou injeção de corticóide para deixar as cicatrizes mais suaves.

Para Quem a Dermoabrasão é Indicada?

A primeira coisa que as pessoas devem ter em mente é que nenhum tratamento de pele irá parar o envelhecimento ou remover por completo as imperfeições ou cicatrizes. Podem fazer esse procedimento homens e mulheres de todas as faixas etárias desde os mais jovens até os mais velhos.

As pessoas mais velhas demoram mais tempo para se recupera, no entanto, os fatores mais importantes de serem levados em conta na hora de decidir fazer ou não esse procedimento são o tipo de pele, a coloração e o histórico médico do paciente. Isso é importante porque as peles com mais pigmentos como a pele negra e asiática podem ser descoloridas permanentemente ficando assim com manchas. Sardas podem desaparecer na área que está sendo tratada.

Considerações

Cirurgiões sérios não realizam esse tratamento durante fases em que a acne se mostre ativa por causa do risco elevado de uma infecção. Também não se deve realizar dermoabrasão em casos em que o paciente foi submetido a tratamento de radiação, teve queimaduras de pele ou então passou por peeling químico.

Alternativas

Quem está pensando em fazer dermoabrasão para refinar de forma superficial a pele do rosto deve considerar a opção do peeling químico que é um método alternativo de remover cirurgicamente a camada mais superficial da pele. É importante que se entenda que a dermoabrasão é um procedimento realizado através de instrumentos cirúrgicos para remover as camadas mais afetadas da pele enquanto que o peeling químico recorre a uma solução cáustica.

O médico irá avaliar o tipo de pele do paciente para escolher entre um e outro procedimento ou por uma combinação dos dois. O peeling químico costuma ser mais usado para o tratamento de rugas finas, já a dermoabrasão é usada para remover as imperfeições mais profundas da pele como cicatrizes de acne.

Para quem tem a pele mais escura a dica é optar por abordagens não químicas como a dermoabrasão, por exemplo, em especial quando se trata de cuidar de áreas limitadas no rosto já que esse procedimento tem menos alterações extremas de tom e cores da pele.

O Tratamento

O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico ou então por um dermatologista qualificado com experiência na realização desse procedimento. Na primeira consulta é importante que o paciente fale para o seu médico a respeito das suas expectativas e que não deixe de fazer perguntas ou mesmo de falar a respeito de preocupações que pode vir a ter.

O médico irá explicar para o paciente a respeito do procedimento, seus riscos e os fatores que tem grande influência no resultado. Além disso, o médico irá fazer uma análise do histórico médico do paciente bem como solicitar alguns exames e observar os resultados. O profissional ainda irá dar orientações a respeito do que comer e do que beber bem como outros procedimentos necessários.

Tipos de Anestesia

O procedimento pode ser realizado utilizando uma anestesia local ou mesmo por meio do adormecimento da área a ser tratada juntamente com um sedativo para que o paciente relaxe. O paciente permanece acordado, no entanto, fica relaxado e sente o mínimo possível de desconforto. Tem casos mais sérios em que o cirurgião pode optar por usar uma anestesia geral.

A Cirurgia de Dermoabrasão

A cirurgia de dermoabrasão leva em média de alguns minutos a até uma hora e meia, tudo depende do tamanho da área de pele que irá ser tratada. Além disso, é comum que o procedimento seja executado mais de uma vez especialmente nos casos em que se trata de uma cicatriz profunda ou então de uma área que seja muito grande.

Esse procedimento consiste em o cirurgião fazer a raspagem da camada mais superficial da pele usando uma escova metálica áspera ou então um instrumento com partículas de diamante ligados a um cabo motorizado. O processo de raspagem prossegue até que o cirurgião chega a um nível mais seguro em que as cicatrizes ficam menos visíveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.