Todo mundo sabe que beber refrigerante faz mal em algum grau para a saúde, porém, nem todo mundo tem motivos realmente fortes para riscar essa bebida do seu dia a dia. Para te ajudar a ter mais força de vontade para resistir aos refrigerantes listamos alguns bons motivos para deixar de consumi-los em seu dia a dia.
Refrigerante Não é Saudável
Essa frase é bastante óbvia e sabemos que se não fosse a sua poderosa indústria essas bebidas não seriam vendidas sem algum tipo de advertência assim como acontece com o cigarro, por exemplo. Porém, o que existe é um tipo de abstração a respeito de quais são os verdadeiros males que a bebida causa ao organismo.
Lista de Problemas de Saúde Causados Por Refrigerante
Os problemas de saúde listados abaixo foram relacionamos com o consumo excessivo de refrigerantes por uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard.
Ataques Cardíacos
A pesquisa revelou que o fato de consumir uma bebida açucarada como refrigerante eleva 20% o risco de que um homem sofra um infarto num período de 22 anos. Conforme aumenta a quantidade do consumo de bebidas doces o risco aumenta.
Doença Hepática Gordurosa e Síndrome Metabólica
O refrigerante pode até não ser tão impactante no ganho de peso, porém, ainda assim é bastante prejudicial para a saúde cardiovascular principalmente para as mulheres. Basicamente mulheres que consomem bebidas com açúcar têm mais possibilidade de ter altos níveis de triglicérides (a gordura do sangue).
O consumo de refrigerante faz com que aumentem os níveis de triglicérides. Essa gordura acaba então envolvendo os órgãos como o fígado, por exemplo. Esse fator aumenta e muito o risco do aparecimento de uma doença coronariana, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e diabetes do tipo 2 (aquela que se desenvolve).
Diabetes Tipo 2
A Diabetes do Tipo 2 é aquela que se desenvolve no organismo devido a alimentação e outros fatores não necessariamente genéticos. Em geral a doença está relacionada a obesidade e ao alto consumo de açúcar.
Uma pesquisa revelou que pessoas que consumem bebidas açucaradas como refrigerantes ou sucos tem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2 do que as que não consomem esse tipo de bebida. Basicamente as bebidas doces atuam no organismo elevando o nível de glicemia de jejum e aumentando a resistência à insulina.
Aumento de Peso
Um dos principais problemas de saúde observados no Brasil e no mundo como um todo é a obesidade e os refrigerantes têm muito a ver com isso. Saiba que até mesmo as bebidas diet, que não tem açúcar, contribuem para o aumento da cintura. O melhor mesmo é riscar o refrigerante do seu dia a dia alimentar.
Osteoporose
Os refrigerantes de cola contam com ácido fosfórico aromatizante em sua fórmula. Essa substância causa acidez no sangue e isso faz com que o organismo retire parte do cálcio dos ossos com o objetivo de neutralizar essa acidez.
Cáries
A saúde bucal é uma das mais prejudicadas pelo consumo excessivo de refrigerante, o açúcar que está contido nessas bebidas transforma qualquer pessoa num alvo das cáries.
Cálculos Renais
Grande parte dos refrigerantes contém uma substância chamada oxalato que pode resultar em problemas de saúde como cálculos renais.
Insônia
Os elevados índices de açúcar presentes nos refrigerantes podem causar transtornos como insônia, por exemplo. A pessoa acaba tendo muitas dificuldades para conseguir entrar no estado de sonolência.
Gastrite
Quem tem por hábito consumir muito refrigerante pode se ver as voltas com transtornos digestivos como a gastrite, por exemplo. Isso porque a bebida tem uma concentração elevada de açúcar, ph ácido e também aditivos. É como se você estivesse irritando o seu estomago todas as vezes que bebe refrigerante.
Evite Refrigerantes
Mesmo sendo muito saborosas e refrescantes os refrigerantes não oferecem nenhum nutriente para o seu organismo. Trata-se de um tipo de bebida que apenas acrescenta calorias vazias e causa problemas de saúde para quem a consome. Sendo assim se você pode evitar o consumo de refrigerantes o faça.
Conheça a Ação do Refrigerante no Seu Organismo
Você sabia que em apenas uma hora os refrigerantes são capazes de desencadear uma verdadeira revolução no seu organismo? Saiba que percorrendo o seu organismo a bebida altera a pressão, retira de você nutrientes importantes e ainda aumenta o acúmulo de gordura.
Para que você tenha mais um motivo para deixar de lado os refrigerantes elaboramos um guia sobre a ação dessas bebidas no seu interior. Confira o que acontece desde o momento em que você ingere a bebida até uma hora depois.
Nos Primeiros 10 Minutos
Uma lata de refrigerante de 350 ml tem o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar. Dessa forma todo esse açúcar chegar ao seu estômago através de uma única bebida, isso é 100% do indicado para o consumo diário.
Você deve estar pensando porque o gosto não é tão doce com tanto açúcar, não é mesmo? A explicação é bem simples o refrigerante possui ácido fosfórico que tem como objetivo amenizar a doçura da bebida.
Nos Primeiros 20 Minutos
Nesse período o açúcar no sangue já está elevadíssimo o que acaba forçando o pâncreas a liberar mais insulina. O papel da insulina é facilitar que o açúcar entre nas células como energia. Porém, como existe muito açúcar no sangue além de ácido fosfórico e outras substâncias tóxicas, o açúcar acaba sendo transformado em gordura.
Nos Primeiros 40 Minutos
Depois de 40 minutos o organismo já absorveu toda a cafeína presente no refrigerante. Dessa forma a pressão sanguínea aumenta, as pupilas ficam dilatadas e o fígado acaba bombeando mais açúcar no sangue. Para evitar que você fique tonto os receptores de adenosina (responsáveis por controlar a energia no organismo) são bloqueados no cérebro.
Nos Primeiros 45 Minutos
Nessa fase o refrigerante aumenta a produção do neurotransmissor dopamina o que faz com que os centros de prazer do corpo sejam estimulados, o mesmo que a heroína faz.
Nos Primeiros 50 Minutos
O ácido fosfórico atua acelerando o metabolismo e empurrando o cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso. A grande quantidade de açúcar dessas bebidas aumenta a quantidade de cálcio na urina.
Nos Primeiros 60 Minutos
Depois de uma hora as propriedades diuréticas da cafeína começam a fazer efeito e na sua urina vão-se embora muitos nutrientes importantes como cálcio, zinco e magnésio. Além disso, a satisfação da cafeína vai passando e os níveis de açúcar no sangue vão sendo reduzidos. O resultado é que a pessoa começa a ficar irritada e com sono.