Cuidados ao Fazer as Unhas em Casa

Fazer as unhas é um dos rituais de beleza que nem sempre precisa de um profissional. Se você tem destreza com o alicate, sabe como fazer formatos e ainda por cima não tem problemas em pintar as duas mãos de forma uniforme, por que não fazer em casa? Pode aproveitar o tempo de intervalo vendo um filme e economiza alguns reais em salão de beleza. E não é complicado fazer as unhas em casa não! Com algumas dicas preparadas pela gente, vai ficar mais fácil ainda.

Faça Menos as Unhas

Muitas pessoas possuem o costume de ir ao salão de beleza procurar sua manicure de confiança semanalmente. Você pode sim lixar e trocar o esmalte uma vez por semana, mas remover cutículas não é bacana, por alguns motivos. Cortar demais as cutículas estimula ainda mais o seu crescimento, e os ‘courinhos’ soltos podem ser tentadores para puxar e causar feridas. E quanto você não tiver mais tempo para fazer sua unha, o visual não ficar agradável e ela não vai aguardar a próxima remoção de cutículas, pois está acostumada a ser tirada sempre. Aumentar o hiato entre uma esmaltação e outra também tem suas vantagens, como deixar a unha respirar de tanto produto químico. Isso ajuda em seu crescimento, na forma como ela se fortifica diante de tanta química, o que pode deixar a sua unha quebradiça.

Alicate Não é Para Cortar Unha!

Existe alicate para cortar unha e alicate para remover cutícula. Não use seu alicate de cutículas para cortar as unhas, ou vai ter um produto não tão afiado na hora de remover a pele ao lado da unha e pode não fazer direito. O melhor é usar tesoura e lixa para acabamentos, mas com cuidado para não lixar demais e deixar a unha

Não Remova Demais a Cutícula

Deixar as unhas fundinhas é um costume antigo, mas não é bom para a sua esmaltação. A cutícula existe por um motivo: proteger a unha de bactérias, micoses e outros problemas que ela possa ter. Remover esta proteção, é deixar a sua unha exposta à tudo o que não é bacana, mesmo com os melhores alicates do mundo. Deixando um pouco da pele, você pode espaçar mais sua esmaltação, poderá proteger mais a unha e diminui os riscos de infecções e doenças sérias.

Não Use Alicates Recém Afiados Com Tanta Velocidade

Não vá com tanta ‘sede ao pote’ na hora de remover as cutículas assim que amolar o alicate. O instrumento volta tão afiado que mesmo as profissionais podem cometer erros e estragar a esmaltação por completo. O melhor, portanto, é ir com mais calma. Pedacinhos da pele removidos mais profundamente causam sangramento e uma ardência horrível no momento de usar a acetona ou remover de esmalte para tirar o excesso de cor das bordas. Para quem tem dúvidas de quando amolar, saiba que não existe uma data certa para amolar um alicate. Se o uso é maior, ele vai perdendo a sua afiação. Mas guardado, pode ser amolado a cada dois meses ou mais sem qualquer problema. Se não for molhado e a pontinha estiver direitinho, pode passar mais de um ano sem qualquer problema.

Não Elimine a Base da Esmaltação

Ela é responsável por proteger sua unha da química do esmalte e da cor dos esmaltes escuros. E é uma boa pedida investir em bases fortalecedoras e outros itens considerados de tratamento da unha. Enquanto você faz a esmaltação, pode ainda hidratar, fortalecer e eliminar as chances de doenças nas unhas.

Acompanhe a Validade de Cada Produto

Esmalte vencido causa manchas na unha e pode danificar a estrutura. Por isso o melhor é sempre acompanhar cada vidrinho com cuidado. Na dúvida sobre a validade e aspecto de velho? Melhor eliminar o produto e partir para usar um mais novinho. O investimento é pequeno e vale a apena, ao invés de comprometer a saúde de suas mãos.

Faça um Vinco!

Simples e prático de fazer e faz seu esmalte durar mais, pois não tem a pontinha por onde penetra água e vai descascando em contato com o ambiente e superfíceis ásperas. Para fazer, é só passar o dedo na pontinha da unha quando o esmalte estiver secando e remover o excesso. De três dias, a sua esmaltação pode durar cinco ou mais.

Use um Polidor de Unhas

Nunca sua unha ficou tão linda e brilhosa como depois de usar um polidor de unhas, produtos bem usado por manicures e ótimo para ter em casa. Unhas amarelas e com manchas vão ficar saudáveis e lindas de novo apenas com um polidor. Ele parece um pequeno ralador de pé, e deve ser passado como indicado na embalagem. Age polindo e eliminando as manchas das unhas com grande facilidade. O produto custa menos de R$ 10 e vai fazer toda a diferença no resultado de sua esmaltação, em especial com esmaltes claros ou transparentes.

Prefira as Unhas Quadradas

Elas quebram menos, segundo os especialistas.

Evite Compartilhar Material de Unha

Micoses de outros podem passar para você, mesmo sendo parentes e amigos.

Lixe Com a Lixa Para Baixo

Reta, e não afinando a parte de dentro. Isso remove uma escama abaixo, estimulando a escamação. Desta forma, sua unha deve quebrar bem mais rápido que as demais. E também não abuse da lixa para diminuir o comprimento da unha, pois não é saudável para ela. O melhor é sempre cortar e apenas regular com a lixa. Uma lixação mais intensa sempre deixa pontinhas, o que torna a descamação mais comum. Mas lixar é necessário justamente para remover as pontinhas e evitar a quebra mais fácil.

Use um Creme Redutor de Cutículas

Isso ajuda a tornar seu processo de remoção com o alicate mais fácil. Com o uso do produto por um longo tempo, a produção da pele ao redor da unha irá gradualmente diminuir, causando um avanço na remoção. Você vai passar menos tempo fazendo as unhas por semana e ainda vai ter dedos lindos e protegidos devidamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.