Cuidados Com a Chapinha

Alisar o cabelo nunca foi tão barato e rápido como depois da invenção da prancha alisadora, a nossa querida chapinha de cada dia. Com alguns minutos em casa em frente ao espelho, você pode ter o liso que sempre sonhou e a um custo bem em conta. Mas como tudo relacionado aos fios, os cuidados são essenciais para se ter um bom aproveitamento e evitar gastos por ter que reparar os danos.

Cuidados Com a Chapinha

Cuidados Com a Chapinha

Cuidados já na Compra

O primeiro passo para cuidar tanto do cabelo como de sua segurança é usar uma boa prancha alisadora. Na hora da compra, desconfie um pouco de chapinhas por menos de R$ 20. O valor do produto pode não dizer muito, mas uma boa fabricante e com peças resistentes cobra bem mais que isso por um bom item. Chapinhas bacanas no geral possuem um valor acima de R$ 60. Na hora da compra, avalie o visual do produto também. Os fios são mesmo resistentes? São grossos e possuem uma boa consistência para aguentar serem usados por um longo tempo? Produtos com material fraco tendem a se romper e com isso podem causar facilmente um incêndio em sua casa. Os fios devem estar totalmente cobertos. Observe ainda a anatomia do produto. Ele encaixa bem na sua mão? É você quem vai usar. Alguns cabos de prancha alisadora possuem uma marcação mais funda para o dedo e por isso pode ficar mais fácil usar o item. Se você prefere ela retinha mesmo, tudo bem. O válido é seu conforto. Outros itens importantes devem ser levados em conta na hora de comprar da chapinha perfeita para levar para casa. Um deles é se será de uso profissional ou não. Se você vai usar em casa e apenas em alguns dias da semana, não precisa investir em um produto caro para usar eventualmente. Se usa chapinha com cabelo seco ou molhado também varia no valor e na hora da compra, pois chapinha para uso seco jamais deve ser usada com cabelos molhados ou um grave acidente pode acontecer.

Escove os Fios Primeiros

Para ter uma chapinha perfeita e digna de comercial de tintura capilar, a melhor pedida é escovar os cabelos primeiros. Se seus fios não forem lisos, eles com certeza não vão ficar fininhos e sem volume como nos comerciais e fotografias em revistas. Não tem para onde correr: escovar é sempre a melhor pedida, em especial com cabelos encaracolados. Os fios encaracolados possuem uma raiz relativamente crespa, e por isso podem ficar estranhos quando alisados apenas com a chapinha. A combinação de secador capilar e chapinha é a melhor pedida porque vai até a raiz, deixando o efeito uniforme.

Escove os Fios Primeiros

Escove os Fios Primeiros

Use um Protetor Térmico

Tanto calor da prancha alisadora estraga a sua fibra capilar. Para evitar isso, use cremes para pentear a serem aplicados antes da chapinha, e assim proteger o fio de uma alta temperatura. Os produtos ajudam o fio a manter a sua temperatura interna, e assim não sofrer com a alta temperatura da prancha alisadora.

Prefira as Chapinhas Ionizadas

Dê uma olhadinha na sua prancha alisadora antes de fazer a compra. Se ela tem a parte que alisa em tom de metal, com uma grande semelhança com um ferro de passar, você está diante de uma prancha sem qualquer proteção para o seu cabelo. Este modelo antigo ainda é bem vendido, mas com certeza não é bom para o seu cabelo. Por isso é indicado comprar pranchas de cerâmica, que podem vir em tom vermelho ou tom branco. As chapinhas ionizadas costumam oferecer uma melhor proteção a seu cabelo e não custam muito mais caro que as demais. Os íons são os responsáveis pelo fechamento de cutícula durante o alisar, por isso é um dos processos da escova progressiva enquanto o produto ainda está no seu cabelo. Os modelos de chapinhas mais modernos permitem no uso a escolha de íons positivos ou negativos. Os positivos ajudam a abrir a cutícula, indicado em tratamento vindo em posterior como uma hidratação térmica. Já os íons negativos emitidos pelo aparelho ajudam a fechar a cutícula, promovendo uma selagem térmica e evitando a perda de nutrientes pelos fios.

Para Manter os Fios Lisos Durma de Touca de Meia

O truque é tão antigo que você pode fazer o teste e fazer uma pesquisa com a sua avó: ela sabe o que é uma touca de meia. Nos primórdios o truque era feito com a parte de cima da meia calça, mas hoje já são vendidas prontas. Você enrola os fios em um sentido e depois vira com o tempo e seu fio fica mais liso. O truque da touca de meia é uma boa pedida para quem faz chapinha em casa. Ele ajuda aos cabelos a ficarem mais lisos e ainda ajudam à saúde de seus fios. Afinal, nada pior que cabelos alisados com chapinha todos os dias: demora um pouco e o liso na mesma hora ainda fica com frizz. Com a touca (se você estiver dormindo sozinha, claro!) seus fios já acordam lisos e até mais naturais que apenas com a chapinha.

Para Manter os Fios Lisos Durma de Touca de Meia

Para Manter os Fios Lisos Durma de Touca de Meia

Desligue o Eletrônico de Vez em Quando

Se sua chapinha não controla a temperatura, o jeito é tirar da tomada de vez em quando para evitar super aquecimento, o que pode danificar a fibra capilar seriamente. Quando sentir que sua chapinha está bem quente mesmo e seu cabelo já está com cheirinho de queimado mesmo sem segurar em uma posição, chegou a hora de desligar o aparelho por alguns segundos ao menos.

Evite Alisamento Constante

Você pode proteger seu cabelo devidamente, mas vai precisar dá um tempo para seus fios respirarem. Nada é melhor que apenas um tempo, deixando seus cabelos respirarem um pouco. Ao menos por alguns dias você deve deixar seu cabelo ao natural para respirar. Faz bem a sua fibra capilar se estimular sozinha (sem produtos) a produzir seus itens essenciais e assim conseguir uma melhor eficiência. Ajuda na beleza capilar e sua hidratação, melhorando a saúde do cabelo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.