Ácidos Para a Pele: Beleza com Bons Produtos

Os ácidos para a pele são produtos que podem ajudar bastante na beleza. Recomendados por dermatologistas, podem fazer verdadeiros milagres no seu corpo sem gastar muito. São usados desde os anos 90 para tratamento de espinhas e agora ganharam novos usos, podem fazendo proporcionar verdadeiros milagres à beleza e com um investimento mediano e com facilidade de aplicação.

Mesmo sendo o de espinhas o mais conhecido, existem mais de vinte tipos de ácido com finalidade estética. A hidroquinona é um dos mais conhecidos, mas apenas um deles. Existem ácidos para eliminar rugas, manchas, para limpeza de pele, ajudar na renovação apenas, ajudar com cicatrizes, dentre outros. Cada caso envolve um tipo de ácido e por isso é preciso consultar um médico antes de fazer o uso. Aceitar recomendação de amigos com tais produtos farmacêuticos pode ser um grande erro.

Função do ácido no tratamento da pele

A função principal de um ácido é descamar a pele, como se tivesse fazendo uma pequena queimadura. Ao descamar o ácido elimina as células mortas e permite que o corpo produza mais, por isso é eficiente em diversos tratamentos estéticos. Ele age como se fosse uma troca de pele, incentivando a pele a se renovar já que está colocando para fora as células mortas e o poder de regeneração do organismo diz que novas células devem surgir no lugar para ocupar o espaço em aberto. É um processo simples mas que pode durar bastante tempo.

Como funciona o uso do ácido para a beleza?

Para a maior parte dos ácidos não é preciso ir até o consultório para aplicar. O tratamento pode ser feito em casa apenas com o acompanhamento mensal de um dermatologista para avaliar os resultados, informar se a dosagem indicada está funcionando ou se é preciso fazer alguma mudança.

A posologia indicada para a maior parte das pessoas é uma aplicação noturna. Isso porque aplicando de dia podem surgir manchas em contato com o sol. Aplicando a noite o paciente poderá fazer uso do produto e garantir que não vai ter contato com o sol usando o item no outro dia, diminuindo os riscos de insucesso ao fazer o tratamento.

Tratamento com ácidos para a beleza da pele

O tratamento com ácidos deve ser acompanhado com um dermatologista e exige muitos cuidados. Um deles é quanto ao uso do produto e qual usar. Pede-se uma receita médica para a venda de tais itens porque os riscos são altos de deixar de ajudar e começar a atrapalhar a beleza. Caso sejam mal ministrados podem causar manchas.

Muitas pessoas reclamam de usar o produto porque o tratamento é demorado e requer muitos pequenos cuidados. Um deles é o que já falamos antes: o contato com o sol. Quem está sendo tratado com ácidos deve evitar 100% do sol e mesmo que vá a praia, deve estar com protetor solar e na sombra. Se tal medida não for respeitada todo o tratamento pode ir abaixo.

O tratamento pode durar de três meses a um ano. Depende do motivo, o grau de manchas e o tipo de pele. Em peles muito brancas o desaparecimento de manchas tende a demorar mais porque é mais delicado, já que as manchas na pele branca são bem mais aparentes. O cuidado tanto com o sol como na regularidade de aplicar o produto é importante, pois assim a eficiência do produto será fortemente afetada.

O ácido também é incompatível com outras químicas. Quem usa este medicamento não pode usar mais outros produtos que costuma usar e retirar toda a maquiagem completamente do rosto antes de aplicar a loção ácida. Se não for respeitada esta medida podem surgir manchas escuras na pele e de difícil remoção.

Tipos de ácido para a pele

Os ácidos mais conhecidos para a pele são:

Ácido Azeláico: usado e recomendado na eliminação de manchas e clarear zonas escuras do rosto e axilas. Pode ser usado por pessoas de todas as idades.

Ácido Fítico: este é um ótimo ácido para limpar a pele e clarear. Ele minimiza muito bem as manchas de sol, da idade e é bem poderoso contra manchas de espinhas antigas e novas.

Ácido Fenol: este ácido é usado bastante no Brasil como agente nas sessões de peeling profundo. Serve para diminuir a tonalidade de cicatrizes e combate muito bem o envelhecimento da pele em pessoas com mais de 30 anos.

Ácido Glicólico: este ácido é interessante porque é retirado de uma fonte natural, da cana-de-açúcar. Ele promove a esfoliação da pele e acelera a renovação celular em níveis considerados. É recomendado para ser usado por pessoas com mais de trinta anos.

Ácido Hialurônico: comumente recomendado por profissionais do Brasil, este tipo de ácido age no preenchimento cutâneo de regiões com manchas e lesões antiga. Ele é muito bacana como um veículo para hidratante.

Ácido Kójico: este ácido também tem uma fonte natural: a biofermentação do arroz. É amplamente usado para clarear manchas e a pele em geral e como é menos agressivo pode ser usado por homens e mulheres mais jovens.

Ácido Málico: vindo da maçã, ele é bem eficiente no clareamento de manchas da pele, atenuando rugas e possui uma importante ação regenerativa da pele.

Ácido Mandélico: este é usado não para remover manchas, mas é ótimo para amenizar os poros abertos, tanto em homens como em mulheres.

Ácido Resorcina: muito indicado para o tratamento de espinhas em todas as idades. Também é importante para quem possui excesso de oleosidade na pele, sendo ótimo como medida preventiva para o surgimento de espinhas.

Ácido Retinóico: é um dos ácidos mais populares no tratamento estético. No Brasil é usado em peelings na fórmula de cremes noturnos. Também é um importante agente na renovação celular, pois faz um um estímulo na produção de colágeno.

Ácido Salicílico: também age no tratamento de manchas de espinhas e para ajudar no não surgimento delas. Ajuda na esfoliação da pele e é ótimo para retardar o envelhecimento, pois potencializa o surgimento de novas células na pele de qualquer região do corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.