Em Que Idade as Espinhas Param de Aparecer?

Em Que Idade as Espinhas Param de Aparecer?

A acne, ou espinhas, como são mais conhecidas, são um tipo de problema que atinge muita gente, principalmente na fase da adolescência. Em alguns casos, inclusive, elas não surgem apenas no rosto, mas também no pescoço e nas costas.

Porém, ao contrário do que muita gente pensa, até mesmo quem não teve problema com espinhas na adolescência pode ter que enfrentá-las na fase adulta.

Para saber em que idade as espinhas param de aparecer, causas, consequências e tratamentos, é só continuar lendo.

Quais São as Principais Causas das Espinhas?

Antes de mais nada, vale frisar que há diferença entre a acne que surge na adolescência, e a acne da fase adulta. Inclusive, até mesmo pela maneira com que ela surge é possível perceber a diferença entre as fases.

Na adolescência, a acne aparece do nada, de uma hora para outra. Enquanto que na fase adulta, as espinhas surgem de uma forma gradual.

As causas para as espinhas podem ser várias como, por exemplo, desequilíbrio nos hormônios (que costuma ser causado pelo problema de ovários policístico), causas genéticas, maquiagem, alimentação e etc.

Além disso, outros problemas que também podem desencadear as espinhas são a obesidade, o tabagismo e o uso de hormônios e de suplementos para obter mais massa muscular.

E não para por aí! O estresse também é outro exemplo de problema que pode favorecer o surgimento de espinhas. Pois, nesse caso, ocorre o aumento do cortisol no organismo, que é o hormônio do estresse.

Na fase adulta, uma alimentação com uma elevada carga glicêmica, e quando há uma grande resistência à insulina, podem causar espinhas também.

Por isso, não é possível dizer quando as espinhas param de aparecer, pois o seu surgimento pode estar ligado à diversos fatores. Sendo necessário, antes de mais nada, eliminar a causa raiz, tratar o problema que está levando ao seu surgimento.

Quais São as Áreas Mais Afetadas Pelas Espinhas?

As áreas mais afetadas pelas espinhas são o rosto e o pescoço. Porém, as costas também podem apresentar acnes em alguns casos, especialmente em homens.

As glândulas sebáceas são responsáveis por secretarem uma substância de consistência oleosa, que serve para impermeabilizar a nossa pele. Por isso, quando há atividades nas costas, é comum surgirem espinhas nessa área.

Além do mais, deixar restos de condicionador, cremes de pentear e máscaras, bem como os banhos muito quentes, também podem levar ao surgimento de acnes.

Pois os restos desses produtos, quando são deixados sob a pele, podem obstruir os poros e favorecer o surgimento de espinhas, além de aumentarem as chances de uma proliferação bacteriana e inflamações.

E os banhos quentes promovem o aumento da oleosidade da pele, que também é um outro agravante para as espinhas.

Como Tratar da Pele Para Evitar Espinhas?

Seja para tratar a acne, ou para evitar que ela surja, é fundamental tomar algumas medidas muito importantes. Dentre elas, estão algumas estratégias que ajudam a não estimular o trabalho excessivo das glândulas sebáceas. Para isso, é necessário mudar alguns hábitos.

Por isso, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar muito a tratar áreas afetas por espinhas, ou para prevenir o seu aparecimento:

  • Manter uma alimentação super balanceada, e com um baixo índice glicêmico;
  • Evitar o fumo e as bebidas alcoólicas, pois inflamam os cravos, bloqueando os poros e provocando a acne.
  • Lavar o rosto somente com água fria e evitar tomar banho muito quente.
  • Fazer esfoliação semanal e limpeza de pele mensalmente.
  • Usar maquiagem não-comedogênica
  • Usar tônico facial e sabonetes específicos para o seu tipo de pele.

    Evitar Espinhas

    Evitar Espinhas

Cuidados Específicos Para as Costas:

  • Usar roupas soltas, que sejam feitas de tecido leve. Evite todo tecido que possa causar algum tipo de abalo ou irritação na região afetada pelas espinhas, pois estimula a ação das glândulas sebáceas.
  • Quando for usar máscaras de hidratação nos cabelos ou cremes de pentear, proteger a área afetada com uma toalha, para que o produto não entre em contato com a pele.
  • Procure tomar um banho de sol nas costas todos os dias antes das 10 horas da manhã, e após as 16 horas. Pois os raios solares têm ação anti-inflamatória.

Porém, é sempre importante procurar por um dermatologista, pois ele é a pessoa mais indicada para avaliar as suas espinhas, e identificar quais os melhores tratamentos para cada caso.

Mitos e Verdades Sobre as Espinhas

  • Acne tem cura?

Mito. Apesar de muitas marcas afirmarem que os seus produtos são capazes de curarem a acne, isso não é verdade, pois esse problema não tem cura. O que pode ser feito é mantê-la sob controle.

Podemos também prevenir o seu surgimento ao mantermos uma dieta saudável e usarmos produtos de qualidade, que tenham ativos eficazes em sua composição.

  • Espremer espinhas elimina a inflamação?

Mito. Espremer as espinhas faz mal para a sua pele. Afinal de contas, esse procedimento não só aumenta a inflamação, como também causa lesão e cicatriz na área afetada.

Sem contar que, caso você esprema a espinha com as unhas sujas, pode fazer com que as bactérias das unhas penetrem na lesão, e deixem o local ainda mais inchado e dolorido.

  • Chocolate causa espinhas?

Em partes sim. O chocolate contém um alto índice glicêmico. Dessa forma, ajuda a estimular a produção de sebo nas glândulas sebáceas, contribuindo para o aumento da oleosidade da pele, e piorado as espinhas.

Assim como o chocolate, demais alimentos gordurosos, doces e derivados do leite também contribuem para o aparecimento de espinhas.

Tratando a Acne

Tratando a Acne

  • Lavar o rosto muitas vezes por dia previne acne?

Mito. Ao contrário do que as pessoas pensam, lavar o rosto muitas vezes por dia não reduz a oleosidade, e sim pode dar o feito rebote, ou seja, aumentar a oleosidade ao invés de reduzir. O mais indicado é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, na parte da manhã e outra vez à noite, somente.

Os produtos usados devem ser específicos para o seu tipo de pele, e indicados para reduzir ou prevenir a acne.

  • Cravos pretos indica que estão sujos?

Mito. Os cravos são pretos devido à melanina presente, e não por causa do sebo ou da oxidação da queratina.

  • Clima quente favorece o surgimento de espinhas

Verdade. Quanto mais quente for o clima, maior será a oleosidade da pele, promovendo um aumento no quadro de espinhas e cravos. Por esse motivo, é fundamental manter a pele limpa, hidrata e não se esquecer de usar um protetor solar específico para pele com acne.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.