Não tem nada pior que depois daquela linda esmaltação, a sua unha acaba por quebrar. Normal, acontece. Mas quando isso acontece sempre e com o menor dos esforços como apenas bater em um móvel, sua unha pode estar fraca e precisar de cuidados para fortalecimento. A boa pedida é que são simples cuidados e podem ser feitos em casa.
Os sinais básicos de unhas fracas são: descascar, tom amarelado e quebras nas pontas com muita facilidade. No geral elas não conseguem crescer muito e já apresentam os primeiros sinais de quebra. Às vezes na ponta, às vezes na raiz mesmo, bem coladinho com a carne, causando alguma dor. Unhas fracas podem descapar também, como se tivesse revestida de um plástico soltando. Mas em todos os casos citados acima o problema pode ser tratado.
Use Sempre uma Base em sua Unha
Se você não consegue viver sem unhas pintadas, use uma base fortalecedora na sua unha sempre que for pintar. Elas não custam mais que um esmalte e vale a pena o investimento; As manchas amarelas na unha são causadas por conta de esmalte forte e a base irá proteger contra o problema. Ao mesmo tempo você estará uma usando uma base útil para ajudar sua unha a ficar mais forte e quebrar menos rápido.
Comer Gelatina Pode Ajudar a Deixar as Unhas Mais Fortes
Para muitas pessoas isso não passa de um mito, mas de fato pode funcionar. A teoria por trás da lenda de comer gelatina ser bom para as unhas é real, pois a gelatina tem proteína nele. Isto é verdade. Em alguns casos, o produto comprado no supermercado é feito de gelatina de queratina, a mesma proteína que é encontrada em esmaltes de cascos de cavalo.
Em geral, comer lotes de proteína não vai ajudar as suas unhas e ainda vai sobrecarregar seu organismo, que ira eliminar o excesso em fezes e urina. Ou seja: trabalho em vão. A maioria dos ocidentais, mesmo aqueles que não comem produtos de origem animal, possui uma abundância de proteína em sua dieta. Pessoas com deficiência de proteína real são raras, e tem sintomas mais urgentes para se preocupar além de unhas fracas.
Não pense em colocar suas mãos em água com gelatina, uma dica falada por ai em sites com conteúdo de péssima qualidade e revistas com matérias sem pesquisa. A gelatina contém uma grande quantidade de água, o que vai deixar a unha mais oleosa e fraca.
Comer Maçãs, Alho ou Cebola Pode Ajudar a Melhorar a Força de Suas Unhas
A lógica por trás dessa dica é que as unhas contém uma grande quantidade de enxofre assim como a proteína, e os alimentos citados acima são ricos em enxofre. Logo, eles devem ajudar suas unhas. Embora seja verdade que os alimentos citados contêm enxofre, e que a cebola e o alho e maçãs devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, não há evidências de que você pode curar unhas fracas apenas por comer mais desses itens no dia a dia. Comer pode ajudar seu organismo, mas não de uma forma extremamente eficiente.
Evite Exposição Excessiva de Sua Unha à Água
Deixando sua unha constantemente na água pode, paradoxalmente, secar suas unhas. Se você gasta muito tempo com as mãos na água, certifique-se de proteger as mãos com luvas sempre que possível, e ter tempo para aplicar um creme para as mãos rico em proteínas e óleo. Aplique o produto uma ou duas vezes por dia, esfregando-o bem para as unhas e cutículas.
Não use Suas Unhas Como Ferramentas
Todo mundo com certeza já abriu algo difícil usando as unhas ou ouviu o pedido “tenta você que tem unha grande”. Se deseja descolar um adesivo, desapertar um parafuso ou remover uma farpa, use uma ferramenta, mas não use suas unhas. A exposição repetida ao estresse pode causar o surgimento de pequenas capas as suas unhas, como se ela estivesse se descamando. Vai deixar sua mão com uma aparência nada agradável e criar o efeito de ‘descamação’ não mão com o tempo.
Nada de dar um Polimento na Unha Usando uma Lixa Grossa
O tom amarelado ou manchas é um convite para você passar a lixa de unha por cima. Não faça isso. Assim você está tirando a camada de proteção da unha e acaba por deixar a sua unha mais fraca mesmo. Esfregar as unhas com a lixa causa danos às unhas.
Quando estiver moldando o formato com a lixa, apenas arraste a lixa em uma direção e não use muita pressão. Além disso, evite usar o lado de moagem da unha (o mais grosso da sua lixa de mãos) mais do que uma vez por mês, pois pode desgastar a superfície das unhas até que elas ficam tão finas que quebram até mesmo dormindo. Para polimento compre produtos específicos macios. São pequenas borrachas com a capacidade de polir de forma simples e sem qualquer esforço em sua manicure em casa.
Não Roa as Unhas
Velhos hábitos custam a sair de cena e roer unhas é um deles. Mas roer as unhas realmente afeta a sua força no longo prazo. Você não está apenas mastigando as unhas e arrancando com os dentes, mas também está expondo as unhas à água em sua saliva diversas vezes, o que realmente resseca as unhas. Encontre uma maneira de quebrar o hábito, e enquanto você ainda roe, use um creme de mãos diário.
Use Hidratantes
Cremes hidratantes são excelentes para o tratamento de unhas quebradiças. Existem muitas marcas de cremes de unhas que podem ser encontrados em sua cidade. Ao usar, tente Massagear os cremes para as mãos e as unhas, várias vezes por dia para mantê-las hidratadas. Outra dica é a vaselina que funciona bem como um hidratante. Aplique-a nas mãos e use luvas de algodão durante a noite para um tratamento de hidratação intensa. Mantenha vários frascos de vaselina em casa e aplique-a várias vezes ao longo do dia, especialmente após as mãos ficaram molhadas