Os homens sempre sofreram uma discriminação muito grande quanto aos cuidados de beleza. Até a pouco tempo atrás um homem que se dedicasse a ter certos cuidados com os cabelos, com sua pele e até mesmo com as roupas que iria usar, tinha sua masculinidade contestada tanto por outros homens como por muitas mulheres, muito embora todos saibam que elas na realidade adoram ter a seu lado um homem bem cuidado, bem vestido e cheiroso. Hoje o novo homem cuida da beleza com descontração e sem medos idiotas de que seja visto com maus olhos por seus pares, pois a verdade é que eles assumiram essa postura de pessoas preocupadas com a aparência até porque o mundo atual, competitivo como está exige muito também no que se refere à aparência especialmente de homens de negócios. Assim eles passaram a considerar de maneira mais abrangente os cuidados com a boa forma e passaram a dar importância a uma alimentação saudável e balanceada, a uma atividade física feita com regularidade e a manutenção de uma higiene pessoal rotineira.
Quebra de Conceitos e Tabus
Ainda hoje apesar da quebra de conceitos e tabus, não é fácil uma vez que até mesmo a indústria de cosméticos encontra dificuldades para inovar com produtos que não venham a ferir a masculinidade deste público coisa que ainda é muito presente, apesar de todos os avanços que já tivemos. Esta com certeza têm sido uma luta esquisita e que depende muito do tipo de homem que vai fazer uso dos produtos e aí temos os diferentes tipos:
Metrossexual
Este é o tipo que não tem medo de mostrar os cuidados que dispensa com sua aparência e cuidados de beleza. Profissionalmente bem estabelecido tem também um senso estético muito acentuado e por isso além de dispensar um bom tempo com cuidados de estética ainda não se importa em gastar dinheiro com cuidados com a aparência e para manter o estilo de vida que lhe agrada. Para este homem saúde e beleza são importantes e não se importa de assumir isto.
Retrossexual
Este não gasta nem tempo nem dinheiro com cuidados pessoais, pois não tem nenhum senso estético.
Uberssexual
Temos aqui um heterossexual confidente e compassivo e que tem seu próprio estilo e entre os homens considerados como modernos e é o mais atraente tanto fisicamente como por ser comprometido com qualidade em diferentes áreas da vida.
Technossexual
Possui um senso estético muito apurado e ama as áreas de tecnologia. Assume os cuidados com seu corpo e sua aparência.
Necessidades Básicas
Apesar da classificação em diferentes tipos, a verdade é que são todos homens que não podem dispensar cuidados básicos com a higiene e aparência e preconceitos bobos têm de ser deixados de lado, pois cuidar da pele mantendo-a limpa e hidratada é uma questão de saúde mais do que estética.