Cuidados Para Bronzear Sem Se Queimar

Por mais que os dermatologistas aconselhem a tomar muito cuidado com o sol, recomende horários específicos, proteção solar, até mesmo quando se sai de casa para trabalhar, as pessoas não resistem. E quando chega férias ou verão fica todo mundo em busca de um bronzeado perfeito. Até porque é muito sem graça voltar da praia ou da piscina como se não tivesse acontecido nada. Aliás, estar com a pele bronzeada faz muito parte da cultura brasileira, mais e menos em algumas regiões. Em cidades com praia, como o Rio de Janeiro, basta que o sol dê o ar da graça entre as nuvens, e os cariocas correm para a areia da praia em busca de qualquer bronzeado que seja. Aliás, um outro detalhe importante, assim como não é bom para saúde se expor horas e horas sob o sol quente, não é bom para o corpo ficar sem ver o sol. O sol da manhã é recomendado para todo mundo e esse não só faz bem para saúde, como é recomendado.

Como Ter o Bronzeado Perfeito

Toda essa introdução é para dizer “ok, você pode se bronzear sim”, mas da maneira justa, tanto pensando na saúde da sua pele, como evitando aquela parte horrível do bronzeado, pele descascando ou ardendo. Existe uma diferença entre se bronzear e se queimar, a queimadura é aquela que pode acabar, depois de tantas vezes, provocando um câncer de pele e o bronzeado é para te deixar ainda mais bonito. A primeira regra para quem quer se bronzear sem se queimar é: proteja-se do sol, com o protetor solar justo, isto é, adequado para cor da sua pele, entre os horários de 10 e 16 horas. Nesta faixa de horário, os raios ultravioleta B aumentam muito e são justamente eles que causam queimaduras do sol. Na verdade, o sol que se pode tomar e se bronzear, ao invés de queimar é o chamado raio ultravioleta A, que é justamente aquele usado em câmaras de bronzeamento. Se elas fazem mal ou não é assunto para uma outra hora, vamos nos concentrar ao bronzeamento natural. Partindo do princípio que o horário justo para tomar sol é antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde. Sem esquecer, que mesmo usando proteção, mas tomando diariamente sol, que seja nesse horário, o risco de envelhecer a pele precocemente, além de forçar o aparecimento de rugas e manchas continua existindo. No presente pode parecer tudo normal, mas depois de um certo tempo, você verá na pele as marcas do excesso de sol, por isso, é melhor dosar bem.

Anote as Dicas Para se Bronzear sem se Queimar

  • Não vá com muita sede ao pote, não será no primeiro dia de férias ou de praia que você vai conseguir a cor dos seus sonhos, o máximo, será um bronzeado de um dia, com o corpo ardendo e poucos dias depois, a pele descascando.
  • A bronzeado perfeito, que não vai queimar a sua pele, só vai começar a aparecer depois de 2 a 3 dias, se você fizer tudo como deve ser feito. Esse tempo é aquele necessário para que o pigmento que dá cor a pele (melanina) como ser liberado pelas células e isso acontece gradualmente.
  • Durante a primeira semana que você poderá tomar sol ou está de férias, chegue na praia ou piscina, antes de 9 horas da manhã. Aplique muito protetor solar, de no mínimo fator 15 e não passe mais de 20 minutos exposta ao sol.
  • Passado os 20 minutos, pegue uma barraca, coloque óculos e boné e reaplique o protetor solar a cada 2 horas. O melhor mesmo seria ir para casa durante esse horário e voltar só depois das 16 horas, mas pode ficar, se estiver bem protegida.
  • Se você está de férias e não imagina chegar na praia as 9 horas da manhã, não tem problema, faça a primeira semana indo para praia somente 16 horas. Depois desse horário, não será necessário todo aquele cuidado, que você teria se fosse na parte da manhã, o que não diz que o protetor solar esteja dispensado.
  • Na segunda semana, você pode passar dos 20 minutos e quantos quiser ficar, porém, o horário deverá ser respeitado e os cuidados entre 10 horas e 16 horas também. Outra coisa que não poderá ser dispensada é o protetor solar.
  • Passada a segunda semana, dê um tempo para sua pele, não vai ficar indo na praia todos os dias. Se você é mesmo muito viciada, deixe para ir, a partir da terceira semana, somente depois das 16 horas e bem protegida. O ideal seria intercalar os dias, tanto na primeira, quanto na segunda, quanto na terceira. Faça um dia sim e outro não de praia.
  • Uma outra opção de bronzeamento sem queimaduras é optar por auto bronzeadores, que são cremes que vão escurecendo a pele, graças a composição química desses produtos. Na verdade, não é melanina que está sendo estimulada por esse creme e sim é um falso bronzeado, que atinge somente a camada córnea. Segundo os dermatologistas, esse tipo de produto não faz nenhum mal para pele, a não ser, que a pessoa seja alérgica a alguns dos componentes. Porém, não espere um resultado natural, é claro que evidente que não se trata de um bronzeado do sol e para mantê-lo é necessário aplicar o bronzeador a cada 2 ou 5 dias, depende da marca. É uma boa solução para quem está com a pele já manchada ou outro tipo de problema e não pode se expor ao sol. Pega uma corzinha sem arriscar a saúde.

Algumas Dúvidas Comuns de Quem Quer se Bronzear

  • É muito comum as pessoas pensarem que só porque já estão bronzeadas podem abrir mão do protetor solar. A resposta para essa dúvida é NÃO, você não pode deixar o protetor solar em casa, mesmo que esteja hiper mega bronzeada. Aliás, compre um protetor solar para o rosto e mesmo quando estiver saindo de casa para trabalhar, aplique-o.
  • As crianças NÃO podem ser expor ao sol como os adultos. Nada de pensar em bronzear o seu filho. Elas devem estar sob o sol no horário antes das 10 e depois das 16, bem protegidas com protetor solar de fator alto.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.