As mulheres se dividem entre as que gostam de ir a manicure, as que não gostam, mas acabam indo por falta de opção (não sabem fazer unha em casa) e aquelas que uma vez ou outra, em uma ocasião especial ou levadas pela preguiça, procuram um salão. Em dois dos casos ir no salão é uma opção, mas em um deles é praticamente uma “obrigação”, o que não é nada bom, até porque estamos falando de uma despesa a mais durante o mês. Porém, é uma situação que pode ser mudada, com simples dicas de como fazer unha em casa.
Num primeiro momento, pode parecer uma “missão impossível”, mas pode acreditar, qualquer mulher é capaz de fazer as próprias unhas sem precisar de ajuda de uma manicure. Não estamos desprezando essas profissionais, pelo contrário, porém, é sempre bom ter um plano “B”, para um dia que o salão está lotado ou simplesmente porque é um mês que decidimos fazer uma economia a mais, sem abrir mão da nossa beleza. Como em qualquer profissão, e agora estamos falando da manicure, um bom trabalho só pode ser feito quando estamos munidos das “ferramentas” certas e de boa qualidade. Então, para quem está pensando em fazer as unhas em casa, a nossa primeira dica, o primeiro passo é montar a caixinha manicure. Nós pedimos ajuda a uma profissional e veja a lista de objetos que ela nos garantiu que não podem faltar na sua caixinha. Anote e depois compre tudo direitinho, isso vai garantir o sucesso nos próximos passos.
Caixinha de Manicure: lixa de unha, espátula, alicate para cortar a unha (ou tesoura), alicate para retirar a cutícula (afiado), pauzinho de laranjeira (serve para limpar os cantinhos da unha), acetona (ou qualquer outro tipo de removedor de esmalte), algodão, base (as melhores são aquelas que fortalecem as unhas), óleo secante (a versão spray é melhor), creme para retirar as cutículas (pode ser também um creme hidratante normal) e os esmaltes (escolha as cores que você mais gosta). Agora que você já sabe qual o material indispensável para fazer as unhas em casa, veja as outras dicas, que podem facilitar o seu trabalho!
- Na maioria dos salões, para amolecer a cutícula, as manicures fazem com que as mulheres mergulhem os pés ou as mãos em potes ou bacia, e é uma boa ideia, claro. Porém, algumas profissionais estão usando uma outra técnica, tão eficaz quanto a água na bacia e mais prática. Elas usam pedaços de algodão umedecidos na água sobre cada dedo, por cerca 3 minutos. Segundo essas profissionais, é um modo mais higiênico de umedecer a cutícula. Pode também ser mais caro, já que será necessário usar o algodão. Fica ao critério de cada uma.
- Ainda preocupadas com a higiene, as manicures profissionais nos recomendam uma outra atenção quando vamos fazer as unhas em casa: não aprofundar muito a cutícula. Nada de tirar e tirar a cutícula, porque pode até deixar mais bonitinha, por outro lado, você estará deixando os seus dedos vulneráveis a contaminação. Você pode retirar somente aquela cutícula que consegue empurrar com a espátula. Atenção para não machucar os dedos!
- Uma coisa que é muito comum para quem faz unhas em casa e não está acostumada é deixá-las com descamações e ondulações. Porém, existe um modo de evitar esse “problema”. Você deve passar um pouco de óleo secante sobre as unhas, logo depois de ter retirado o excesso da cutícula, em seguida, passe levemente a parte mais fina da lixa em cima.
- Antes de passar o esmalte, não se esqueça da base. Ela não só prepara a unha para receber a cor escolhida por você, como ajuda na limpeza depois das unhas pintadas. Para isso, é necessário passá-la de forma abundante deixando ultrapassar um pouco nos cantos do dedo.
- Um erro muito comum que comete quem não está acostumado a fazer unhas em casa é a quantidade de esmalte no pincel e sobre as unhas. Você precisa cobrir o pincel com esmalte, o que não significa mergulhá-lo dentro do vidro e retirar pingando. O ideal é cobrir as unhas com duas camadas bem finas, então, o pincel precisa ter a quantidade suficiente para cobrir e mais nada. Se necessário, retire o excesso de esmalte do pincel passando na borda do vidro.
- Muitas mulheres, quando tentam fazer unha em casa, superam todas as etapas menos a crucial, a limpeza das unhas. Se o esmalte for escuro, a situação piora, ou elas acabam tirando o que não é para tirar ou acabam manchando os dedos. Para evitar esse problema, faça a limpeza final das unhas com elas protegidas com um óleo secante. Na limpeza, o que faz uma grande diferença também é a ponta do pau de laranjeira, que deve ser fina. Uma outra coisa, importantíssima, coloque pouco algodão no pau de laranjeira.
- Paciência é uma palavra-chave para quem quer fazer unhas em casa. Como foi dito anteriormente, é necessário colocar 2 camadas finas de esmalte, mas não pense que é uma sobre a outra. Primeiro você passa a base, espera secar (bastam poucos segundos), depois passa a primeira camada, e aí é que tem que ter paciência. Se você tiver bastante habilidade, pode passar a primeira camada de uma mão partir para segunda e quando terminar a segunda voltar para primeira. Porém, se você se atrapalha um pouco, é melhor esperar que a primeira demão esteja seca para fazer a segunda mão, e assim por diante.
- Para quem está começando a fazer unhas em casa é melhor não tentar “recuperar” uma unha. Uma manicure profissional, muitas vezes, consegue salvar uma unha borrada, mas quem não está acostumado não conseguirá nunca. Você vai acabar com uma unha diferente das outras.
- Na primeira tentativa de fazer unhas em casa, prefira os esmaltes claros. Deixe os mais escuros para quando você estiver mais acostumada a fazer a limpeza.
- Depois que terminar de fazer as unhas em casa, mesmo que pareça que o esmalte está completamente seco, espere um pouco antes de colocar as mãos em coisas que possam arranhar a pintura.