Dicas de Cuidados Com as Cutículas

Para ter mãos de princesa, basta tomar alguns poucos cuidados com as cutículas, ao menos três vezes durante a semana, e nos outros dias fazer uma massagem leve com um bom hidratante. Além de ter mãos bonitas, você ainda vai evitar doenças de pele e possíveis contaminações de bactérias e fungos que podem afetar outras partes do corpo quando entram para dentro da pele por meio de cutículas inflamadas.

Não é nada difícil cuidar das cutículas. O mais difícil é manter se disciplinada, o que vale para todas as tarefas da sua vida, não é mesmo? Então confira a seguir uma série de dicas para prestar mais a atenção em como você tem cuidado das suas cutículas e saiba quais novos hábitos você deve adotar para ter mãos bem cuidadas sem muito esforço no dia a dia:

  • Jamais roa as unhas. E jamais corte as cutículas com os dentes. Hidrate antes as cutículas, para então remover cuidadosamente os excessos de pele. Também, passe um hidratante não mãos e vista sempre um par de luvas quando for fazer os afazeres domésticos.
  • Caso a sua pele seja naturalmente mais ressecada, a dica é apostar em cosméticos à base de vaselina, pois eles retém a hidratação que a pele possui naturalmente, deixando conseqüentemente a sua pele mais macia.
  • Faça dos cuidados das mãos uma rotina de beleza, como lavar os dentes ou tomar uma banho. Molde sempre as unhas com o cortador e, quando necessário, com a lixa de unhas a fim de evitar que você lasque ou quebre as unhas com facilidade. E nunca mexa sozinha em uma unha encravada do dedo, a não ser que você seja um profissional de manicure. De imediato você pode ter a impressão de ter resolvido o problema, mas é muito provável que tenha apenas encravado ainda mais a unha inflamada. Portanto, a dica é correr para um podólogo de confiança e resolver logo problema.
  • Caso você não saiba como arrumar as unhas sozinha e vai com freqüência ao salão de beleza, procure se informar bem sobre os devidos cuidados de higiene que a manicure tomou antes de começar a mexer nas suas mãos.  Fuja das profissionais que arrancam completamente as suas cutículas, pois isso é uma agressão ao seu corpo. O ideal é hidratar sempre as mãos e apenas empurrar as cutículas abrindo mais espaço para esmaltar as unhas e, somente quando houver muito excesso, remover um essas parte excessiva de pele morta.
  • Se você cuida sozinha das próprias mãos, a dica é hidratar o quanto mais as cutículas. Isso estimula a pele a não ressecar e ficar com aquelas bordas esbranquiçadas ao redor das unhas. Procure, também, sempre estar com as unhas limpas. Assim você evita de ficar cutucando elas e propiciando que a unha se lasque ou que machuque a própria pele com algum utensílio de higiene.

Que Problemas Podem Surgir ao Mexermos nas Unhas?

Antes de começar a entender quais são e o porquê se formam determinados problemas nas unhas, vale lembrar que as cutículas são mais uma forma de proteção e de fortalecimento das unhas.

As unhas são uma parte do corpo feitas unicamente de proteínas e de queratina. As mesmas substancias que compõem os nossos cabelos. Em outras animais como os cavalos, por exemplo, essas substancias dão forma aos cascos e nos rinocerontes, modo muito mais espesso, dão forma aos chifres desses animais. A parte das unhas na qual passamos a lixa e cortamos com o cortador e, as vezes, com a alicate é conhecida como lâmina ungueal. As paroníquias são aquelas pelezinhas as quais ficam ao redor dessas lâminas. O termo ungueal diz respeito à pele que fica sob essas lâminas.

Conhecidas cientificamente como eponíquios, as cutículas ficam sobrepostas à lâmina ungueal na base de cada unha. Ao passo que as células que formam as unhas morrem, as cutículas ficam endurecidas e levemente esbranquiçadas. Em seguida o corpo vai produzindo novas células e essa parte morta das unhas fica mais evidente.

As cutículas são uma parte muito importante das unhas e com isso requerem atenção especial. Elas tem a função de proteger as novas células de queratina que vão se formando, enquanto as células mais envelhecidas vão aumentando o comprimento atual das unhas. O modo como as cutículas estão dispostas nas unhas também fazem elas ter a função de selar o espaço entre a unha propriamente e a lâmina ungueal. Essa vedação previne a entrada de bactérias, fungos e vírus através dessa parte do corpo.

Mesmo que você remova apenas as pontinhas das cutículas, saiba que não está fazendo o correto. Pois se estivesse com as mãos devidamente hidratadas, as cutículas estariam pouco aparentes e bastaria apenas empurrá-las para então esmaltar as unhas.

Há quem consiga remover somente a parte morta das cutículas, mas isso é muito raro mesmo que você tenha prática e segurança ao manusear os utensílios de  higiene. Ou seja, mude seus hábitos caso esteja acostumada a remover as cutículas e passe a hidratar melhor essa parte do corpo.

A paroníquia é uma freqüente inflamação a qual costuma se manifestar na forma de dores locais, pele avermelhada e levemente inchada, chegando a formar bolsões de pus amarelado em casos de descuido. Para recuperar essas agressões na pele recomenda se lavar bem as mãos e passar uma pomada anti micose e, caso a inflamação não suma, vá ao dermatologista.

Link Bem Legal:

Confira algumas sugestões de produtos para ajudar ficar com as cutículas saudáveis e bonitas sempre. Agora que você sabe o modo correto de manter as cutículas, aposte em produtos que recuperam elas caso estejam com problemas ou, ainda, em produtos que mantém a boa saúde dessa delicada partes das mãos. Retirar as cutículas é um habito cultural dos brasileiros e, não é o mais indicado para a saúde das mãos como se sabe. O melhor a se fazer sempre é ter mãos bem hidratadas e apenas empurrar levemente as cutículas para então esmaltar as mãos. Acesse o link logo a seguir e veja a listinha de produtos essenciais para as cutículas:

http://www.viciadasemesmaltes.com/dicas-cuidando-das-cuticulas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.