As celulites e as estrias são um fantasma que assombram os ideais de beleza das mulheres, que buscam os diversos recursos da medicina estética buscando suavizar sua aparência, uma vez que não existe cura para as estrias. Neste artigo vamos tratar especificamente das estrias, posteriormente iremos falar sobre as celulites.
O Que São e Como se Formam as Estrias
As estrias ao lado das celulites são duas das principais preocupações estéticas das mulheres, que vaidosas se preocupam não só com a flacidez facial, mas com o corpo também. As estrias acontecem tanto nos homens quanto nas mulheres e podem aparecer em qualquer idade, no entanto as mulheres por terem uma pele normalmente mais delicada tem uma tendência maior ao aparecimento das estrias, que se formam quando as fibras elásticas de uma determinada região da pele se rompem, e formam lesões locais que se assemelham a cortes. Com o passar do tempo as estrias formam uma espécie de cicatriz, e dependo do estilo de pele e do corpo ela pode assumir a coloração avermelhada ou branca. Nas mulheres a maior incidência de estrias acontece na região das nádegas, barriga, coxas, quadril, seios e nos braços, perto das axilas. Infelizmente nem mesmo com os avanços da medicina estética foi possível encontrar uma forma de eliminar as estrias, pois se tratam de uma lesão profunda e irreparável na pele. No entanto existem alguns tratamentos já disponíveis capazes de suavizar bastante essas linhas.
Prevenção das Estrias
Como as estrias não têm cura a prevenção é fundamental, pois mesmo em casos genéticos quando o risco de se desenvolver é muito grande seu surgimento pode ser retardado ou reduzido. As principais dicas para evitar as estrias são primeiramente manter o corpo permanentemente hidratado, ingerindo no mínimo 2 litros de água diariamente além de creme hidratante ricos em emoliente com elastina, lipossomas, colágeno, uréia, óleos vegetais e outras substancias próprias para dar maior resistência a pele e evitar as rupturas. Sutiãs apropriados para o seu tamanho, exercícios físicos regulares, uso do protetor solar também são essenciais, assim como manter um peso estável, evitando as dietas famosas e optando por uma dieta balanceada com base em uma reeducação alimentar.
Tratamentos
São várias técnicas desenvolvidas para o tratamento das estrias, mas os médicos geralmente recomendam a associação de duas ou mais técnicas, o que possibilita melhores resultados, exceto quando se tratam de estrias recentes, quando o tratamento deve ser mais simples. Os principais tratamentos reparadores das estrias são o peeling, a microdermatoabrasão, a intradermoterapia a micropunturação associada a aplicação de enzimas, a laserterapia vascula, o laser CoolTouch a subcisão e a hidroxiapatita com metilcelulos. Essas são as técnicas mais modernas existentes no mercado, mas sua indicação deve ser feita por um médico esteticista ou dermatologista, profissionais capacitados para avaliar a que melhor atende suas necessidades e a associação correta de técnicas, uma vez que algumas podem anular ou ter o mesmo efeito de outras, e também podem lhe informar com precisão os cuidados posteriores necessários para garantir o sucesso das aplicações e o realce na beleza da mulher.