Qual a Melhor Forma de Consumir o Goji Berry?

O que é Goji Berry

O Goji Berry é a fruta famosinha e queridinha do mundo todo ultimamente. Isso porque ela vem sendo estudada por médicos e nutricionistas por todo o mundo e sendo associada a diversos benefícios para a saúde. Ela é a fruta da planta da espécie Lycium barbarum, vinda originalmente das montanhas do Tibet. O Goji Berry é uma frutinha muito rica em nutrientes essenciaisc, como a vitamina c, que melhora o sistema imunológico e previne que várias doenças acometam o organismo.

Também está associada a diversos outros benefícios que nenhum outro alimento é capaz de promover nesse nível, como melhorar o humor, proteger a visão e a pele dos raios ultravioletas, prevenir derrames, ajudar a emagrecer, retardar o envelhecimento, tratar inflamações, equilibrar o colesterol, proteger o coração e também o cérebro.

Goji Berry é Considerado um Super Alimento?

Atualmente vemos por aí o termo superalimento. O termo se refere a alimentos que conseguem oferecer muitos benefícios por ter um teor de nutrientes muito maior em comparação com outros alimentos. Explicando melhor, um superalimento substitui vários outros alimentos que teriam que ser consumidos em conjunto para dar a quantidades de nutrientes que um superalimento dá sozinho.

O Goji Berry é considerado um superalimento pois ele possui um grande teor de nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos, ácidos graxos, antioxidantes, etc. Com isso ele promove muitos benefícios para a saúde, previne e trata doenças e regula o metabolismo, aumentando a qualidade de vida da pessoa.

Um estudo recente revelou que 100 gramas da frutinha é capaz de promover 2500 miligramas de vitamina c, ou seja, 50 vezes mais do que uma laranja. Além disso, o Goji também é muito conhecido pelos carotenoides, que são substâncias que protegem a visão e a pele. Também é riquíssimo em vitaminas B1, B2 e B6.

Você já ouviu falar de aminoácidos essenciais, né? São aminoácidos que nós só conseguimos com a alimentação. Incrivelmente, o Goji Berry é capaz de oferecer os oito aminoácidos essenciais e mais outros 11 aminoácidos. Impressionante, não é? Além disso, também contém 21 minerais, ácidos graxos essenciais, fitonutriente, fisalina e betaína.

Quais são os Principais Benefícios do Goji Berry Para a Saúde?

Fortalece o sistema imunológico: A vitamina C é um dos principais nutrientes capazes de melhorar o sistema imunológico. Ela é capaz de aumentar a produção de glóbulos brancos, que são as células de defesa do corpo – dentre elas estão os leucócitos. Ela também aumenta os níveis de anticorpos, que evitam doenças causadas por microrganismos, por exemplo.

Melhora a visão: Como já dito, ela é rica em carotenoides, por isso ela é responsável por promover uma proteção muito grande dos olhos e da pele. Principalmente em pessoas sensíveis à luz solar.

Possui ação anticancerígena: Um estudo recente mostrou que a fruta é capaz de inibir a formação de células cancerígenas, principalmente quando elas são ligadas ao útero e ao colo do útero.

Previne doenças cardiovasculares: O Goji Berry é riquíssimo em vitaminas C, E e A. Elas soa capazes de promover uma redução nos níveis de colesterol considerado ruim, o LDL. Por isso está associada à prevenção de doenças relacionadas ao coração. A vitamina B6 presente no Goji também auxilia nesta prevenção, por ela reduz os níveis de homocisteína.

Protege de doenças neurológicas: As vitaminas do complexo B podem fazer com que o funcionamento do sistema nervoso em geral, incluindo o cérebro, possa ser melhorado, evitando lesões futuras e que poderiam ser irreversíveis. Além disso, o Goji evita a formação de radicais livres, que causam doenças degenerativas.

Proporciona relaxamento: A vitamina B6 presente no Goji em altas concentrações pode ajudar na produção do hormônio capaz de promover a sensação de alegria e bem estar, a serotonina

Ação antioxidante: Sendo rica em carotenoides e em vitamina C, o Goji pode retardar o envelhecimento, com ação antioxidante. Mais importante do que o envelhecimento, ela retarda lesões e danos nos tecidos e membranas do corpo.

Evita danos no fígado: O Goji é capaz de evitar problemas no fígado pois ela evita a formação de radicais livres no corpo. Esses radicais são capazes de agredirem células do corpo e contribuir para lesões e envelhecimento de tecidos, contribuindo para doenças, principalmente no fígado.

Favorecer a perda de peso: Incrivelmente, apesar de tantos nutrientes concentrados, ela possui poucas calorias e por isso está associada a redução do peso. Inclusive alguns estudos mostraram que a fruta é capaz de controlar o açúcar do sangue.

Qual é a Melhor Forma de Consumir o Goji Berry?

Fruta Goji Berry

Fruta Goji Berry

O ideal, de acordo com nutricionistas especialistas, é que se consuma duas colheres de bagas de goji desidratadas por dia, para obter os benefícios em níveis seguros. O Goji pode também ser encontrado em cápsulas ou em sucos. Se for suco, o ideal é que se consuma cerca de 120mL de suco diariamente. As capsulas são indicadas na quantidade de 2 a 3 por dia. Não é bom exceder a quantidade, pois você pode ter problemas relacionados a alta ingestão de vitamina c, por exemplo.

Uma boa maneira de consumir é ingerir a frutinha na parte da manhã, junto com frutas, com iogurte, com cereais. Evite adicionar açúcar. Ela pode ter um sabor um pouco amargo, mas é possível se acostumar. Se você optar por consumir a baga desidratada, bebe bastante água juntamente para dissolver as fibras.

Quem não Pode Consumir o Goji Berry?

Consumir o Goji Berry

Consumir o Goji Berry

Não, o Goji Berry não pode ser consumido por qualquer pessoa. Apesar de ser um superalimento com diversos benefícios, infelizmente algumas pessoas não podem ingerir. Vejamos os principais casos abaixo:

  • Crianças
  • Lactentes
  • Grávidas
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes
  • Portadores de doenças sensíveis ao estrogênio
  • Hemofílicos
  • Portadores de doenças crônicas com uso de medicamentos (consultar o médico ou nutricionista)
  • Alérgicos ao Goji (consultar nutricionista)
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos para hipoglicemia
  • Diabéticos
  • Hipertensos com uso de medicamentos
  • Pessoas que fazem uso de Varfarina, aspirina, antibióticos, antifúngicos, antidepressivos, antivirais, medicamentos contra o câncer, contra a osteoporose, hipolipemiantes
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos para controlar hormônios
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.