A depilação com cera ou com lâmina faz parte da vida feminina, tem que escolher uma ou outra, sendo que a cera é mais vantajosa porque o efeito dura um pouco mais. Porém, com a rotina corrida, que a maioria das pessoas têm, acaba não sendo nada prático está sempre com hora marcada na esteticista. Na verdade, não é só essa a desvantagem dos dois métodos, tem o fator incômodo também, por isso, as técnicas de depilação permanente, definitiva, vem se popularizando cada vez mais.
A depilação permanente pode ser feita usando duas técnicas: a laser ou de fotodepilação. O método usado em ambas é muito parecido, mas não é igual, uma vez que cada um tem uma luz específica para retirada dos pelos. Aliás, vale ressaltar que para uma técnica de depilação permanente ser eficente é importante que a escolha da luz seja acertada, esse é o fator principal.
A Depilação Permanente Não é Para Sempre
Apesar de serem “vendidas” como técnicas permanentes de retirada de pelos, não é bem assim na prática. Na verdade, se trata de uma eliminação progressiva, o que quer dizer que os pelos se reduzem entre 80% e 90%, e isso só acontece depois de pelo menos 6 a 8 sessões. Chamar a depilação de definitiva pode decepcionar algumas clientes, que verão os pelos nasceram novamente. É claro, que tudo depende de cada pessoa e com certeza, os pelos nascerão fracos e não grossos como eram antes da depilação. Segundo os dermatologistas, o nosso organismo é capaz de produzir novos bulbos e raízes, que dão início a novas haste e por isso não é possível acabar definitivamente com os pelos.
no images were found
Como Funciona a Depilação com Laser e a Fotodepilação
A luz usada na depilação é o laser com feixe reto, isto é, ela vai diretamente na célula que quer atingir. Com a sua intensidade, ela é capaz de atingir as células germinativas da raiz dos pelos, é exatamente por esse motivo, que a depilação feita usando esse método é mais eficiente.
Se o laser vai direto ao ponto, o mesmo não acontece com a técnica da fotodepilação, que é feita usando a luz difusa. Essa luz é pulsada de baixa intensidade, e o objetivo com ela é de enfraquecer os pelos e o seu bulbo. Porém, se tratando de uma luz mais fraca, ela não tem a capacidade de acabar com as células germinativas da raiz dos pelos como o laser.
O que significa que este método pode fazer com que você tenha que optar por um maior número de sessões de manutenção do que com o outro. Outro ponto que diferencia uma da outra é que no caso da luz difusa é recomendado raspar os pelos antes de fazer a sessão de fotodepilação para facilitar o direcionamento da energia para a raiz dos fios.
O Tipo de Pelo faz a Diferença na Hora de Escolher o Tipo de Depilação Permanente
A falta do pigmento escuro nos pelos, faz com que eles se tornem mais resistentes a depilação, principalmente ser for usando a técnica da fotodepilação. Por isso, quem tem pelos brancos, loiros, ruivos e grisalhos, terão maior dificuldade de eliminá-los em poucas sessões.
Na verdade, se consideramos os pós e contras, a depilação permanente a laser é mais eficaz, inclusive é considerada ótima para qualquer tipo de pele. Enquanto a fotodepilação, não é indicada para mulheres negras, muito morenas ou mulatas, porque podem provocar manchas na pele que são irreversíveis. Outro detalhe importante é que se trata de um procedimento que não deve ser feito sobre uma pele bronzeada, deve ser natural ao máximo. Segundo os dermatologistas, os melhores resultados de fotodepilação são observados em pessoas com a pele branca e cabelos escuros.
Outro conselho que os profissionais costumam dar para quem está pensando em fazer uma depilação permanente é o de deixar de tomar sol por pelo menos 15 dias antes de usar a técnica.
O Tempo de Duração e o Resultado da Depilação Permanente
Agora que você já sabe que terá que refazer a depilação permanente, saiba qual o verdadeiro tempo de duração dela. Para começar, tenha em mente, que a duração e o resultado são variáveis, depende de cada pessoa e também da região do corpo em que foi feita a depilação. Outros fatores também influenciam no resultado, como o tipo de laser usado, a produção de hormônios, a cor tanto da pele quanto dos pelos.
Deixando os detalhes para ele, os pelos retirados com a ajuda do laser podem demorar a reaparecer por pelo menos 3 variando a 5 anos. Já no caso da fotodepilação, essa duração é bem menor, cerca de 1 ano, em média. É claro, que se trata de uma base, porque tudo pode variar de acordo com os fatores que foram ditos anteriormente e também com o tipo do aparelho usado, que pode ter um poder mais forte ou mais fraco. O segundo caso, só retarda o crescimento dos pelos, mas não consegue eliminar nada.
no images were found
Mulheres com Pele Negra Veja os Prós e Contras de Cada uma das Técnicas
Como foi dito anteriormente, a cor da pele é um fator que influencia no resultado e na duração do mesmo. As mulheres com pele em negra, em especial, devem ter mais atenção na hora de escolher um método de depilação definitiva. Isto porque, explicam os dermatologistas, a tanto o laser quanto a luz pulsada possuem “afinidade” pela melanina do pelo e isso faz com que ele atraia a energia. Acontece que quando a pele é escura, o processo fica mais difícil e é muito comum queimaduras e cicatrizes, que não desaparecem nunca mais. Para evitar esse problema é melhor escolher um dermatologista para realizar o processo, porque ele saberá lidar com qualquer tipo de imprevisto, evitando manchas.
Os dermatologistas aconselham o laser de diodo como o mais eficaz e mais seguro, tanto para as mulheres com pele morena quanto aquelas de pele negra. E recomendam nunca optar pela luz pulsada que não é possível ajustá-la e ela pode acabar atingindo a melanina da pele e causando queimaduras e manchas.
O ritual de depilação, não importa o método, sempre é desagradável e, muitas vezes, doloroso. Mesmo quando feito com lâminas, o que parece ser o método menos doloroso e invasivo, ele precisa ser refeito todos os dias, para que a pele esteja sempre lisinha. O método com cremes depilatórios é uma boa solução – mas os cremes costumam causar alergia depois de utilizados algumas vezes, e podem representar um problema.
Quanto à cera, não são todas as mulheres que conseguem aguentar a dor, e preferem outros métodos para aliviá-la. A depilação definitiva é uma solução para esses problemas. O método mais popular é feito a laser, e há alguma dor envolvida, mas ela é passageira, e a depilação fica. Ela precisa, é claro, ser refeita, em mais ou menos dois anos, mas o processo é bem menos frequente e dolorido do que os comuns. Cada sessão de depilação a laser custa para a perna, em média, R$ 300,00.