Como Cuidar da Pele Oleosa

Os cuidados com a pele são bastante diversos quando o assunto é eliminar de uma vez por todas os problemas que assolam rosto, pernas, braço, mãos e pés: Não importa onde a pele está sendo danificada. Porém, o que mais incomoda mesmo, homens e mulheres, é a oleosidade causada por diversos fatores e os tratamentos podem ser bastante diferentes entre si. As opções são muitas e para tratar este problema que atinge uma grande parte da população, nada melhor do que conhecer tudo isso bem de perto. Veja neste artigo como que você poderá cuidar da pele oleosa!

As Características de Uma Pele Oleosa

Quer saber se a sua pele está realmente oleosa ? Para isso, você precisa prestar atenção nestas características.

Primeiro, a pele fica com os poros bastante dilatados, para não dizer apertos, por toda a sua extensão, especialmente na área das bochechas e nariz. Além disso, o rosto fica bastante brilhante, como se estivesse com óleo em toda a sua superfície. A oleosidade, além de tudo, pode acabar causando cravos e espinhas que aparecem por toda a pele. Por isso, se você possuir tudo isso e mais um pouco, pode contar que a sua pele precisará ser tratada com produtos específicos para a oleosidade.

Porque A Pele Fica Oleosa?

Segundo alguns especialistas, a oleosidade começa a afetar a pele por causa de uma produção excessiva de uma substância chamada sebo, produzida pelas pelas glândulas sebáceas e pode atingir uma grande parte da população. Para ser mais preciso, pesquisas já indicaram que mais de 80% de homens e mulheres possuem a pele com uma alta produção de sebo, ou seja, bastante oleosa. As mulheres e os homens jovens são os que mais são atingidos por este problema e é por isso que muitos adolescentes não conseguem se livrar das temidas espinhas por várias partes do corpo.

O Que Pode Causar Tamanha Oleosidade Na Pele ?

A oleosidade pode ser explicada muitas vezes por fatores genéticos, que , na verdade, são os principais causadores de tantos problemas de produção excessiva de sebo na pele. Os outros fatores que podem contribuir para este problema estão listados logo abaixo:

  • alterações hormonais
  • excesso de sol sob a pele
  • variações climáticas bastante bruscas
  • O estresse
  • alimentação não adequada

Tudo isso pode alterar bastante e influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas, produzindo uma grande quantidade de sebo sob a pele.

Para evitar que a sua pele fique oleosa e possa ser tratada de forma adequada, confira as informações, dicas ou outrs conselhos logo abaixo!

Tratamentos Para A Oleosidade da Pele

Existem diversas maneiras eficazes de eliminar a oleosidade da pele de uma vez por todas. Veja e confira algumas delas logo abaixo e não deixe de praticar a maioria delas quase todos os dias.

1. Limpeza de Pele

A limpeza da pele é uma das maneiras mais eficazes de deixar a pele livre de sebo. Evite lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia, mas limpe a pele pelo menos uma vez, usando água fria. A água quente pode ajudar bastante a aumentar a produção de sebo na pele e por isso não é recomendada por nenhum dermatologista especialistas.

Um modo mais eficaz de limpar a pele é usar sempre um sabonete neutro, já que são mais garantidos para a não estimulação de sebo. Produtos bem formulados para o seu tipo de pele pode ser uma ótima opção, especialmente aqueles que possuem com bactericidas e anti-sépticos para evitar o aparecimento de cravos e, posteriormente, de espinhas.

De noite, é bastante recomendado que se retire maquiagem e outros produtos colocados sob a pele, já que pode prejudicar e aumentar ainda mais a oleosidade da pele. Para isto, é aconselhável usar um demaquilante de alta qualidade, mas que não possua álcool. Sendo assim, toda a noite, evite dormir com maquiagem. Além disso, é muito bom sempre esfoliar a pele suavemente uma vez em cada semana.

2. Uma Tonificação Sempre Faz Bem

Tonificar a pele a cada dia pode ser uma boa opção para eliminar de vez a oleosidade da mesma. Segundo especialistas, é possível tonificar a pele sempre com produtos de boa qualidade, adstringentes e que não possuam álcool em sua composição. Assim, a sua pele fica mais refrescante, livre de oleosidade. Tais produtos para a tonificação ajudam bastante a fechar os poros abertos sob a pele e equilibrar o pH da mesma, acalmando bem o local.

3. Um Pouco de Hidratação

Não há dúvida que hidratar a pele é muito importante para evitar ao máximo a oleosidade da mesma. Para hidratar a pele, o ideal é usar produtor do tipo gel, fluidos em geral, loção ou sérum, desde que nenhum deles possua óleo em sua formulação. Para controlar a oleosidade e também fazer uma hidratação, produtos com ácido podem ser recomendados por alguns dermatologistas, já que eles ajudam a controlar a produção de sebo.

4. Proteção Contra O Sol e Efeitos do Dia a Dia

Os efeitos do dia a dia e especialmente o sol podem ajudar a deixar a sua pele muito mais oleosa. Dessa forma, é preciso apostar nos produtos como filtro solar. Alguns cosméticos específicos para a oleosidade já possuem proteção contra o sol, o que acaba sendo uma grande vantagem para quem tem este tipo de problema. A utilização de filtro também ajuda a retardar o envelhecimento da pele, também causado pelos raios ultra violeta provenientes do sol. Protetores em forma de gel e hidratantes que possuam filtro solar são os produtos mais indicados pelos dermatologistas especialistas.

5. A Maquiagem

A maquiagem pode prejudicar bastante a pele por causa de alguns componentes. O ideal é sempre optar por produtos que não possuam tanto óleo em sua composição. Alguns pós-faciais e compactos acabam por ressecar a pele e obstruir os poros, o que pode ser muito prejudicial. Escolha aqueles que não tenham esta ação: evite bases que sejam densas demais, podendo obstruir os poros e acentuar a oleosidade, aumentando até mesmo a incidência de acne.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.