Pilates

Você já ouviu falar sobre Pilates? Trata-se de um sistema inovador e seguro de exercícios que são feitos usando um colchonete ou uma variedade de equipamentos. A atividade se originou dos princípios de Joseph Pilates e tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

O Pilates desenvolve a força do corpo, sem desenvolver uma aparência musculosa, modela o corpo, tonifica as coxas finas e proporciona um abdômen magro. Saiba mais sobre os exercícios, seus benefícios e a história do Pilates.

O Que é Pilates?

O Pilates tem como objetivo fortalecer o corpo para melhorar o condicionamento físico geral e o bem estar. Os exercícios de Pilates são realizados em uma esteira ou utilizando equipamentos especiais, tais como o Reformer, Cadillac e Wunda Chair. Com seu sistema de roldanas e molas, puxadores e alças, é possível realizar uma infinidade de aparelhos.

Tem esse nome porque foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, que acreditava que a saúde mental e física estavam intimamente ligadas. Seu método foi influenciado pelas formas ocidentais de exercício, incluindo a ginástica, o boxe e a luta greco-romana. Joseph mudou-se para os Estados Unidos em 1920 e abriu um estúdio em Nova York, onde ele ensinou seu método durante várias décadas.

Para Quem o Pilates é Indicado?

O pilates é indicado para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, desde iniciantes a atletas experientes. Os aparelhos podem ser usados para fornecer suporte para iniciantes e pessoas com determinadas restrições médicas, bem como resistência para quem busca fortalecer o corpo.

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é aconselhável procurar um médico ou outro profissional de saúde caso você tenha algum problema específico, como uma doença ou uma lesão.

Quais São os Benefícios do Pilates Para a Saúde?

A prática regular do pilates pode ajudar a melhorar a postura, o tônus ​​muscular, o equilíbrio e as articulações, bem como aliviar o stress e a tensão. Para os atletas experientes, incluindo os dançarinos, o pilates pode complementar a sua formação corporal através do desenvolvimento de força e flexibilidade, além de ajudar a reduzir o risco de lesões.

O Pilates Pode Ajudar a Reduzir a Dor nas Costas?

Há evidências de que o pilates pode proporcionar alívio da dor nas costas para as pessoas que sofrem com este problema. O uso dos aparelhos como suporte permite que alguém com dor nas costas possa realizar os exercícios.

Para que os exercícios sejam eficazes, eles precisam ser adaptados para o indivíduo e avaliados por um profissional de saúde devidamente qualificado. Professores de Pilates que não tenham formação em Fisioterapia não podem prescrever, tratar ou oferecer qualquer tipo de tratamento.

O Pilates Ajuda na Perda de Peso?

O Pilates é classificado como uma atividade de fortalecimento muscular, o que pode te ajudar a manter um peso saudável. As aulas podem variar em intensidade: elas podem ser de leve, a moderado ou intenso. Se você quer perder peso, é aconselhado que combine o pilates com uma dieta saudável e algumas atividades aeróbicas extras, como natação, caminhada e ciclismo.

Há Risco de Lesão Durante o Pilates?

O Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto, de modo que as lesões são incomuns. No entanto, é importante que você encontre um professor qualificado e, caso vá fazer aulas em grupo, que a turma seja adequada ao seu nível de habilidade.

Os professores de Pilates que não são fisioterapeutas não estão aptos a autorizar pessoas com lesões a praticarem os exercícios. É fundamental que haja o acompanhamento de um profissional ou que se busque aulas com profissionais habilitados em ensinar o método Pilates que também sejam fisioterapeutas.

Qual é a Diferença Entre Pilates e Ioga?

Embora os métodos sejam diferentes, tanto o pilates quanto a ioga desenvolvem a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a postura e técnicas de respiração. Ambos os exercícios enfatizam a importância da conexão entre a saúde física e mental, embora a ioga dê mais ênfase no relaxamento e utiliza meditação.

O Pilates é realizado tanto em aparelhos quanto esteiras, enquanto a iogra tradicional não requer nenhum equipamento. Os exercícios de Pilates são realizados em um fluxo de movimento, sem as poses estáticas associadas com a ioga.

Qual é a Diferença Entre o Pilates no Solo e nos Aparelhos?

Joseph Pilates originalmente desenvolveu mais de 500 exercícios para o seu sistema, dos quais 34 eram exercícios realizados em uma esteira no chão. Os exercícios no solo podem envolver equipamentos do Pilates tradicional, como pesos de mão, bem como objetos que não são originalmente do Pilates, como elástico, bolas e rolos de espuma. Já o Pilates com aparelho utiliza os equipamentos concebidos por Joseph Pilates.

A esteira e os aparelhos de Pilates podem ser adaptados para se adequar a diferentes níveis de habilidade. No entanto, se você não pode se apenas sobre uma esteira no chão por qualquer motivo, os aparelhos podem proporcionar formas alternativas de exercícios.

O Pilates pode ser ensinado em aulas individuais ou em grupo. Se você tem uma condição de saúde que pode exigir muita atenção, verifique com o professor qual a melhor opção para você. As aulas que utilizam aparelhos oferecem um maior nível de atenção individual, mas elas geralmente são mais caras.

A Escolha do Local Para Praticar Pilates

O Pilates pode ser ensinado em um estúdio com aparelhos ou em uma área aberta com esteiras e equipamentos de pequeno porte. A prática tanto na esteira quanto nos aparelhos pode ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos, com duração de 60 minutos por aula.

O ideal é que as aulas em aparelhos sejam realizadas individualmente, e em torno de um máximo de 12 pessoas para a versão na esteira, para garantir que o profissional irá dar atenção para todos.

Qualquer pessoa pode se tornar um professor de Pilates, pois não há atualmente nenhuma exigência legal para ensinar os exercícios. Ao escolher um professor de Pilates, você deve considerar a sua experiência e a sua formação. No Brasil, boa parte dos professores de Pilates são fisioterapeutas.

Pilates, a Beleza do Corpo e da Mente

Pilates é um metodo criado no início do século XX por Joseph Pilates, um atleta alemão, e que ao longo do tempo vem adquirindo notoriedade, especialmente entre os adeptos de um estilo de vida saudável, que se preocupam em mahter o equilibrio entre a mente e o corpo, como uma formula de beleza e qualidade de vida. Para as pessoas que vivem num mundo conturbado em meio a muitas pressões e exigencias, com um nivel alto de estresse, numa sociedade caracterizada por habitos de alimentação errados e uma vida sedentária, Pilates surge como um refrigério para a mente e para o corpo, pois produz um profundo relaxamento ao mesmo tempo em que queima calorias, além de muitos outros benefícios.

Como Surgiu o Pilates?

O Pilates foi desenvolvido ao longo da vida de Joseph Pilates, um jovem que nasceu com sérios problemas de saúde que com o tempo foram se agravando, ele tinha raquitismo, asma e também febre reumática). Para melhorar suas próprias condições de vida estudos anatomia, se aprofundou nas técnicas e na medicina oriental, assim como nos princípios da ioga, buscando melhorar seu próprio condicionamento fisico que lhe possibilitava caminhar sozinho e ser auto-suficiente. Como resultado de suas pesquisas desenvolveu uma série com cerca de 50 exercícios, que segundo ele lhe proporcionou ter uma vida sã em um corpo igualmente são.

Os Benefícios do Método de Pilates

O método desenvolvido pelo alemão foi ganhando espaço e se expandindo, com seus benefíios sendo reconhecidos pelo bem estar físico e mental que proporcionam aos seus praticantes. O método baseia-se em exercícios organizados em diversas séries que são realizadas tanto no chão como com o auxílio de bolas e aparelhos projetados especialmente para este fim. O objetivo das séries de exercícios é exercitar todos os músculos de forma que o corpo seja tonificado, revigorado, melhorando a flexibilidade e a elasticidade e permitindo a melhor definição das formas físicas. A técnica de Pilates também é muitas vezes associada a sessões de fisioterapia, no tratamento de problemas de postura e na prevenção de fraturas. O método só não é indicado para pessoas que possuem problemas físicos ou de saúde que contraindiquem seu uso.

Do contrário pode ser praticado por pessoas de todas as idades e todas as condições físicas, trazendo beneficios fisicos e emocionais, pois trabalha com técnicas que envolvem respiração, concentração, precisão, isolamento, rotina, movimento, centralização e controle, possibilitando que o individuo libere suas tensões e o estresse acumulados no seu cotidiano, propiciando um processo de auto-reconhecimento do próprio corpo e o auto-conhecimento, e favorecendo uma postura mais positiva com relação a vida. Há cerca de 10 anos no Brasil a técnica tem se expandido, e hoje grande numero de escolas e academias disponibilizam a prática dos exercícios de Pilates para os interessados em ter uma vida mais saudável, encontrando a harmonia entre o corpo e a mente e a beleza interior e exterior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.