Bronzeamento Artificial

Bronzeamento está ligado ao sol forte, calor e melhor ainda se for no verão, época em que se encontra tudo perfeito para quem está em busca de uma cor especial. Porém, ir à praia ou frequentar uma piscina não é um privilégio que todos podem desfrutar, menos ainda, ir à praia. Tem também aquele grupo de pessoas que gosta de ter um bronzeado bacana, mas não está nem um pouco interessado em se expor ao sol. E neste ponto que entra o bronzeamento artificial. Dá para ficar com cor de praia sem ter ido à praia.

O bronzeamento artificial nada mais é do que conquistar um bronzeado através de técnicas que fazem o “papel” do sol. Porém, resta sempre a dúvida de até quanto é seguro usar esse tipo de método.

A câmara bronzeadora não é aconselhada e os demais métodos não representam nenhum risco para quem faz. Exemplos de bronzeamento artificial são as pílulas de bronzeamento e os autobronzeadores.

Cuidados Com a Pele

Vale ressaltar que a pele também é sensível ao sol em excesso. Ficar muito tempo exposto aos raios solares, sem proteção e em horários inadequados ainda significa provocar o envelhecimento precoce da pele. Sem falar que se coloca em risco de adquirir um câncer de pele. Aliás, no Brasil, esse tipo de câncer é o mias comum, cerca de 25% dos diagnósticos. É o tumor chamado de carcinoma basocelular, que representa 75% dos casos de câncer e o que mais provoca esse tipo de doença é a radiação UVB. Lembrando que no verão esses raios são mais fortes e mais nocivos ainda. São ele que provocam a aparência vermelha, o que é bem diferente de bronzeamento.

Enquanto a radiação UVA pode “atacar” a pele da mesma forma praticamente o ano inteiro, seja no verão ou no inverno. Esses raios são os que provocam o melanoma e esse é um tumor muito poderoso que ataca a pele de forma intensa. Esse tipo de problema é registrado em 5% dos casos de cânceer de pele.

Tipos de Bronzeamento Articial

Vejamos a seguir alguns métodos de bronzeamento artificial.

1- Câmeras de bronzeamento

Esse tipo de técnica, que de fato consiste em ficar dentro de uma espécie de câmera para ficar com a pele mais morena e isso em poucas horas é feito com luz solar, obviamente, artificial. Quem se submente a câmera de bronzeamento fica exposto a um nível baixo de radiação UVB e raios UVA.

Quando surgiram eram consideradas uma ótima alternativa de bronzeamento, segura, porém, depois de pesquisa chegour-se a conclusão que esse tipo de técnica aumenta em 50% o risco da pessoa desenvolver melanoma.

Devido a várias pesquisas, a Agência Internacional de Pesquisa Sobre Câncer, associada a OMS, Organização Mundial de Saúde, proibiu o uso desse tipo de técnica de bronzeamento artificial, pois poderia provocar câncer de pele. Sendo assim, no Brasil, onde você encontrá-la é porque o centro estético está agindo fora da lei vigente.

2- Autobronzeadores

São produtos que foram desenvolvidos para bronzear. Uma espécie de creme que atinge a camada epitelial mais superficial e o melhor, não prejudica a saúde. O escurecimento da pele acontece por meio da queratina que provoca a pimentação na parte mais externa da pele. Normalmente, depois de 5 horas que o autobronzeador em forma de pele é aplicado, podemos ver o resultado.

Apesar de se tratar de um produto em regra com as leis sanitárias, para alguns dermatologistas, não é aconselhável usá-lo se depois a pessoa pretende tomar sol. Também não é indicada para pessoas alérgicas.

3- Bronzeamento a jato

Outra forma de ficar com a pele morena é usando esse produto que também tem um resultado rápido. Ele é feito usando dihidroxiacetona que vem aplicado na pele com a ajuda de um compressor. Se trata de uma espécie de açúcar sem cor nenhuma que se “mistura” com as células mortas na parte superficial da pele fazendo com que a melanina reaja e isse estimula a epiderme para fixar a tonalidade mais escura.

Esse tipo de bronzeamento não dura mais do que uma semana e não deve ser utilizado por mulheres grávidas e pessoas que sofrem de alergia com o DHA. Também não é recomendado caso a pessoa tenha algum ferimento na pele. Porém, fora essas observações, se trata de um procedimento que é aprovado pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Pílulas de Bronzeamento

Esse tipo de “medicamento” para bronzear é compostos de vitamina E, vitamina C, licopeno, urucum e extrato de cacau. São componentes que na quantidade certa estimulam a produção de melanina e deixam a pele mais “sensível” para se bronzear.

As pílulas são consideradas seguras e não provocam nenhum tipo de efeito colateral, porém, sem exposição ao sol não é possível verificar o resultado.

Segundo os médicos, não existe nenhum tipo de estudo que indique que esse tipo de bronzeamento provoque mais casos de câncer de pele. Eles ressaltam ainda que mesmo diante do uso de um método artificial de bronzeamento, as pessoas devem continuar usando o protetor solar, pois é necessário proteger-se dos raios solares nocivos sempre, mesmo nos dias de frio e nuvens.

Alertas Sobre Bronzeamento Artificial

Para que o bronzeamento artificial não se torne um grande problema para a pele, mesmo quando é feito da forma correta, a tonalidade natural deve ser considerada. É só lembrar que algumas pessoas possuem a tendência de ficar com a pele mais escura mais rápidos, enquanto outras, custam a “pegar” cor e ficam mais vermelhas do que outra coisa. Esse segundo grupo precisa ter mais atenção na hora de qualquer escolha para ficar bronzeado.

Outras dicas importantes:

  • Com ou sem bronzeamento artificial, o sol deve ser evitado entre os horários de 10:00 e 15:00 horas, o horário deve ser estendido no verão para 16:00.
  • Faça chuva ou sol use o filtro solar com fator de proteção 30 e nos dias de calor reaplique a cada três horas, o mesmo serve para quando você está na praia ou piscina e entra na água. Ele precisa ter proteção contra as radiações UVB e UVA.
  • A maquiagem com proteção solar não é suficiente para proteger a sua pele.
  • Além do protetor é necessário usar outras proteções: chapéu ou boné e óculos de sol. Sempre que tiver uma sombra sob a árvore, aproveite ou use um guarda-sol.
  • Quando estiver exposto ao sol, beba bastante líquido para hidratar.

Muitas mulheres preocupadas em estarem com a cor do verão, estão utilizando de meios que prejudicam sua saúde para se bronzear, como exposição ao sol em horários inadequados ou realizando o bronzeamento artificial.

Foi notado a ligação direta de bronzeamento artificial com o aumento de casos de câncer de pele e desde o ano passado o bronzeamento artificial esta proibido no Brasil.

Com a chegada do verão, as férias, e a busca interminante para passar o réveillon em uma bela praia, diversas mulheres brasileiras buscam pelo corpo perfeito, através de dietas, chás emagrecedores, tratamento contra celulite e até mesmo o famoso bronzeamento artificial, que promete deixar qualquer pele com um bronzeado lindo de aparência natural, que possa dar inveja em qualquer pessoa, ou seja, quem não quer chegar na praia abafando com um lindo bronzeado?

Mas para se expor à um processo mecânico é necessário saber um pouco mais.

O Risco

Querer o corpo ideal é também correr alguns riscos. E para manter um lindo bronzeado em sua pele através do bronzeamento artificial, você deve saber primeiramente que ele também pode trazer alguns males à sua saúde como catarata (pela exposição da luz), e até mesmo câncer de pele.

As cabines de bronzeamento artificial emitem com grande intencsidade raios UVA que forçam a produção rápida de melanina, essa radiação causa envelhecimento precoce, câncer de pele, e pode causar até mesmo a catarata.

Como é realizado

O bronzeamento da pele surge em resposta aos raios ultravioletas emitidos por uma câmara de bronzeamento artificial. Os raios ultravioletas estimulam a pigmentação da pele conhecida como melanina, o problema é que a exposição exagerada pode causar sérios danos à sua saúde.

O bronzeamento é realizado pela radiação UVA, que também envelhece precocemente nossa pele. Nas cabines de bronzeamento não são emitidos UVB que é a radiação que queima a pele causando ardências na pele, dessa maneira as pessoas acham que não é prejudicial, mas aí que se enganam.

Bronzeamento Artificial

Bronzeamento Artificial

Os Cuidados

Ao decidir fazer um bronzeamento artificial, procure uma clínica estética competente, que tenha bons resultados com outros clientes, esqueça-se de procurar as mais em conta, pois essas podem ser mais prejudiciais à sua saúde.

Saiba que antes você deve fazer uma avaliação médica e passar por diversas etapas para saber se seu corpo pode ou não passar pelo processo de bronzeamento artificial.

O certo é indagar se as clinicas seguem as regras estipuladas pela Vigilância Sanitária, assim como as regras da ANVISA. Procure as clinicas que possuam registros e cadastro correto de clientes, aquelas meia boca podem lhe causar sérios problemas.

Saiba que toda clínica deve obrigatoriamente expor os riscos que as luzes do bronzeamento artificial podem causar no ser humano como envelhecimento precoce, catara e até mesmo o câncer de pele.

Cremes Bronzeadores

No mercado há diversas marcas como Nívea e Sundown que disponibiliza para o cliente, cremes bronzeadores, que também são bronzeadores que não precisam de exposição solar e não prejudicam a pele. O único problema é que, se não souber aplicá-los corretamente, ao invés de um lindo bronzeado, você só conseguirá almas manchas alaranjadas pelo corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.