Malha Algodão

O tecido de Algodão

O tecido de algodão é uma fibra natural que serve de matéria-prima para a produção de vários outros tecidos. Dentre os tipos de tecidos de algodão, temos o algodão egípcio que é mais durável e macio que o algodão convencional. O tecido de malha surge através do entrelaçamento de laçadas de um ou muitos fios. A estrutura e forma dos tecidos de malha diferenciam-se do tecido plano, nos quais a trama entrelaça-se resultando em um ponto final mais rígido, como o brim.

No tecido de malha, o fio pode correr de forma espiral horizontalmente ou de vários fios longitudinais. Essas laçadas que se sustentam, acabam ficando livres para moverem quando for submetida a alguma tensão. Esse processo é que dá flexibilidade a malha. Assim como a flexibilidade, outra vantagem é a porosidade que a malha nos proporciona.

A Malha de Algodão

A malha de algodão é sem dúvida alguma, a fibra mais importante em matéria de malharias, tanto ela pura quanto misturada com outros tipos de malharias. A produção de tecidos de malha com fibra de algodão representa no Brasil atualmente a maior parte do total da produção por tramas, as camisetas estilo “T-shirt” (modelo de camisetas que tem grande aceitação popular devido ao baixo preto, dependendo da marca que vai revender, é claro). Os moletons também têm grande aceitação popular, pois tem o toque agradável e adequado ao clima de inverno das regiões do Brasil.

O algodão é largamente utilizado na produção de meias esportivas. Foi a partir da década de 60, que o uso de malha cresceu ainda mais, pois as camisetas (“t-shirts”) produzidas em meia malha de algodão começaram a se destacar no mundo fashion, com diversas cores, modelos, estampas. As décadas seguintes colaboraram para a intensificação do uso do vestuário de malha, fazendo inclusive com que os tecidos de malha ganhassem utilização mais ampla, com o uso de modelos mais elaborados. A produção brasileira de malhas está concentrada nas regiões sudeste e sul.

Alguns Cuidados com a Malha Antes de Produzir as Peças de Roupas

Como já sabemos, a malha é uma trama feita pelo entrelaçamento de um fio sobre ele mesmo, onde só isso já confere então a elasticidade que possui o tecido. A maioria dos tecidos possui uma considerável quantidade de elastano em sua composição. Por conta disso, deve-se ter muito cuidado na hora de cortar e costurar a malha.

É válido deixar o tecido descansando por aproximadamente doze horas, deixando-o aberto em uma superfície plana (sem esticá-lo). Na hora da costura, use sempre agulhas com ponta bola, pois elas protegem o tecido e não puxam os fios. Se você for uma pessoa bem cuidadosa, não vai querer ver sua malha feia antes mesmo de costurá-la, então não estique o tecido quando for costurar na máquina.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.