Unha Encravada: Como Evitar e Cuidados

Precisamos tomar alguns cuidados com a nossa pele e o nosso corpo, para que ele seja sempre saudável. Isso inclui cuidados com o que comemos, com o que bebemos, com o que passamos na pele e que tipo de tratamento fazemos para melhorar a aparência. Aliás, realizar sessões de algum tratamento de beleza tem se tornado bem mais eficiente e comum nos dias de hoje onde mulheres e homens buscam esse recurso para cuidar de sua aparência. Mas nem tudo são flores e existem muitos casos onde a busca por uma aparência melhor, ocasiona alguns problemas. O cuidado com as unhas por exemplo. As mulheres possuem o hábito de visitar uma manicure para tratar das unhas de seus pés e suas mãos pelo menos uma vez a cada semana. Homens, apesar de realizarem visitas mais escassas, também têm esse habitual, que é bem comum inclusive.

Unha Encravada: Como Evitar e Cuidados

Unha Encravada: Como Evitar e Cuidados

Ao cuidar da beleza das nossas mãos e nossos pés, alguns infortúnios podem acontecer e se não tomarmos cuidado, tornar-se-ão problemas por um longo tempo. As unhas encravadas é um belo exemplo do que estamos falando. Elas podem aparecer ou por crescimento incorreto da unha ou por corte mal feito da sua pedicure. Isso é bem comum de acontecer e se for tratado logo, não incomoda muito, porém existem aquelas pessoas que não cuidam e as unhas encravadas se tornam um incomodo por algumas semanas, meses e até anos, em casos mais graves. Então, você já teve unha encravada? Sabe como cuidar e evitar que elas incomodem você? Vamos aqui, ensinar como cuidar, como evitar e quais os principais cuidados que você deve ter para que a sua unha encravada não se torne um problema muito maior.

Porque as Unhas Encravam?

Você sabe por que as unha encravam? Elas podem acontecer por três formas: sua unha foi cortada de forma errada naquela sessão de pedicure, a unha naturalmente cresce de forma inadequada e por último, a pele em torno das suas unhas cresce mais rápido que o normal e acabam por envolver demais a unha. Em cada um desses casos, devemos sempre atentar qualquer tipo de incomodo que apareça pouco tempo depois que “fazemos as unhas”. Quem tem o hábito de realizar a higiene constante dos pés e das mãos, sabe muito bem que após esse tipo de sessão a área tratada fica sempre um pouco mais delicada e devido a isso, deixamos passar alguns indícios de unha encravada ali. Então se atente sempre para os principais sintomas e trate com emergência.

Principais Sintomas

Existem alguns pequenos sintomas que podem atestar que alguma coisa está errada com a sua unha. Percebendo isso logo no começo, você evitará maiores dores no futuro. Os principais sintomas de unha encravada são:

  • – Dor constante nos cantos do dedo, sem a necessidade de haver sofrido algum tipo de pancada que ocasionasse essa sensação.
  • – Pele avermelhada ao redor da unha
  • – Pequena inflamação no local. Geralmente quando percebemos a inflamação, achamos que é apenas um pedaço de unha que não foi retirado no corte e por conta própria tentamos mexer no local. Como fazemos isso muito frequentemente com aparelhos não limpos e esterilizados, a inflamação pode aumentar.
  • – Aparecimento de pus na região dolorida.
  • – Carne fica com aparência esponjosa.

Esses são apenas alguns poucos sintomas que aparecem logo quando a unha encrava e vão tornando-se mais visíveis a medida que a inflamação aumenta. É só ficar de olho e cuidar logo que perceber o problema.

Como Tratar Unha Encravada

Com certeza você logo vai pensar que o melhor tratamento é cortar logo a unha que está encravada. Essa definitivamente é a solução mais viável, porém nem sempre é possível devido a inflamação que se aloja no local. Cortar aos poucos também não vai resolver, pois ela pode crescer mais encravada ainda. Então se você vai encarar a dor e tirar a unha logo que perceber, existe um método que evita uma inflamação maior, contaminação e dores muito fortes.

Como Tratar Unha Encravada

Como Tratar Unha Encravada

Faça da Seguinte Maneira:

Deixe o seu pé ou a sua mão que está com a unha encravada de molho em uma bacia apenas com água morna por aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo, com um palito de unha, retire toda a sujeira acumulada por baixo e laterais da unha inflamada. Agora com uma tesourinha de unha, aos pouco vá levantando de forma bem sutil a unha que está encravada. Como ela fica enterrada na sua pele, isso vai doer um pouco, mas jamais pare o processo ou faça por etapas, pois ela pode encravar mais. Depois de levantar toda a unha corte-a, de preferência com apenas uma tesourada para evitar que fique pontas. Corte sempre a sua unha reta e o mais vertical possível para que ela nasça na mesma posição. Com a unha já cortada, passe algum antisséptico e cicatrizante para que eles ajudem a cicatrizar e evitar que algum tipo de contaminação aconteça. Não abafe a sua unha até que ela cresça.

Faça da Seguinte Maneira

Faça da Seguinte Maneira

Cuidados Para Evitar a Unha Encravada

Existem alguns cuidados que podem ser tomados e que evitam que você tenha problemas com unhas encravadas.

  • – Corte sempre a sua unha de forma quadrada. Isso fará com que a unha cresça dessa forma e nenhuma pele ocupe o seu lugar, ocasionando a unha encravada.
  • – Lixe sempre a sua unha quando a cortar. Isso evita que alguma ponta fique e que ao crescer dessa forma, encrave em sua pele.
  • – Evite sapatos apertados e fechados com frequência. Se você precisa fazer uso desse tipo de calçado devido trabalho ou estudo, evite usá-los em outras ocasiões, pois as unhas precisam “respirar”.
  • – Mantenha seus pés sempre limpos. As unhas encravadas podem infeccionar mais, em alguns casos, devido a sujeira acumulada no local. Então realize uma higiene de pés e mãos para evitar que a sujeira contribua para a inflamação.
  • – Se você é daquelas pessoas que tem problemas de unhas encravadas congênitas, que são unhas que já nascem naturalmente encravadas, jamais realize cortes de unha em casa. Deixe isso para um profissional pois ele saberá exatamente como tratar das suas mãos ou dos seus pés.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.