Toda mulher, independente da idade e estilo, adora cuidar das unhas. Na hora de deixá-las mais bonitas e saudáveis, alguns cuidados relacionados à higiene são importantes, pois uma simples retirada de cutícula, pode causar grandes aborrecimentos.
Dermatologistas explicam que a cutícula é uma defesa natural contra agentes infecciosos, e apesar de ser um hábito (brasileiro), sua retirada não é indicada. Com a retirada da cutícula, a pele ao redor vai ficando cada vez mais grossa, além da tendência de que a unha encrave. As unhas são compostas por queratina, podendo ser removida por lavagens excessivas e produtos químicos.
Recomenda-se aparar as unhas sempre, hidratá-las e apenas empurrar a cutícula com uma espátula esterilizada e cuidadosamente. As unhas precisam ‘respirar’ e ficar alguns dias sem esmalte, pois em excesso enfraquece. Pelo menos uma vez no mês é importante não desgastá-las com esmalte, acetona, alicate e lixa, impedindo que fiquem quebradiças e devolvendo o brilho natural. O ato de roer as unhas, também conhecido como onicofagia, pode acarretar algumas lesões e deformidades ou a destruição total delas, além das infecções virais e bacterianas. Contrariando algumas opiniões, lixar não enfraquece, pelo contrário, ficam mais resistentes. Deve-se tomar cuidado com o uso do alicate, pois a contaminação por Hepatite C ocorre pelo contato com o sangue, por isso não é recomendável que se compartilhe, nem mesmo com membros da família, cada um deve ter seu kit de unha pessoal.
http://www.youtube.com/watch?v=0InJdHxh7FkDicas Para Unhas Perfeitas
- Beber bastante água (no mínimo 6 copos por dia) para as cutículas não ressecarem, manter o corpo hidratado consequentemente garante hidratação e saúde para as unhas;
- Ingerir vitaminas A e B12, que fortalecem as unhas e são encontradas em nozes, ovos, leite, espinafre, aveia e frutas vermelhas;
- Manter as unhas sempre limpas para que bactérias não fiquem alojadas embaixo;
- Passar sempre hidratante nas mãos;
- Passar ceras nutritivas nas cutículas para hidratá-las;
- Para quem tem unhas muito fracas e quebradiças, recomenda-se o uso dó óleo fortalecedor antes da aplicação do esmalte;
- As laterais das unhas devem ser levemente arredondadas, evitando que encravem;
- Usar apenas bases impermeabilizantes, intercalar as cores e evitar as mais escuras para as unhas não ficarem amareladas e;
- Lixar pelo menos uma vez por semana para crescerem fortes e saudáveis.
Métodos de Alongamento
Hoje em dia, as técnicas estão modernizadas e os produtos cada vez mais resistentes e acessíveis, garantindo durabilidade, resistência, naturalidade e brilho constante. Além das postiças, que são aplicadas apenas com uma cola específica, existem outras opções e com diferentes tipos de materiais.
Postiça
Acrylfix
É a técnica mais rápida e simples. O tempo de aplicação não passa de 40 minutos, e a duração varia entre 20 e 30 dias. Consiste na aplicação de cola em gel especial em cima da unha natural, conserva a unha natural por não utilizar primer para a fixação, pois desidrata e remove camadas de queratina. Os produtos usados são solúveis em acetona, mas recomenda-se que a remoção seja feita por um/a profissional. Passo a passo: Passar cola na ponta da unha; Colar a unha postiça na ponta da natural; Cortar no tamanho desejado e lixar as pontas; Lixar a superfície das unhas naturais para beneficiar a colagem; Limpar os resíduos com pincel; Passar uma camada fina de cola; Mergulhar a unha no pó acrílico e deixar secar; Retirar o excesso do pó com pincel; Fazer acabamento com a lixa; Polir; Simular brilho natural com uma lixa apropriada.
Gel
É a técnica mais preferida atualmente, por ter uma aplicação mais prática, não ter cheiro forte e ser hipoalergênica. O gel simula uma curvatura natural e não descola, é resistente e com aspecto natural. As manutenções são feitas a cada 15 dias, duram em médias 3 semanas, a remoção só pode ser feita por um/a profissional e com uma lixa específica, caso contrário, pode causar danos nas unhas naturais. Pode ser aplicada de duas maneiras: Diretamente na unha natural e moldando a ponta, ou colocando o gel sobre as unhas já alongadas com pontas postiças.
Acrigel
Consiste na aplicação da cola em um gel de silicone e pó acrílico, e posteriormente mergulhada no pó, para criar uma camada resistente. Fica natural e pode durar até 4 meses (com manutenções). As unhas acrílicas em gel duram mais, mas o fixador (primer) afina as unhas naturais. Passo a passo: Lixar as unhas; Aplicar fixador; Aplicar o gel e o pó com um pincel; Deixar expostas (por 2 minutos) à luz ultravioleta; Retirar o excesso de gel; Repetir todos os passos.
Porcelana
Feita com pó de porcelana, tem uma durabilidade maior e é mais resistente, mas é necessária manutenção quinzenal. Passo a passo: Lixar as unhas; Aplicar o primer (fixador); Colar as ponteiras (moldes de papel); Aplicar pó de porcelana e moldar com pincel; Depois da secagem, lixar para eliminar falhas ou relevos; Polir.
Fibra de Seda
Feita com fibra de seda importada, dá um efeito natural e é recomendado para quem tem unhas muito fracas e roídas. Dura cerca de 45 dias, mas é necessária a manutenção quinzenal. Passo a passo: Limpar e lixar; Aplicar a fibra entre duas camadas de gel; Colocar uma prótese (postiça) na unha; Aplicar mais gel; Deixar expostas à luz ultravioleta.
Nova York
Feitas com material composto por queratina, de fácil aplicação, as unhas podem ser cortadas e moldadas, mesmo após de um longo período de uso, ao contrário da de porcelana, que pode trincar. Passo a passo: Colocar a prótese (postiça) na metade da unha natural; Aplicar gel em pó; Lixar para igualar.
Fibra de vidro
É a mais nova técnica de alongamento, que garante um aspecto mais natural. A manutenção é quinzenal, o procedimento dura no mínimo 3 horas, pois apesar de ser um processo simples, requer um acabamento bem feito, a duração nas unhas é de até 6 meses. Passo a passo: Lixar as unhas; Colocar fibra sintética e gel; Deixar expostas à luz ultravioleta por 10 minutos, para endurecer e moldar a textura; Cortar as sobras de fibra; Retirar o excesso de produto nas laterais usando uma lixa.
Quem deseja alongar as unhas, independente da técnica escolhida/preferida, deve ter muito cuidado para não ter problemas futuramente. Deve-se exigir produtos com certificado e de boa qualidade, e claro, profissionais habilidosos e experientes. Vale salientar que diabéticos e gestantes devem evitar qualquer método de alongamento, já os alérgicos devem optar por produtos inodoros e hipoalergênicos.
por Lucila Helena Farias