O Que é a Limpeza de Pele?
Com o objetivo de remover cravos e as impurezas da pele, a limpeza de pele é um tratamento de beleza realizado principalmente em clínicas estéticas. Esse procedimento também elimina aqueles pequenos cistos protuberantes, chamados milium, causados pelo excesso de pele e oleosidade.
Indicada, sobretudo, para a remoção de cravos abertos ou fechados, a limpeza também serve para eliminar as células mortas da pele e mantê-la macia e saudável. Sendo assim, este procedimento trata muito bem da pele. Uma limpeza bem feita contribui para balancear os variados tipos de pele, que são: seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível fazer o tratamento em todo corpo, tal como as costas e o pescoço.
Como é Realizada a Limpeza de Pele?
A grande maioria dos tratamentos faciais segue etapas bem definidas, desde lavar a pele até a aplicação de protetor solar. De um modo geral, o processo é realizado com a pessoa deitada sobre uma maca, para que o profissional consiga visualizar melhor todo o rosto. A sessão dura aproximadamente uma hora. As etapas do tratamento são chamadas de assepsia, esfoliação e extração.
1ª Etapa – Assepsia
Nesta primeira etapa, toda a pele é limpa com loções especificar para desengordurar, o que pode variar dependendo do tipo de pele. Neste momento, são removidos quaisquer resquícios de maquiagem ou outros produtos, além de impurezas e da oleosidade natural.
2ª Etapa – Esfoliação
Nesta segunda etapa, é feita a aplicação de produtos de efeito abrasivo para acontecer a diminuição da espessura da camada mais externa da pele. Assim, o processo de extração de cravos e acne é facilitado – a não ser que estejam inflamados.
3ª Etapa – Extração
O terceiro passo é o mais longo da limpeza da pele, e pode demorar cerca de 30 minutos ou mais, dependendo das condições da pele em questão. Após a esfoliação, a pele recebe um vapor com ozônio, que tem como função abrir os poros e dar maciez à pele, facilitando a retirada manual dos cravos, espinhas e miliuns.
O tempo de exposição ao vapor com ozônio é, geralmente, de cinco minutos, porque, apesar de ser um gás de excelente ação fungicida e bactericida, o seu excesso pode causar efeito tóxico se inalado durante um longo tempo, especialmente em mulheres grávidas. Após esse tempo, o rosto recebe vapor de água por cerca de 10 minutos enquanto está coberta por uma fina camada de algodão encharcado com um produto emoliente.
Retirada de Cravos e Miliuns: Para retirada dos cravos, o profissional usa os dedos para espremê-los, porém nunca apertando a pele diretamente. Eles sempre devem fazer uso de uma gaze médica para a extração. Assim, a pele não corre o risco de ser machucada, reduzindo também a dor. Já os miliuns são retirados com o auxílio de uma pequena agulha, uma vez que é preciso romper o cone que abrange tal cisto para expulsar a bola interna de sebo. Na limpeza da pele não se recomenda a retirada de espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de causar mais inflamações.
Um ponto importante a ser lembrado é que o procedimento de limpeza de pele não deve ser doloroso. A extração deve ser feita cuidadosa e lentamente para que o paciente se sinta confortável. Alguns profissionais fazem uso de anestésico tópico antes. Entretanto, na maioria dos casos isso não é necessário.
Cicatrização: Depois de extrair os cravos, usa-se um equipamento de alta frequência com ação cicatrizante e antiinflamatória nos locais da pele em que os cravos e miliuns foram retirados.
Massagem: Logo após, é feita uma massagem com movimentos suaves, que ajuda na melhor absorção do hidratante que é aplicado. Para reduzir a vermelhidão, geralmente depois da limpeza, são aplicadas loções relaxantes e águal termal.
Máscaras: Por último, é feito um tratamento com a aplicação de uma máscara, com duração entre 10 a 20 minutos. A escolha do produto depende do tipo de pele.
Finalização com Protetor Solar: A aplicação do protetor solar é o último passo da terceira fase da limpeza da pele. É utilizado um produto na forma de gel ou loção para não entupir os poros, sempre de fator igual ou mais que 30 para garantir que a pele esteja bem protegida.
Frequência da Limpeza de Pele
O intervalo entre cada sessão de limpeza varia de acordo com o tipo de pele. No caso das peles normais a secas, é indicada a limpeza a cada 2 meses. Diferente da pele mista e oleosa, cuja presença de cravos pede um maior cuidado, isto é, uma vez por mês, além dos cuidados diários necessários.
Indicações da Limpeza de Pele
Na limpeza de peles com acne, a técnica, o cuidado e a habilidade do esteticista devem ser redobrados e, de preferência, o tratamento deve ser indicado por um dermatologista. Para efetuar este procedimento, o médico necessitará saber a anatomia e fisiologia da pele, fazendo uma avaliação aprofundada para estabelecer o tipo de pele e os produtos cosméticos e ativos a serem utilizados.
Quanto ao esteticista, é de extrema importância que ele domine a técnica de extração e tudo o que envolve a limpeza de pele. Nestas condições, trabalha-se a pele do paciente com a necessária segurança, terminando o mito de que a limpeza estraga a pele e provoca cicatrizes.
Avisos Importantes
É importante ressaltar que todos os produtos usados em todos os passos da limpeza de pele precisam ser de boa procedência, além de estar dentro da data de validade, obviamente. Quando manipulados e à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais, os produtos só podem ser utilizados com a orientação e supervisão de um dermatologista.
Por todos esses motivos, é fundamental que você procure um centro estético de confiança e com profissionais preparados para realizar uma limpeza de pele segura e que atenda a todas as necessidades da sua pele.
Pesquise vários profissionais, busque referências e compare preços. Lembrando que nem sempre o mais caro é o melhor e o mais barato é pior. Pode haver exceções e apenas se informando muito bem é que você irá descobrir.