Quer Saber o Que é Verdade ou Mentira Sobre Problemas Na Pele? Veja o Que Os Dermatologistas Falam!
Mentiras:
- Comer chocolate e amendoim não provoca o aparecimento de espinhas no rosto. (não existe comprovação científica para essa afirmação)
- É preciso espremer uma espinha até que ela comece a sangrar para secar e sumir. (não se deve nunca espremer espinha, você pode ter sequelas como cicatrizes, manchas, etc)
- Se o líquido da espinha espremida escorrer pela pele, vai criar uma nova espinha. (a espinha se forma de dentro para fora e não de uma infecção externa)
- Espinha só dá em adolescente. (existem vários tipos de acnes e que se distinguem pela idade da pessoa)
- Ter espinha é vontade de casar. (é bem engraçadinho, mas não passa de uma crendice popular)
- Pasta de dentes seca espinhas. (apesar de ser um método muito comum entre as pessoas não funciona, não existe um estudo científico que comprove a eficácia)
- Se hidratamos a pele todos os dias durante a gravidez estamos livres das estrias ( não é possível afirmar com toda certeza, mas faz parte do processo de prevenção)
- Quando coçamos a estria ela aumenta. (quando a estria está no estágio inicial ela provoca conceira e é comum que as pessoas associem isso ao aparecimento)
- Toda mulher grávida irá ter estrias. (nem toda grávida terá estria, isso depende de fatores genéticos e de quanto ela conseguir manter o peso previsto durante a gestação)
- Não se pode usar botox antes dos 30 anos. (se pode usar e nessa fase serve mais como um preventivo de marcas de expressão que estão começando a aparecer)
- Todas as rugas desaparecem com o método da toxina botulínica. (ela elimina somente as rugas de expressão)
- É possível eliminar todos os tipos de rugas fazendo uso do peeling. (é preciso avaliar a intensidade e o tipo de mancha, para cada uma existe um tratamento específico)
- Basta passar uma única vez o protetor solar para a pele está protegida durante todo o dia. (o protetor solar sai com o suor ou até mesmo se coçarmos a pele, é preciso repetir a aplicação)
Verdades:
- O cravo pode transforma-se em uma espinha porque se trata de uma acne não inflamatória e por isso pode ser somente o início da lesão que está por vir.
- A limpeza de pele feita de forma correta ajuda sim a prevenir e evitar cravos e espinhas.
- As estrias são beneficiadas sim com as bruscas mudanças de peso, isto é, ganhar ou perder peso significativamente pode fazer com que elas apareçam.
- O cigarro aumenta o número de rugas em torno dos lábios, por isso, quem fuma tem mais rugas naquela região. Isso acontece porque o movimento repetitivo de tragar o cigarro cria “vincos” na pele. Sem falar no efeito negativo que os componentes do cigarro faz para a pele.
- O sol envelhece a pele sim, aumentando as rugas, porque ele danifica o DNA das células.
- A pressão do travesseiro no rosto pode aumentar o aparecimento de rugas naquela região do rosto.
- O cigarro faz a pele envelhecer muito mais rápido, pela toxina que libera e porque diminui a oxigenação local.
- Quando você tem uma mancha na pele e toma sol ela pode piorar ainda mais.
- Se você usar um protetor acima de 30 ele é perfeito para qualquer pele, mas é preciso que tenha também proteção UVA e UVB.
Conheça Mais Detalhes Sobre As Manchas Que Podem Aparecer na Pele
Ptiríase Alba não é a mesma coisa que a psoríase. Elas são arredondadas, brancas e ásperas. Aparecem normalmente nas costas, no rosto e nos braços. O ressecamento da pele é o responsável pelo aparecimento desse tipo de mancha. O uso do hidratante e banho com água morna são alguns dos cuidados para eliminar esse problema.
Ptiríase Versicolor que também são brancas, mas se juntam e forma uma mancha grande. Em alguns casos, ficam na tonalidade castanha. Elas aparecem no pescoço, no rosto e no tronco e são comuns no verão. Atenção, porque esse tipo de mancha é contagiosa. São usados antifungos no tratamento que deve ser recomendado por um dermatologista.
Leucodermia Solar se apresentam como sardinhas brancas e normalmente aparecem nas pernas e nos braços. O que faz com que essas manchas apareçam é o longo tempo exposto ao sol durante muitos anos. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é prevenir. O tratamento é recomendado pelo médico e só pode ser feito depois do verão.
Vitiligo é caracterizado por manchas que surgem ao redor da boca, nas genitais e nos olhos. São manchas brancas nacaradas e o que provoca esse problema ainda é desconhecido pelos médicos. Existe uma pesquisa que revela que em 30% dos casos se trata de uma predisposição genética. Somente um dermatologista pode indicar o tratamento correto avaliando qual a área que foi atingida pela mancha.
Melasma é uma mancha acastanhada e ela aparece no rosto. É muito comum que esse tipo de mancha apareça durante a gravidez, normalmente na bochecha e vem chamada de cloasma. Pode ser uma consequência do uso de contraceptivos, mas também é uma mancha que pode aparecer nos homens. Uma vez que a melasma surge são feitos tratamentos para amenizar a cor, mas é impossível retirá-las de vez. São usados para clarear: renovadores cutâneos (ácido fítico e ácido kógico), clareadores, peelings químicos associados ao uso da vitamina C e o filtro solar deve ser usado sempre. Também é recomendado o uso de chapéu quando for tomar sol para reforçar a proteção.
As conhecidas sardas que na verdade cientificamente falando se chamam melanose solar, aparecem por uma predisposição genética, normalmente em pessoas com a pele mais clara. Porém, a grande maioria tem sarda resultado de um efeito acumulativo da radiação solar. Nesse caso, as manchas se concentram principalmente no colo, no rosto e nos ombros. Para eliminá-las é preciso usar clareadores, laser e peelings e o resultado depende de cada tipo de pele e da extensão do problema, porém para evitar que eles piorem, o filtro solar é a melhor opção.
Hiperpigmentação pós-inflamatória é caracterizada de manchas acastanhadas que aparecem em pessoas com a pele morena seguida do momento em que elas são picadas por insetos. Elas também podem surgir onde encravou um pelo, depois de uma queimadura ou espinha, etc. Somente um dermatologista será capaz de recomendar o tratamento ideal, que será decidido depois da avaliação da pele. Nesse caso, o filtro solar também é recomendado como maneira de prevenção.
Na chamada Fitofotodermatite aparecem manchas marrons com o fundo avermelhado, provocadas pelo contato da pele com o suco de frutas como limão, figo ou caju. Dependendo da pele podem surgir até bolhas. Para evitar o filtro solar é uma boa dica de prevenção e para controlar o problema pomadas antialérgicas, obviamente recomendadas pelo médico. Esse tipo de mancha com o tratamento costuma desaparecer, sem deixar sequelas, entre 4 e 8 semanas.
Amei a matéria.