A falta de cuidados com as mãos pode trazer problemas de saúde, envelhecimento da pele, câncer e ressecamento. Elas também são as responsáveis pela maior denuncia da idade, uma vez que a pele das mãos é a primeira a ceder e ainda não existe cirurgia reparadora para tal problema.
Algumas dicas como usar filtro solar diariamente com fator 30, hidratar as mãos pela manhã e à noite com produtos à base de uréia, lavar as mãos com sabonetes neutros, usar luvas durante a limpeza e o manuseio de produtos químicos e esfoliar as mãos de uma a duas vezes por semana para remover as células mortas, ajudam a retardar o envelhecimento das mãos.
Porém, essas dicas não substituem uma consulta ou recomendação médica, pois somente ele pode constatar se há algum problema mais sério e identificar casos de câncer. Além disso, quem está com as mãos envelhecidas pode fazer um tratamento recomendado por um dermatologista que é a aplicação de ácido hialurônico que hidrata a matriz da pele. Esse produto é o mesmo utilizado para o preenchimento de rugas, mas também é recomendado para esse tipo de tratamento.
As mãos são um dos principais indicadores da idade, mas costumam receber poucos cuidados. Não é suficiente preocupar-se em manter o rosto jovem e deixar de lado a aparência das mãos.
Como elas sempre ficam expostas estão mais propensas a sofrer com os efeitos da radiação solar. O Sol é o principal problema e como têm pouca quantidade de pele, têm menos fibroblastos (células de sustentação da pele), o que faz com que as mãos e pescoço envelheçam rapidamente.
Todas as mulheres devem se preocupar em retardar e amenizar o envelhecimento, pois as mãos possuem um significado mais especial. É com elas que tocamos e sentimos as coisas materiais e usamos mais o sentido do tato.
Além da ação do tempo, as mãos também sofrem com o sol e os agente químicos presentes na vida cotidiana da mulher como o detergente e o sabão. Por isso, o cuidado diário com as mãos é tão importante.
Os cremes com protetor solar podem ser recomendados por um médico para a retirada das manchas, melhorar o tônus e a textura da pele. Outros tratamentos como peelings, lasers e preenchimentos são atualmente os mais utilizados pelas clínicas em mulheres.
Também há outros tratamentos indicados, como lipoenxertias, carboxiterapia e mesoterapia que utilizam hidratantes com filtro solares e produtos como o ácido retinóico. Existem vários peelings para as mãos, porém somente após a avaliação médica do perfil e condições clínicas do paciente é que será indicado o mais adequado para aquela necessidade. Todo tratamento para dar certo e não ter riscos deve ser sob a recomendação de um profissional da saúde.