Se pararmos para observar as pessoas ao nosso redor perceberemos que muitas mulheres estão usando um corte repicado, ou seria desfiado? É bastante natural fazer essa pequena confusão entre os cortes repicados e os desfiados, mas saiba que não é tudo a mesma coisa.
O desfiado na verdade é um tipo de complemento do corte repicado e não é feito usando a mesma técnica. Confira abaixo quais são as diferenças entre repicados e desfiados e depois saiba como fazer lindo corte repicado.
Repicando As Madeixas
O corte repicado pode ser feito em alta ou baixa projeção, pode ser tanto em linhas horizontais como em linhas verticais. As linhas verticais vão deixar o repicado mais leve e as linhas horizontais vão acrescentar um efeito mais pesado ao visual.
Os ângulos das mechas dos cortes repicados variam entre 45 e 180 graus, tudo depende do desejo da pessoa que está optando por esse corte. A posição do dedo do cabeleireiro também muda de acordo com o efeito e caimento que ele deseja dar para o corte. Esse tipo de corte fica melhor quando feito com uma tesoura fio navalha.
A navalha é a melhor opção para quem tem fios oleosos ou então com pouco volume. Quando você faz o desfiado com a navalha a ponta do seu dedo fica em irrigação e isso a deixa seca e consequentemente reduz o volume. Isso pode não valorizar as suas madeixas então avalie bem o caso.
Quem tem cabelos curtos deve investir na desfiadeira. O comprimento de um corte de cabelo deve ser escolhido de acordo com o momento da vida de cada pessoa. Nesse tipo de corte repicado é muito importante que o cabeleireiro tenha muita atenção, pois é possível acabar dando muito volume ou reduzindo demais o comprimento com apenas algumas tesouradas.
Quando a parte de cima fica muito curta, por exemplo, é bem trabalhoso arrumar as madeixas no dia a dia. No cabelo comprido a dica é criar um aumento progressivo dos fios, isso vai acabar formando diferentes comprimentos que irão se encaixar entre si e o visual ficará ainda mais contínuo.
Franja Para Todos Os Gostos
A franja pode ser repicada juntamente com o restante do seu cabelo, porém, exige alguns cuidados especiais. Um dos estilos de franja repicada que tem sido bastante usada é aquela repicada em diagonal. Isso permite que a mulher use a mecha tanto de um lado como de outro criando mais movimento e possibilidades.
Uma outra opção interessante é cortar a franja com a ponta da tesoura ou quando se tem um grande volume de cabelo nessa região fazer graduações a 90 graus e criar um desfiado assimétrico para que a franja fique com mais leveza.
É Repicado ou Desfiado?
O corte repicado é aquele que dá uma forma irregular ao cabelo e a sua técnica pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, liso ou enrolado, longo ou curto. Em geral esse tipo de corte fica melhor em quem tem madeixas onduladas, mas é possível chegar a resultados incríveis em cabelos lisos ou bem cacheados.
Os cortes desfiados deixam os fios mais desconectados e desiguais o que cria um efeito mais suave e discreto. O desfiado pode ser feito com a tesoura de fio navalha ou mesmo com a própria navalha ou até mesmo com a desfiadeira.
Os desfiados quase sempre são feitos repicados com graduações. Quando as madeixas são apenas desfiadas sem uma graduação podem acabar sem linha de corte. Nesses casos é necessário criar uma graduação baixa a 45° e texturizar os desfiados para que fiquem mais leves e com um movimento assimétrico.
Na prática podemos dizer que o corte desfiado é um complemento do corte repicado, porém, um cabelo que foi repicado nem sempre está desfiado.
Dicas Para Usar Cortes Repicados e Desfiados
Depois de entender qual é a diferença entre os cortes repicados e os desfiados você vai gostar das dicas que selecionamos de como adaptar esses cortes para vários tipos de cabelo.
Cabelos Longos
Quem tem longas madeixas pode optar por cortes feitos em camadas longas que ajudam a distribuir melhor o volume ou mesmo o corte desfiado para ajudar a reduzir o volume.
Cabelos Curtos
Já quem tem as madeixas curtinhas pode usar sem medo esses cortes, mas é importante respeitar o seu tipo de fio.
Cabelos Volumosos
Os cabelos volumosos ficam bem tanto com cortes repicados como com cortes desfiados. O tipo da camada é o que define se dará mais volume ou se o volume será distribuído. A dica para quem não quer tanto volume é dar preferência para um corte desfiado.
Cabelos Finos
Se os seus cabelos são finos e com pouco volume não pode ser muito desfiados. O mais adequado para esse tipo de cabelo é usar um corte em camadas longas para conseguir ganhar mais volume e movimento.
Na Moda
A técnica do corte repicado e do corte desfiado está em alta desde muito tempo. Esses cortes conquistam a cabeça de muitas mulheres porque são versáteis, práticos e o seu resultado é cheio de estilo. O mais interessante é que são tipos de corte bem democráticos uma vez que são ótimos para os cabelos lisos, cacheados, curtos, longos enfim para vários tipos de cabelos.
Quem está insegura deve procurar um bom cabeleireiro visagista para ajudar a definir o tipo de corte que vai fazer e se ele vai combinar com o seu tipo de rosto. Muitas vezes as mulheres tem um pouco de resistência em mudar o seu visual, porém, com a ajuda de um profissional de confiança é mais fácil ter certeza de que se vai acertar.
Para que os seus cabelos fiquem sempre lindos e com o corte repicado ou desfiado é necessário voltar ao salão a cada três meses e usar somente produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo.
Escolher bem o corte que vai fazer e conseguir manter a saúde das madeixas é fundamental para ter um visual incrível e estar sempre de bem com a sua autoestima. O mais importante de um corte de cabelo é que você se sinta feliz consigo mesma.