Hoje em dia, existem inúmeros procedimentos estéticos à nossa disposição. Um mais interessante do que o outro. Alguns, porém, deixam algumas dúvidas sobre vários aspectos. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o botox, e alguns mitos e verdades sobre esse procedimento.
Antes, porém, faremos um breve resumo sobre essa técnica, que se tornou uma verdadeira aliada tanto de mulheres, quanto de homens. Confira!
A toxina botulínica, ou botox, como é mais conhecida, é um dos tratamentos dermatológicos mais usados hoje em dia para combater os efeitos do tempo sobre a pele. O botox age reduzindo as linhas de expressão, dando uma amenizada nas rugas, e combatendo até mesmo o excesso de suor.
De acordo com especialistas, a toxina atua de forma direta nos músculos que causam a rugas. É proveniente da bactéria Clostridium botulinum, que é capaz de relaxar os músculos e de paralisá-los. É por isso que o tratamento tem o poder de amenizar as rugas, suavizar contornos faciais e melhorar o aspecto da pele. O procedimento é capaz de promover um efeito de rejuvenescimento na pele. Mas é preciso ter em mente que existe nenhum procedimento estético que seja capaz de congelar o efeito do tempo em nossa pele.
Quais Profissionais Podem Aplicar o Botox?
Os profissionais melhor preparados para realizar a aplicação são cirurgiões plásticos e dermatologistas. É fundamental que a formação do profissional seja confirmada antes da realização de qualquer procedimento estético.
Como é a Aplicação do Botox?
A toxina vem em pó, dentro de frascos. Para usá-la, é preciso diluir usando soro fisiológico. Em seguida, o botox é injetado na região que será tratada, respeitando-se uma distância 1,5 cm de uma área para a outra. A aplicação não causa quase nenhuma dor. Porém, o profissional que irá realizar o procedimento deve estudar a área muito bem, para que a aplicação tenha um resultado bem natural.
Existe Contraindicação Para a Aplicação do Botox?
Assim como qualquer medicamento, o botox é contraindicado para toda pessoa que apresente alguma alergia a qualquer componente da sua fórmula. Também não devem aplicar a toxina mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e portadores de doenças imunológicas, neuromusculares ou coagulopatias, e nem pessoas que façam uso de aminoglicosídeos, anticoagulantes e de nenhuma droga que interfira, de alguma forma, na transmissão neuromuscular.
Quando os Resultados Começam a Aparecer?
Após a aplicação do botox, os primeiros resultados podem ser notados no prazo de 2 a 5 dias. Em até duas semanas, será possível perceber de forma mais clara e acentuada o resultado do procedimento.
Depois dessa primeira fase, os resultados se tornarão estáveis por um período de 3 a 4 meses, aproximadamente. Em alguns casos, é possível permanecer estável por até 6 meses. Mas o tempo de duração é algo que faria de uma pessoa para outra.
O intervalo entre uma aplicação e outra na mesma região deve ser de, no mínimo, 3 meses, podendo variar. Não respeitar o intervalo mínimo pode provocar uma resistência à toxina e a mesma não surtir mais o efeito esperado.
Cuidados Após a Aplicação do Botox
Separamos abaixo algumas das principais dúvidas que as pessoas têm sobre a aplicação do botox. Acompanhe abaixo:
1 – Existe uma idade mínima para a aplicação de botox?
Não há uma idade mínima para uma pessoa aplicar a toxina botulínica. No entanto, é necessário ter uma recomendação médica.
2 – Os resultados da aplicação são imediatos?
É possível perceber os primeiros resultados 48 horas após a aplicação do botox. Porém, os efeitos poderão ser vistos de melhor depois de uma semana da aplicação.
3 – É preciso reaplicar a toxina?
Sim. A duração do tratamento costuma ser de cerca de 6 meses, podendo variar de uma pessoa para outra. Após esse período, o botox perde o efeito e deve ser reaplicado, caso a pessoa deseje manter o seu efeito.
4 – Pode abaixar a cabeça após aplicar o botox? E dormir?
Não. É proibido abaixar a cabeça ou dormir após a aplicação. É preciso aguardar, no mínimo, 4 horas para isso.
5 – Posso usar creme ou maquiagem após a aplicação do botox?
Cremes e maquiagens também não devem ser usados logo após a aplicação. É preciso aguardar, pelo menos, 2 horas para aplicar os produtos. Apesar de ser algo simples, para a aplicação do botox, é necessário realizar algumas perfurações pequenas na pele.
Mesmo depois de esperar algumas horas, o mais indicado é não usar, ou optar por maquiagens mais leves, para evitar o surgimento de alergias.
Mas, o mais indicado mesmo é tirar todas as dúvidas com o profissional que irá realizar a aplicação.
6 – A aplicação do botox é dolorida?
Segundo dermatologistas, a aplicação da toxina é praticamente indolor. Geralmente, o procedimento é feito com uma agulha bem fininha, como de insulina. Se o paciente for muito sensível, pode ser usado um anestésico tópico na área da aplicação. Inclusive, tem aparelhos que refrescam a pele, proporcionando o efeito de um anestésico no paciente.
Confira agora alguns cuidados básicos muito importantes após a aplicação do botox para potencializar os resultados do tratamento, bem como aumentar a sua durabilidade:
A aplicação do botox é um procedimento bem simples e rápido. Esse é o tratamento estético mais famoso quando se trata de suavizar os famosos pés de galinha, principalmente. Porém, após o procedimento, é muito importante tomar alguns cuidados que, embora sejam bem simples, fazem muita diferença. Por exemplo:
• Não se deve fazer massagens faciais no primeiro dia da aplicação, pois isso pode fazer com que a toxina butolínica saia do local onde foi aplicada.
• É permitido lavar o rosto normalmente. No entanto, não se deve fazer uma limpeza de pele profunda.
• Também não se deve praticar exercícios físicos no dia que realizar o procedimento.
• Uma outra dica é usar protetor solar após a aplicação, e não se expor ao sol, mesmo com o uso do protetor, pois o sol pode provocar o surgimento de manchas na pele permanentes na região onde foi realizado o procedimento. O protetor solar deve ser usado todos os dias, mesmo que o dia esteja nublado.
• Fazer uma reposição de colágeno é fundamental para ajudar na manutenção do efeito do botox.
• Cuidar da alimentação e manter hábitos saudáveis é fundamental para ajudar na saúde da pele. É fundamental consumir alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento. Um exemplo é o açúcar. Ele não só engorda, como também contribui para o envelhecimento precoce.
• Hidrata-se bastante. A hidratação ajuda muito a nossa saúde em geral, incluindo a saúde da pele.
• O cigarro é um dos principais inimigos da nossa saúde. Além de todos os males que ele causa, ele acelera o envelhecimento precoce.
• Se você quiser que o efeito do botox dure mais, então é necessário fazer uma nova sessão depois de 4 meses, aproximadamente. As aplicações periódicas são necessárias para que as rugas e pés de galinha de sempre não voltem novamente.
Como o Botox se Tornou Um Tratamento Estético
A toxina bucolínica, quando usada em doses pequenas, é capaz de causar, temporariamente, uma paralisia muscular. Durante um curto período, o músculo permanece enfraquecido, e a pele sobre o mesmo, relaxa. Dessa forma, as rugas daquela área desaparecem.
De acordo com o casal de médicos, descobridores do botox, Alastair Carruthers e Jean Carruthers, o botox causa o enfraquecimento dos músculos que causam linhas de expressão em nosso rosto, fazendo com que as sobrancelhas fiquem mais elevadas, e proporcionando um efeito de relaxamento.
Para quem não sabe, a primeira aplicação do botox era em paciente que apresentavam musculatura rígida ou espasmo. Mas, como um produto que era usado para esse fim se tornou um produto tão usado na estética?
Conforme relata Jean, inicialmente, ele fazia a aplicação da toxina nos pacientes que apresentavam esses problemas citados acima e que, inúmeras vezes, por causa da rigidez muscular, eles não conseguiam nem abrir os olhos. Uma paciente, em um certo dia, perguntou para Jean por que ele não fizera uma aplicação naquela sessão entre as sobrancelhas, uma vez que, todas as vezes que fazia, as suas expressões faciais sempre ficavam ótimas.
Jean disse que, naquela mesma noite, ele levou o assunto para a mesa de jantar em família. Foi então que, no dia seguinte, o médico resolveu testar a sugestão da sua paciente na sua secretária. Ele realizou pequenas aplicações em seu rosto, com a intenção de melhorar os sinais da idade em seu rosto, e as suas expressões.
Jean disse que, dois dias após a aplicação do botox em sua secretária, ele olhou para ela e se surpreendeu com o resultado. Ele conta que pensou: “temos algo especial aqui”. E foi assim que o botoxpassou a ser usado como um aliado da beleza, principalmente pelas mulheres.
Riscos na Aplicação do Botox
A procura pelo botox se tornou muito comum por não apresentar tantos riscos para a saúde como é o caso das cirurgias plásticas. Além do mais, também é muito raro acontecer algum efeito colateral após o procedimento.
Porém, apesar da sua simplicidade, pode apresentar alguns problemas. Dentre os quais, o mais comum de acontecer é a assimetria facial, que é quando uma parte do rosto fica mais enrijecida do que a outra, ou quando uma sobrancelha fica mais erguida que a outra, ou ainda quando um olho fica mais fechado que o outro. O problema disso tudo é que as diferenças só irão reduzir após o término do efeito do botox, que pode variar de 4 a 6 meses.
Existem várias marcas da toxina disponíveis no mercado para serem usadas na indústria de estética. Algumas, inclusive, possuem ação mais ampla que outras, e podem provocar uma paralisia na região ou, até mesmo, atingir um músculo errado, caso sejam aplicadas em excesso.
Outro problema que a aplicação do botox pode causar é a ptose, ou queda nas pálpebras. É por isso que muitos profissionais não aconselham que a toxina seja aplicada nas têmporas, ou na lateral testa. O uso da toxina também costuma ser contraindicado para pessoas que apresentam flacidez acentuada no rosto, uma vez que o procedimento pode piorar o problema.
Se o profissional que irá realizar o procedimento não tiver experiência necessária, pode acontecer uma contaminação por botulismo. Ainda que seja muito raro acontecer, a inexperiência pode provocar sim esse problema. O botulismo, doença provocada pela bactéria usada na fabricação do botox, é capaz de paralisar os músculos e até dificultar a deglutição de alimentos.
Nos casos mais graves desse tipo de contaminação, o micro-organismo pode dificultar a respiração e fazer o coração perder a sua elasticidade.
Para que aconteça o desenvolvimento dessa doença, é preciso que uma grande quantidade da toxina seja injetada no organismo, pois a maneira mais comum de contrair a doença é por meio da ingestão dessa toxina.
De acordo com o FDA (Food and Drug Administration), que é o órgão responsável por regulamentar a utilização de alimentos e de fármacos nos Estados Unidos, só existe um risco mortal de botulismo caso o produto seja comprado de um mercado ilegal, uma vez que este não tem um certificado de qualidade. Aqui no Brasil, a responsabilidade de certificar a toxina para os procedimentos é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Um dos medos mais comuns que as pessoas têm sobre o botox é ficarem com um aspecto de expressão facial plastificada. Porém, em muitos casos, quem costuma pedir esse efeito é o próprio paciente.
Relação Entre a Toxina e Doenças Urológicas
A toxina butolínica tipo A, que é o popular botox, também pode ser usada para tratar doenças urológicas, como é o caso de incontinência urinária e de bexiga hiperativa, por exemplo.
A aplicação do produto é feita na parede da bexiga diretamente, e faz com que aconteça, de forma temporária, um relaxamento na musculatura, além do controle sobre a vontade de urinar.
Isso proporciona mais qualidade de vida do paciente, que pode retomar as suas atividades do dia a dia sem precisarem se preocupar com alguma liberação involuntária de urina.
Não se esqueça: para realizar qualquer procedimento estético, procure por um profissional habilitado.