Vida Mais Feliz aos Cinqüenta Anos

Objetivo do Estudo

Em alguns países, as pessoas mais maduras são tratadas com respeito, pois se entende que elas estão no auge da maturidade, e podem contribuir muito para o desenvolvimento do país, além de terem direito ao lazer e à uma vida dinâmica. Talvez pensando assim, foi feito uma pesquisa por psicólogos norte-americanos, em Nova York, cujo objetivo era demonstrar que a vida ficava bem melhor quando a pessoa atingia a idade de cinqüenta anos.

Segundo suas hipóteses,tal fato ocorreria pela diminuição da ansiedade e preocupação que indivíduos nessa faixa etária conseguem atingir. Eles descobriram que dos vinte aos cinqüenta anos a sensação de bem-estar diminui, para depois aumentar de forma constante, com sentimentos de alegria e prazer. Os sentimentos negativos de perda e insatisfação, stress, preocupação excessiva com problemas, também tendem a declinar com o avanço da idade.

Métodos da Pesquisa

Os pesquisadores ouviram cerca de 350 mil pessoas, desde o ano de 2008, entre homens e mulheres, que apresentaram basicamente os mesmos padrões de respostas, no entanto as pessoas do sexo feminino, segundo o estudo, apresentavam mais stress, sentimentos de tristeza e preocupação em todas as faixas etárias, apesar de relatarem o contrário, que se sentiam bem na maioria das idades. De um modo geral, os psicólogos chegaram á conclusão de que pessoas mais idosas, controlam suas emoções com maior facilidade.

Com o envelhecimento, os indivíduos ficam mais conscientes da rápida passagem do tempo, começando a selecionarem melhor as escolhas para suas vidas. O estudo foi feita pelo telefone, antes porém, um questionário foi elaborado para avaliar as emoções específicas que as pessoas sentiram um dia antes de responderem a pesquisa telefônica.

Na segunda etapa, os pessoas foram entrevistadas com questões bem especificas, como exemplo, quem seria na opinião delas uma referência de sucesso, sendo-lhes dadas três opções de escolha, e perguntas mais diretas sobre qual o nível de satisfação pessoal e familiar que elas possuíam. O mais importante é que os indivíduos tinham a possibilidade de participarem depois de fazerem o primeiro questionário, relatando, através de mensagens enviadas, sobre suas reflexões e sentimentos sobre o procedimento metodológico.

Avaliação

Segundo uma psicóloga norte-americana, esse método utilizado para pesquisar as emoções das pessoas, foi respaldado pela literatura sobre os diversos sentimentos nas várias idades do indivíduo. Toda pesquisa é válida, quando obtêm o reconhecimento da comunidade cientifica, como no caso dessa apresentada. No entanto, vale ressaltar, que a pesquisa apesar de internacional, ouviu 350 mil pessoas que moravam e agiam em determina classe ou segmento social.

Indivíduos que sofreram perdas emocionais e materiais bastante significativas, talvez mesmo após os cinqüenta anos, com toda a maturidade emocional que se espera dessa faixa etária, talvez possam apresentar ainda sensações negativas e stress que perdurem por um período de tempo bem mais longo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.