Cutículas: Tirar ou Não?

Entre as mulheres, como também aos profissionais da manicure não há um consenso sobre o uso ou não da retirada das cutículas das unhas, quando é feita a pintura com esmalte. Algumas pessoas acham que se deve manter a cutícula por uma questão de saúde, já que ela é uma barreira natural para a entrada de germes e bactérias no fundo das unhas. Outra, no entanto, acreditam que a cutícula deve ser retirada por uma questão estética, já que acham muito feio o efeito dela na unha.

E Você, o Que Acha, a Cutícula Deve ou Não Ser Mantida na Unha?

Contras

O hábito de retirar as cutículas é muito comum no Brasil, porém, é totalmente novo em outros países, já que não possuem este tipo de prática. O fato de tirar a cutícula das unhas pode vir a comprometer a saúde, como também a estética feminina, em razão delas terem a função de barrar os produtos químicos usados durante o uso de detergentes e outros produtos químicos utilizados durante a limpeza da casa. Além disso, o ato de removê-la totalmente durante todas as vezes que for fazer a unha pode causar diversos tipos de infecções, especialmente quando ocorre algum corte inesperado, como também pode vir a causar distorções no formato original da unha.

 

Prós  

Outras profissionais do ramo da manicure acreditam que fazer a retirada da cutícula dá um acabamento muito mais bonito, depois quando já se passa o esmalte. Outras acreditam especialmente aquelas que se focam na cultura dos Estados Unidos e Europa, que muitas mulheres elegantes se recusam a fazer a retirada da cutícula das unhas, como a Musa da grife Chanel dos anos 80, Inès de La Fressange.

 

Riscos

O apreço por retirar ou não as cutículas das unhas varia de acordo com a origem da cliente, mas a transmissão de doenças não. Com isso o risco de se contaminar com Hepatite C e B durante uma ida ao salão é muito grande, especialmente se o alicate e outros instrumentos utilizados não forem esterilizados de acordo.

Por isso, o mais prudente quando se vai ao salão de beleza, ou a manicure vem até sua casa, é que você tenha seus próprios instrumentos de trabalho. Desta forma somente você fará uso deles, assim, não haverá riscos de contaminação, já que em salões de beleza não há fiscalização como ocorre em consultórios médicos e dentários, dependendo a limpeza do bom senso de cada profissional.

http://www.youtube.com/watch?v=d9S0gEjSxWE

Resultados de pesquisas

De acordo com pesquisas do conceituado hospital Emílio Ribas, especializado em infectologia, feita com aproximadamente cem manicures, ficou constatado que apenas 5% das profissionais faziam uso de luvas descartáveis durante o trabalho e ainda que nenhuma delas lavasse as mãos antes ou depois do trabalho.

Ainda nesta pesquisa, cerca de 93% delas não realizavam a desinfecção dos instrumentos antes do trabalho e apenas 7% faziam uso de materiais descartáveis durante a execução dos trabalhos. Além disso, ainda ficou verificado que apenas uma pequena parte tinha conhecimento dos tipos de doenças a serem transmitidas, as formas de prevenção e os riscos dos possíveis agentes infecciosos.

A pesquisa ainda indica que aproximadamente dez das participantes do estudo apresentaram resultados positivos para o teste de Hepatite C e B, com isso, o perigo de transmissão ultrapassa os níveis normais de contágio.

É seguro ir à manicure?

Os resultados indicam que ir a manicure é perfeitamente seguro, desde que os instrumentos utilizados pelos profissionais sejam totalmente esterilizados através da autoclave e da estufa, e não dos famosos “forninhos” que são usados em diversos salões de beleza, que somente têm a função culinária de assar pães, alimentos e outros.

O procedimento de esterilização deve ser feito primeiramente através da lavagem com água e sabão dos materiais em aço inox, ainda usando escova de cerda macia para isso. Depois, eles devem ser enxaguados, secos um a um e embalados e só então levados para a esterilização.

 

Procedimentos para a retirada da cutícula

Quem não gosta de retirar a cutícula ou ficou com medo de se infectar ainda mais, há um método bastante eficiente que também garante que as unhas fiquem tão belas como se as tivesse tirado. Basta aplicar um amolecedor de cutículas e com a ajuda de uma pequena espátula, empurrá-la para o pé da unha e com um palito você retira o excesso que ficou grudado na unha. Assim, o aspecto fica muito mais natural e a unha continua protegida como antes.

Outra dica para amaciar e amolecer as cutículas pode ser usado algum produto espoliante e ainda emoliente, como óleo, ou hidratante específico. Lembrando que aquelas velhas bacias com água morna não são mais usadas, já que acumulam muito mais bactérias e células mortas.

 

Dicas para manter as unhas bonitas e com cutículas     

A principal dica para manter as cutículas e ainda ficar bem bonita é hidratar as unhas sempre e existem no mercado de beleza muitos produtos indicados para o caso, como ceras, canetas hidratantes, cremes removedores de cutícula que fazem muito bem para a pele, e ainda deixam a cutícula bem fina e muito fácil de ser empurrada. Este procedimento também pode ser feito durante o banho, quando a pele já está mais hidratada, com a ajuda das unhas vá empurrando as cutículas uma a uma de forma devagar.

Produtos para o cuidado com as cutículas

– Avoplex Nail & Cuticle Replenishing oil by O.P.I. : Funciona como hidratante e recuperador da saúde das unhas e cutículas, através da ação de seus diversos componentes como – Vitamina E, Óleos de Gergelim, Abacate, Girassol e ainda o de kukui. A aplicação deve ser feita com apenas uma pequena em cada dedo e depois deve ser massageado também um a um.

– Cera Nutritiva Granado: Uma combinação perfeita de silicone, cera vegetal, leite de aveia e outros cereais, além de outros componentes como Pantenol, Aloe Vera, Queratina, e muitos outros, pode ser aplicada com ou sem esmalte

– Bepantol: É uma pomada muito usada no combate a assaduras, como também para o processo de cicatrização de tatuagens, além de pequenas feridas, sendo ainda especial para hidratar as cutículas. Recomenda-se que seja aplicado de três a cinco vezes por semana.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.