Hoje mais do que nunca, as franjas estão muito em alta, você certamente já deve ter ouvido bastante sobre o assunto, apesar disto a verdade seja dita, desde as primeiras décadas do século XX, quando foi que as franjas não estavam em alta? Não é verdade? O que pode certamente variar com os anos são as cores, os formatos, seus comprimentos, porém desde então elas estiveram sempre lá, emoldurando e também enfeitando os rostos de todas as mulheres no Brasil e no mundo. Temos a grande vantagem da sociedade estar bastante democrática e podemos escolher as franjas e tipos de cabelos que se quer utilizar. Nem mesmo irá ter tanto aquela coisa de franja de índio, franja é coisa de crianças, entre vários outros adjetivos. Apesar disto temos de admitir que não é todo o tipo de franja que combina com todos os rostos e estilos de cada uma das mulheres, afinal de contas quais são estes tipos de franja e quais devem ser utilizados?
A Franja Reta, Para Quem é Recomendada?
A utilização de franjas retas, remetem sempre a um look mais clássico, e ainda bem forte. Normalmente ela é um pouco repicada nas pontas, para acentuar o seu formato geométrico do rosto. Este tipo de corte combina com cortes curtos e estruturados médios e longos de fios retos. Cai muito bem em pessoas que tenham rosto oval ou mesmo levemente quadrados, este tipo de corte não é recomendado de forma alguma para pessoas que tenham rostos redondos, ovais ou até mesmo levemente quadrados, já que irá encurtar as formas e acentuar mais ainda as bochechas. Para que este tipo de franja não fique com um aspecto de franja de índio, ela deverá ser cortada de forma mais leve, separando assim menos fios e ainda repicando de forma bastante sutil e interessante as pontas.
Franjas em Formato Arredondado
Este tipo de formato de franja deverá cobrir a testa bem como as franjas retas, mas são cortadas de forma que formem uma suave meia lua em frente a região das sombrancelhas. Este formato arredondado utilizado é algo ideal para se desviar toda a atenção dos ângulos marcados de quem tiver uma região do queixo mais estreita, o que se chama de rosto de triângulo invertido. Ressalta ainda as maçãs do rosto o que é justamente as áreas que costumam ser os pontos fortes de quem tiver este tipo de rosto. Quem corta o cabelo desta forma, certamente irá sentir uma boa diferença, pois já devem ter utilizado diversos tipos de franja, porém nenhuma delas muitas vezes caem tão bem. Estas histórias de proporções certamente não são uma balela. Quem criou estas teorias sabia certamente do que estava falando. Outra grande vantagem bastante interessante é que o formato arredondado deverá facilitar diferentes penteados bonitos com franja, seja para a colocar de lado, ou a jogar sobre o rosto de forma dispilicente. Estas franjas não costumam cair muito bem com quem possui um maxilar largo, ou um rosto mais quadrado, pois poderá acentuar tanto as formas como o tamanho desta região.
As Franjas Irregulares
Este é um tipo de franja bastante bonito e moderno. Ela é cortada de forma desconexa, desfiada e ainda com fios de tamanhos diferenciados. Ficam muito melhores para quem tem um rosto em formato oval, o que é naturalmente mais proporcional, e dará o suporte total para os fios de tamanho irregular. Procure também ter cuidado se tiver a testa um tanto grande. Ela poderá até mesmo parecer maior ainda com este tio de corte de franja. Por este motivo poderá ser uma boa pedida para rostos que tenham oo formato e diamante porém em versões mais pequenas e curtas, acima da sombrancelha por exemplo.
Franjas Utilizadas de Forma Desfiada
Todos os tipos de franja poderão e costumam ser um pouco mais desfiadas nas pontas, e para tirar o aspecto rígido e também geométrico do rosto, é muito importante e interessante ter este cuidado. Se você puder optar por cortar a franja, focando no desfiado, este corte deverá ficar bem mais evidente quando a franja é mais curta e está muito mais á frente da testa. Seus fios são cortados basicamente em formatos de mesmo comprimento, apesar disto tem suas pontas desfiadas para dar toda a leveza e os movimentos a franja, além de um visual mais bagunçado quando assim você quiser. Este tipo de franja é excelente para quem tem rosto quadrado, pois irá desconstruir um pouco as formas rígidas do rosto, desta forma irá suavizar também os formados dos rostos mais redondos. Quem tiver rosto em triângulo invertido e quiser utilizar cuidado, pois poderá acentuar ainda mais as áreas que são pontudas do seu queixo.
Franja em Diagonal, o Que Fazer?
Os diversos tipos de franjas poderão ser utilizados também em formato diagonal. Quem contar com um rosto oval poderá abusar bastante destas franjas de lado, que também são excelentes para alongar os rostos redondos e ainda suavizar os traços fortes dos rostos quadrados, desde que sejam utilizadas em um comprimento mais longo nos cabelos. Funcionam ainda muito bem nos rostos que tem formato de diamante e que costumam ter uma testa mais estreita que as maçãs do rosto. Neste caso as franjas laterais desconexas poderão dar uma ilusão de que as áreas da testa são um pouco maiores, amenizando assim as larguras das maçãs do rosto. Para que você possa contar com um caimento mais natural, é recomendado que se utilize as franjas levemente repicadas nas pontas.
Franja Lateral Pesada, Quem Deve Usar?
Este é o famoso estilo franjão, e tem uma diferença da franja em diagonal pois a quantidade de cabelo para a utilizar e compor é infinitamente superior. Deverá começar bem atrás de onde uma franja convencional se inicia, e ainda é puxada a partir da parte posterior dos cabelos, sendo assim trazidas todas para frente do rosto, muitas vezes ela cobre os olhos criando um aspecto mais pesado. Foi considerada como a franja emo, e é uma escolha para quem tem muita personalidade e gosta de cortes mais modernos e ousados, como por exemplo o undercut.