Um dos atos mais comuns entre as mulheres, a depilação é quase um ato mensal, às vezes semanal entre as mulheres. É um dos atos mais desgastantes também, pois envolve algum tempo sozinho para retirar os pelos e ainda remover os excessos de emergência casos e vá à praia, ou usar uma blusa mais decotada e quer garantir a depilação das axilas em dia.
Os métodos mais comuns de depilação são o uso do barbeador para remoção rápida, o uso de cera quente ou fria, depilação a lazer e depilação com mola. Os mais usados pelo baixo custo e praticidade são sempre o barbeador com lâminas e com cera. A cera quente é sempre mais indicada, mas a fria é mais prática. Ambas competem em números entre os melhores métodos.
Sua Depilação Deve Durar Mais Com Cera
Dentre os métodos de depilação para fazer em casa, o mais indicado para reduzir o crescimento dos pelos é a cera. A grande diferença entre a cera e a lâmina de barbear é que a primeira retira o fio pela raiz, fazendo-o demorar mais a regenerar suas células e formar os pelos novamente. Já com o barbeador, os pelos são apenas cortados e a raiz continua. Você corta pela superfície e por isso ele tende a crescer mais grosso. Quanto mais você corta pela metade, mais o corpo tende a fazer o pelo crescer mais rápido para proteger a pele e acaba por diminuir sempre o período entre uma depilação e outra.
A depilação com cera tende a ser necessária de fato a cada três semanas. Para algumas mulheres com crescimento lento, pode ser refeita até um mês depois. Contudo, é preciso ter um determinado comprimento da pelugem para poder arrancar sua raiz e isso pode ser bem incômodo.
Como Fazer a Depilação Corretamente Com Cera
A depilação é tradicionalmente feita apenas aplicando a cera no sentido do crescimento do pelo. Muitas vezes, os resultados incluem o cabelo arrancado como um todo, mas pode haver quebra de cabelo que quebra acima ou abaixo da superfície da pele, o que pode trazer problemas ao crescimento.
Mas você pode evitar alguns desses problemas se aplicar cera contra a direção do crescimento do cabelo, e depois na direção do crescimento do cabelo no mesmo curso e trabalhar rapidamente. A cera vai rodear completamente o folículo de cabelo de todos os lados, permitindo que os fios (mesmo aqueles mais finos) sejam removidos mais facilmente, e ao mesmo tempo reduzir a quantidade de quebras. Como o cabelo é removido e não quebrado, você vai achar que está livre de cabelo mais longo.
Qualquer método de remoção de pelos que retire a pelugem pela raiz tende a durar mais que o uso do barbeador. Logo, você pode começar a se adaptar aos métodos de depilação com linha, com pinça, com cera quente ou fria e vai ter um período bem menor de crescimento que o uso de um barbeador.
Depilação a Lazer Pode Durar Mais
A maioria dos dermatologistas costuma lançar a propaganda de que a depilação com lazer pode ser a depilação definitiva, com a promessa de acabar com os pelos de vez. Contudo, isso pode não acontecer. O corpo quando bem nutrido tende a se reestruturar e isso acontece com os pelos. Mesmo que se mate os folículos com os pelos, em alguns locais ele pode nascer de novo, mas demora mais bastante, por isso é a mais indicada.
Mesmo que cresça em algumas partes ainda do corpo, a depilação a lazer é uma das mais duradouras. O problema ainda é seu processo doloroso e de alto custo. O valor é pago por sessão e é preciso ao menos cinco sessões para os pelos serem removidos completamente.
Uma Esfoliação Pode Ajudar a Prolongar a Depilação
Segundo alguns dermatologistas, uma medida simples para fazer os pelos crescerem de forma mais lenta é a esfoliação. Com a aplicação deste tipo de limpeza mais profunda, o método ajuda o pelo a ser removido de forma mais profunda, por isso ele cresce mais lentamente. Uma das vantagens do método também é que ela previne a foliculite, ou inflamação do folículo, que pode causar o pelo encravado e ainda o surgimento de inflamações séries na pele.
A esfoliação deve ser feita sempre três dias antes de sua data de depilação marcada e três dias depois. Faça com cremes de sua preferência, seguindo as indicações da embalagem para ter uma maior eficiência dos eu item comprado.
Tente Passar Mais Tempo Entre Uma Depilação e Outra
O organismo humano aprende muito rápido. Se você começa a comer menos para emagrecer, o corpo deve tomar medidas para não ganhar mais peso e isso pode ser reduzir o consumo de calorias pelo organismo. O mesmo processo deve acontecer com a sua pelugem: quanto mais você corta, mais o corpo vai entender que vai ser cortado e por isso vai crescer mais rápido. Um processo semelhante pode ser notado com suas cutículas para unhas: se você passa uns dois meses sem retirá-las, vai notar uma quantidade bem menor se comparado a fazer as unhas todas as semanas.
Tente passar mais de 40 dias sem usar a cera ou seu método tradicional de depilação. Tente demorar o máximo de tempo possível entre uma depilação e outra, mesmo que incomode um pouco. Com o tempo você vai notar o crescimento dos pelos mais lentos e podem até cessar.
Uma Hora Seus Pelos Vão Crescer Mais Lentamente
Você sabia que há uma tendência dos seus pelos de diminuírem de frequência de crescimento? A sua sobrancelha é seu primeiro sinal. Se você costuma depilar a sobrancelha com frequência, vai notar que os pelos vão crescer cada vez menos e até cessar depois dos 40 anos. Isso acontece porque os hormônios relacionados ao crescimento do pelo vão diminuindo de ritmo.
O corpo para de se regenerar com o passar dos anos. Não é uma boa noticia saber que você talvez tenha de esperar até os 40 anos para diminuir a depilação, mas ao menos é um alivio saber que não viverá sempre com este compromisso na rotina.