Quando ouvimos a palavra “Gordura” é natural pensar somente em coisas ruins, como, por exemplo, o entupimento de artérias, formação de celulite e outros problemas. Porém, existem as gorduras boas e ruins, ou seja, algumas gorduras fazem bem para o nosso organismo e tem até mesmo um papel importante em nossas vidas.
Se você deseja ter mais saúde na sua vida é importante saber a diferença entre as gorduras boas e ruins. Acompanhe o texto que preparamos para te ajudar a escolher o tipo de gordura que pode ficar na sua vida e o que tem que ser banido de vez. Vale a pena ter uma vida mais saudável.
Os Dois Tipos de Gorduras: Boas e Ruins
As gorduras são muito temidas em nosso dia a dia porque são vistas como verdadeiras vilãs para a saúde e também para a estética do corpo. Em relação ao fator estético realmente as gorduras devem preocupar.
Se você está acima do peso precisará cortar em primeiro lugar as calorias dos alimentos que consome. Isso significa cortar a gordura, para se ter uma ideia 1 grama de gordura fornece ao corpo 9 kcal e o mesmo 1 grama de carboidratos ou proteínas oferece apenas 4 kcal.
Dessa forma cortar as gorduras é a melhor forma de conseguir perder um peso. Porém, não é para se empolgar e cortar a gordura para sempre da sua vida, pois os lipídios tem um papel bem importante em nosso organismo e não podemos ignorar isso.
Os lipídios estão na composição de hormônios, vitaminas, lipoproteínas e até mesmo na da membrana celular. Dessa forma chegamos a conclusão de que é necessário controlar a quantidade de gordura, mas não lima-la de vez da sua vida. É importante saber como fazer a escolha certa entre os vários tipos de gordura que existem nos alimentos.
Podemos resumir de uma forma bem simples essa questão de gorduras boas e ruins. As gorduras ruins aumentam os depósitos de gordura nas artérias e órgãos. As gorduras que são chamadas de boas atuam melhorando o metabolismo e a circulação sanguínea além de promover um rejuvenescimento.
Aprendendo a Diferença Entre Gorduras Boas e Ruins
As Gorduras Ruins
Gorduras Saturadas
Essas são as gorduras de origem animal e são consideradas bastante prejudiciais para o organismo. Um dos principais problemas que esse tipo de gordura traz para o organismo é o aumento do colesterol LDL que pode causar problemas cardíacos.
Basicamente todas as gorduras que tem origem animal fazem mal para o nosso organismo. Muitas pessoas gostam de um copo de leite integral, mas o leite vem da vaca logo é de origem animal. Um único copo de leite integral tem 6 gramas de gorduras, sendo que dessas de 3 a 4 gramas são gorduras ruins.
Esse tipo de gordura é encontrada em alimentos como queijo amarelo, carnes, leite integral, manteiga, pele de frango, creme de leite entre outros. Apenas alimentos que são adorados por muitas pessoas, mas infelizmente é necessário cortar um pouco dessas gorduras para ter uma vida com mais saúde.
Gordura Trans
O nome Trans é um pouco intimidador, esse nome é dado as gorduras que foram modificadas industrialmente. Basicamente podemos dizer que as gorduras boas são transformadas em gorduras ruins quando se tornam trans.
Esse tipo de gordura aumenta taxa do colesterol ruim (LDL) e ainda atua diminuindo as taxas de colesterol bom (HDL). Por isso é tão importante verificar na embalagem dos alimentos que você compra se há a inscrição da presença de gorduras Trans.
Fique atento também para o fato de que um alimento ser livre de gordura trans não quer dizer necessariamente que é um alimento que pode ser consumido de forma excessiva. Não ter gordura trans não significa passe livre para cair de boca em alimentos que são visivelmente prejudiciais a sua saúde.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que a quantidade de gorduras trans dos alimentos seja informada nas embalagens dos mesmos quando essa quantidade for superior a 0,2 gramas.
Outra gordura que é encontrada nos alimentos de mais sucesso como biscoitos, margarina, sorvetes e outros.
As Gorduras Boas
Gordura Moninsaturada
As gorduras Moninsaturadas são aquelas de origem vegetal e são tidas como gorduras boas para a nossa saúde. Essas gorduras contribuem para a elevação do colesterol bom (HDL). A gordura resultante do consumo desse tipo de gordura não se deposita mna região da barriga e ainda ajuda o coração.
Encontrada em alimentos como azeitonas, azeite e oleaginosas como as nozes, castanhas e amêndoas.
Gordura Polinsaturada (w3 e w6)
A gordura Polinsaturada é um tipo de ácido graxo com mais de uma ligação dupla por molécula. As mais famosas dessas gorduras são a Ômega 3 e 6 que todo mundo já cansou de escutar que faz bem para o organismo.
Esse tipo de gordura contribui para o aumento das taxas do colesterol bom o HDL e ainda ajuda a manter mais baixas a taxa do colesterol ruim, o LDL. Pode ser largamente encontrada em frutos do mar, soja, peixes e linhaça.
Dicas Para Cortar a Gordura Saturada
A gordura saturada deixa todo e qualquer alimento muito mais saboroso, presente nos pratos mais deliciosos e engordativos que vão a nossa mesa faz um grande mal para a saúde. Por isso elaboramos algumas dicas para cortar essa gordura do seu dia a dia, além de manter a silhueta em dia é possível manter o seu organismo funcionando sempre bem.
As Dicas:
- Escolha cortes de carnes que sejam mais magros e faça a remoção da gordura.
- Diminua a quantidade de carne que você consome. Substitua por queijos desnatados.
- Cozinhe usando azeite de oliva ou mesmo óleo vegetal, esqueça a manteiga e a margarina.
- Coma mais nozes e tofu.
- Tente consumir mais abacate na sua dieta e menos queijo amarelo.
- Prefira ter batata assada em sua dieta ao invés de batata frita e no lugar de creme de leite prefira o iogurte desnatado.
- Prefira o leite desnatado.
- Troque a maionese por creme de leite no preparo de molhos para saladas.
- Nos pratos como caçarola, por exemplo, troque a carne por feijão e legumes.
- Ao invés de tomar sorvete coma mais frutas.