São várias as matérias sobre obesidade, os fatores relacionados com toda dificuldade em perder peso, as grandes conclusões científicas que já foram feitas e que estão sendo realizadas com o intuito de colaborar para que tenham uma maneira sadia e correta em emagrecer, por um período longo e duradouro, onde todos os especialistas no assunto teimam em dizer constantemente que já é de conhecimento adquirido através de pesquisas realizadas que para emagrecer tem que ser feito de um modo que não prejudique sua saúde, tendo que seguir pelo lado correto que é o alimentar-se corretamente, pois isso irá te causar muito mais saúde e também fará com que alcance o seu ideal.
Outro detalhe que os especialistas persistem em afirmar é a falta de atuação física, deixando bem claro que o sedentarismo é o grande causador da obesidade e que já comprovaram também que a diminuição de calorias não esta colaborando na perda de peso, e sim que a pratica de atividade física é que esta colaborando para a perda de peso.
Portanto vamos classificar 10 questões que andam lado a lado com a obesidade, como podemos citar a primeira dizendo que a obesidade esta enquadrada como sendo realmente uma doença, e tão grave para essa geração e principalmente muito mais grave as gerações futuras, originando preocupações aos órgãos governamentais.
A segunda questão pode-se dizer que esta relacionada ao fator da dificuldade que um obeso encontra em perder peso após atingir um estado avançado.
A terceira é quando a obesidade se instala rapidamente, geralmente o fator gera em torno de distúrbios psicológicos ou hormonais.
A quarta é a indicação para um correto tratamento, sendo providenciado todos os exames laboratoriais, seguindo todo o perfil do paciente, daí a continuidade séria desse tratamento.
A quinta é estar atento ao aumento de seu peso, se não esta caminhando rapidamente a uma obesidade mórbida e para saber e ter o controle da situação tente estar sempre ligado no IMC, não podendo estar acima dos 25.
A sexta é procurar estar atento caso comece a ter dificuldades na locomoção, se o seu colesterol, triglicérides, pressão arterial alta, diabetes, gota, artrose, coronariopatia, insuficiência renal, apnéia noturna do sono, esteatose hepática, insuficiência glandulares e muitas outras, procure correr atrás do prejuízo.
Já a sétima conta com a doença de maior risco para um obeso que é a junção dessas doenças, hipertensão arterial, dislipidemia, hiperglicemia e resistência aumentando a insulina.
Oitava, uma das doenças que mais preocupam, é o tratamento do diabetes com o auxílio de um nutricionista, para que elabore uma dieta hipocalórica, com atividade física e medicação prescrita pelo seu médico, em alguns casos podendo até partir para uma cirurgia bariátrica.
Nona, para se tratar um obeso é necessária a junção de um endocrinologista, um cardiologista, o nutricionista, e mais psicólogo, dependendo do caso até mais profissionais entram no caso.
Décima, uma coisa é certa, para se perder peso tem que haver uma força enorme interior, muita determinação em realmente querer emagrecer e deixar de ter todas essas complicações, o principal é você mesmo quem vai conseguir todo o resultado através de sua determinação.