Nada pior que acne. Ainda mais quando somos adolescentes. A acne é um problema que assola todos nós na juventude. São erupções na pele que aparecem devido ao entupimento dos poros. Nossa pele produz uma oleosidade e é normal, que ela aumente nos dias de calor, por exemplo.
Algumas pessoas tem excesso de óleo na pele e isso faz com que os poros fiquem obstruídos, dificultando a eliminação de toxinas. Assim as toxinas ficam nos poros e vão se agrupando com outras partículas que ficam soltas no ar, como pó e sujeira. E elas acabam infeccionando na pele.
Assim nasce uma espinha. Elas são dolorosas e em alguns casos são bem grandes. Algumas pessoas chegam a ter vários problemas e precisam até mesmo tomar remédios fortes para combater a acne. Se você tem esse problema a melhor coisa é procurar um dermatologistas. Essas dicas que aparecem na internet podem piorar a situação.
A acne é um problema que afeta principalmente os adolescentes do mundo inteiro, e custam além do problema estético, transtornos emocionais que muitas vezes podem levar o jovem ao isolamento ou até mesmo a um estado depressivo.
Mas como será que podemos tratar a acne? É o que analisaremos nesse artigo.
O Problema das Cicatrizes
Os especialistas na área de dermatologia e cosmiatria são unânimes em afirmar que prevenir a acne é muito mais fácil do que tratá-la. Porém, quando o problema já está instalado, não resta alternativa para as pessoas do que procurar o tratamento mais adequado, para conseguir resolver os transtornos e complicações que a acne provoca nos seres humanos. De acordo com dermatologistas, as acnes provocam quatro tipos de cicatrizes nos indivíduos: a normatrófica, a atrófica, a hipertrófica e o queloide. Veremos agora quais as principais características de cada uma e como fazer para evitá-las.
Cicatriz Normatrófica: esse tipo de cicatriz se caracteriza por ter a mesma textura de pele da pessoa, além de possuir também o mesmo tom. Esse tipo depende basicamente da constituição genética do indivíduo, e de como ele cuida de seu rosto.
Cicatriz Atópica: nesse caso a cicatriz formada é mais grave que a normatrófica, e se caracteriza por causar depressões na pele das pessoas. Geralmente não podem ser disfarçadas facilmente por maquiagem, chegando a incomodar muito as pessoas, e surgem devido ao processo de cicatrização que não ocorre de forma satisfatória.
Quando o indivíduo perceber que é portador de uma cicatriz atópica proveniente da acne, deve procurar imediatamente um médico especializado em dermatologia para tratar devidamente a acne. Um dos cuidados básicos nesse tipo de cicatriz é não passar a mão várias vezes no rosto para que não surja uma infecção.
Além disso, determinados produtos que sensibilizem muito a pele da pessoa devem ser evitados e o processo de esfoliar a pele com regularidade também deve ser evitado. Outro cuidado muito importante que os especialistas alertam é pelo fato do uso dos antibióticos que se forem receitados pelos médicos, os mesmos devem ser utilizados de acordo com a prescrição médica, para que a bactéria não crie resistência ao medicamento, dificultando o tratamento contra acne.
Cicatriz Hipertrófica: esse tipo de cicatriz se caracteriza principalmente pelo número de infecções graves que podem acometer as pessoas, apesar de não serem tão comuns quanto as cicatrizes atróficas. Para prevenir esse tipo de cicatriz é necessário seguir os mesmos cuidados das atróficas, como, por exemplo, evitar esfoliações ou substâncias que provoquem sensibilização no rosto.
Cicatriz Queloide: de todas as cicatrizes resultantes da acne, a queloide é a mais grave, pois se não tratada de forma adequada pode comprometer seriamente a estética do rosto da pessoa. Ela é resultante da produção de colágeno pelo corpo humano, por isso dá origem às temidas cicatrizes disformes e volumosas.
Segundo os especialistas na área de dermatologia, prevenir as cicatrizes queloide é tarefa muito difícil, pois segundo estudos científicos, ficou constatado que essa cicatriz está intimamente ligada à genética dos indivíduos. A orientação é procurar imediatamente um médico dermatologista ao primeiro sinal de formação de uma cicatriz queloide.
Principais Tratamentos Utilizados para a Acne
Existe uma grande quantidade de tratamento para acne, e a opção por um ou por outro vai depender da gravidade do problema. O especialista na área de dermatologia é o profissional indicado para escolher o tipo de técnica específica utilizada para cada caso. Vejamos, agora algumas delas:
– Preenchimento: técnica utilizada em casos mais simples de acne, que é feita injetando substâncias específicas no local, através de anestesia local para tratar somente pequenas regiões faciais.
-Subcisão: nesse tipo de técnica o especialista em dermatologia utiliza uma espécie de agulha para romper os septos fibrosos que formam as cicatrizes. São necessárias em média três semanas para que o hematoma formado possa desaparecer. Em algumas pessoas o procedimento deve ser repetido para que a técnica surta o efeito desejado.
-Peeling Químico: se a área que deve ser tratada for muito extensa, a técnica recomendada pelos especialistas é o peeling químico. A técnica destrói camadas celulares para que outras células renovadas surjam no lugar, melhorando a coloração das cicatrizes atróficas. Esse procedimento é realizado com anestesia local, e a pessoa que a ele é submetida deve ficar alguns dias de repouso, para poder se recuperar totalmente.
-Dermabrasão: é um procedimento realizado com uma espécie de lixas em alta rotação, com a finalidade de fazer a técnica do peeling mais aprofundada, e com isso conseguir melhores resultados para as pessoas.
-Laser Tradicional: técnica utilizada com a intensidade do laser controlado eletronicamente pelo médico. Também é necessário que a pessoa se afaste de suas atividades diárias por certo período. Atualmente existem vários tipos de laser, como por exemplo, quantum, rubi, Co2. Cabe ao médico escolher qual o que melhor atende às necessidades dos pacientes.
-Laser Fracionado: técnica utilizada, na qual pequenos pontos do rosto do paciente são queimados, para que a produção de colágeno seja estimulada de forma mais suave que no processo do laser tradicional, sendo por isso mesmo, necessário maior número de aplicações para que surta o efeito desejado. Os mais comuns utilizados nos pacientes são o pixel e o fraxel.
– Exérese e Sutura: técnica usada pelos especialistas, para retirada da cicatriz com um aparelho específico para esse procedimento. A pele do paciente é unida, ou seja, suturada com o auxílio de uma espécie de adesivo apropriado para tal finalidade. O efeito é muito bom com uma cicatriz mais suave e que pode ser extraída do rosto da pessoa, com o laser.
Tratamento de Acne Para Adultos
http://www.youtube.com/watch?v=4d2cc0OMCcsConsiderações Finais
Apesar das várias maneiras que existem atualmente para tratar a acne, a melhor para tratar o problema ainda é a prevenção. Quando a acne já está instalada, a pessoa deve consultar imediatamente um profissional especializado na área de dermatologia, para que ele possa fazer uma avaliação criteriosa sobre o tipo de cicatriz que resultou da acne e assim, optar pelo melhor tratamento de acordo com as necessidades de seu paciente.
Em algumas pessoas, principalmente em jovens, é necessário além do tratamento estético, que seja feito um acompanhamento psicológico, pois muitos ficam em estados depressivos por causa da acne.
Previna a Acne
Salete Dias