Vogue

As pessoas antenadas na moda quando param para pensar onde “buscar” dicas atuais, uma das primeiras palavras que surgem na cabeça é “Vogue”. Sim, sem medo de errar, pois pesquisas endossam, é a revista de moda feminina mais importante e não estamos falando de Brasil, mas do mundo.

A revista Vogue é publicada em várias línguas, em vários países, com a mesma qualidade. A primeira delas, uma relíquia, foi publicada há muito tempo atrás, em 1892. A revista é uma publicação da Condé Nast Publications, que hoje se encontra em exatos 21 países.

A revista Vogue não é considerada a melhor por um mero acaso, mas pelo conteúdo, que tem um pouco do que estão fazendo os estilistas, designers, fotógrafos e até escritores, beleza e moda sofisticada do mundo todo.

Como Nasceu A Vogue

A revista Vogue foi pensada pela dupla Harry McVickar e Arthur Baldwin, em 1892, na cidade de New York. A princípio possuía somente 30 páginas e era tratada como um folhetim e suas leitoras eram as mulheres que pertenciam a alta sociedade daquela cidade.

Quando foi lançada como um folhetim para um público tão restrito, não se imaginava o sucesso que a revista Vogue faria no futuro. Muito menos, considerando, na época, o conteúdo. Porém, a Vogue popularizou a moda, quando levou para o folhetim personalidades usando suas próprias roupas.

O primeiro editor-chefe da Vogue ocupou o cargo por um longo período, até o ano de 1901, era Josephine Redding. No ano seguinte da sua saída, a revista que tinha um conteúdo bem maior do que quando começou, passou a ser publicada a cada 15 dias.

Vogue Passa A Pertencer Ao Grupo Condé Nast Publications

A revista Vogue já tinha a sua importância, mas as grandes mudanças aconteceram quando ela foi adquirida pelo grupo Condé Nast Publications, em 1909. Foi a partir dessa revista de moda que a editora expandiu negócios pelo mundo inteiro. Eles conseguiram enxergar o potencial da revista neste sentido.

A Vogue sob a direção da Condé Nast Publications foi publicada pela primeira vez no dia 24 de junho de 1909. Nas suas páginas, que falavam de moda, luxo, elegância, também tinham os vestidos que as mulheres ricas americanas estavam usando naquela época.

A revista passou a ser publicada não mais a cada 15 dias, mas mensalmente, e todo o conteúdo foi reformulado. A moda nas páginas da Vogue agora era um “objeto de desejo”, um “sonho de consumo” para o público feminino.

Em pouco tempo, a Vogue passou a ser uma das revistas de moda mais importantes do século XX. A primeira edição fora dos Estados Unidos foi lançada no Reino Unido, no dia 15 de setembro de 1916. No dia 15 de junho de 1920, nasceu a versão da Vogue francesa.

Vogue: A Bíblia Da Moda

Não demorou muito e Vogue virou sinônimo de “Bíblia da Moda”, isso aconteceu quando a editor-chefe da revista passou a ser Diana Vreeland. A revista ganhou com a nova “chefe” um ar mais jovial, falava-se da revolução sexual daquela época, abordava a moda mais contemporânea, ainda tinha editoriais cujo o tema era sexualidade.

Foi justamente a editora-chefe Diana Vreeland que conseguiu fazer com que a Vogue se tornasse mais importante que a sua então, principal concorrente, Harper’s Bazaar. Até então, era considerada a principal revista de moda do planeta.

A versão italiana da revista Vogue chegou às bancas somente no ano de 1964. Dois anos depois, em março de 1966, a Vogue estampava na sua capa a primeira modelo negra da sua história, Donyale Luna. A modelo foi escolhida para estampar a capa da versão inglesa da Vogue.

Novo Comando Para A Revista Vogue

Em 1971, Grace Mirabella assumia o cargo de editora-chefe da revista Vogue. Sob novo comando, ela ganhou editoriais maiores e mais elaborados, se tornando bem diferente do que vinha sendo até então, segundo Grace, para acompanhar as mudanças da sociedade.

Foi então que a Vogue finalmente chegou no Brasil, no ano de 1975.

A Poderosa Anna Wintour

Quem ama moda sabe quem é Anna Wintour. A poderosa mulher que está por trás da Vogue desde 1988. A editora-chefe da versão americana da revista de moda mais importante do mundo, quando assumiu a publicação, a transformou completamente.

Anna Wintour conseguiu praticamente do dia para noite transformar ilustres desconhecidos estilistas em celebridades, o mesmo aconteceu com as modelos novatas escolhidas por ela.

Sob o comando de Anna Wintour a Vogue também ganhou os produtos segmentados. A primeira versão online da revista foi ao ar no ano de 1996. Outra inovação proposta pela nova editora-chefe foi a criação da Teen Vogue. A revista voltada para o público jovem, falava de celebridades e moda e assuntos que fazem parte desse universo. A publicação foi lançada em 2003.

O novo comando da revista Vogue também apostou em outras “versões”, a Men’s Vogue, revista para os homens, a Vogue Living, para decoração e design e ainda foram criados diversos suplementos especiais: Vogue Joias, Vogue Noiva e Vogue Passarelas. Porém, os três suplementos não fizeram sucesso suficiente para compensar os altos custos da produção e foram retirados de circulação.

Vogue Pelo Mundo

Atualmente, o sucesso da Vogue pode ser lido em várias línguas. A revista é considerada a mais importante do mundo e edita 21 edições pelo mundo. Cada uma delas voltada para o público de determinado país. Veja onde encontrar a Vogue fora do Brasil: Austrália, Alemanha, Espanha, China, França, Rússia, Itália, Coreia do Sul, Japão, México, Grécia, Taiwan, Reino Unido, Turquia, Portugal, Estados Unidos, Tailândia, Índia, Ucrânia e Holanda.

A venda da Vogue acontece, além dos lugares que possui edição própria, em mais 90 outros países.

Calcula-se, somando as vendas das 21 edições pelo mundo, que por mês, a revista Vogue venda mais de 2 milhões de exemplares. Sem falar nas versões digitais e no site da Vogue, com um conteúdo diferenciado daquele que podemos ver na revista.

Existe no mercado fashion uma enorme quantidade de revistas destinadas ao mundo da moda, as quais trazem matérias sobre moda, beleza e as notícias mais quentes do mundo das passarelas. A Vogue é uma dessas revistas conhecida mundialmente e famosa por trazer entrevistas, além das capas serem feitas com as top models mais badaladas do momento e prestigiadas internacionalmente.

A Revista Vogue tem várias versões, ou seja, é publicada em vários países. Traz tudo que toda mulher ligada na moda precisa saber e traz as informações mais quentes do momento, no que se diz respeito à moda. Várias modelos famosas já estrelaram a capa da Revista Vogue, dentre elas a top model brasileira que faz o maior sucesso no exterior, Gisele Bundchen, mostrando a influência e prestígio que a Revista Vogue representa nos patamares de moda do mundo inteiro. Definitivamente, é uma das melhores ou senão a melhor revista de moda do mundo, aliando conceito e originalidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.