A depilação é um cuidado bastante comum entre a maioria das mulheres. Grande parte delas deseja se ver livre de pelos em áreas como: pernas, axilas, virilha, buço, etc., e recorre aos salões de beleza. Entretanto, depilar tantas partes do corpo acaba ficando caro, isso sem contar no tempo que se gasta e na espera para conseguir uma vaga.
Por causa disso, muitas mulheres começaram a fazer a depilação em casa, de forma bastante prática. Confira, a seguir, algumas dicas de depilação e coloque-as em prática para economizar ou quebrar o galho quando não conseguir marcar um horário no salão.
Tipos de Depilação
Em primeiro lugar precisamos falar sobre os tipos de depilação e como eles podem ser realizados em casa.
Depilador Elétrico: São aparelhos desenvolvidos para serem usados em casa. Assim como na depilação com cera, arrancam os pelos pela raiz, entretanto, não são indicados para pessoas com muita sensibilidade, pois o processo pode ser um pouco dolorido. Mas, tirando este detalhe, eles são bem práticos e em pouco tempo o valor investido na compra do aparelho será recuperado com a economia de não ter que ir mais ao salão para se depilar.
Lâmina: A lâmina é uma velha conhecida de todos. Hoje em dia, muitas marcas criaram versões exclusivas para as mulheres, com recursos específicos para o corpo feminino. Algumas pessoas têm medo de usar a lâmina por acreditarem que ela engrossa os pelos. Mas saiba que esta afirmação não faz sentido algum, já que o que define a espessura dos seus pelos é a sua genética e ela não será alterada.
O que acontece e acaba confundindo muitas pessoas é que o pelo natural, sem corte, possui a ponta mais fina. Quando você o corta, retira esta parte, e a ponta acaba parecendo mais grossa, mas a verdade é que a espessura sempre será a mesma.
Cera Roll-on: A cera roll-on é outra opção disponível no mercado para ser usada em casa. É necessário adquirir um aparelho elétrico que age derretendo a cera, que custa por volta de R$ 60,00, e a embalagem roll-on com a cera, que custa por volta de R$ 10,00. O aparelho precisa ser comprado apenas uma vez, já a cera precisa ser trocada sempre que acabar.
Cera Quente: Assim como a cera roll-on, esta também é uma opção de cera aquecida. Entretanto, para utilizá-la é necessário ter instrumentos específicos, como uma panela própria que mantém o produto quente enquanto você utiliza. É menos dolorida do que a cera roll-on porque é mais forte e retira os pelos com mais rapidez.
Folhas de Cera Fria: Encontradas com facilidade em farmácias e supermercados, as folhas de cera fria são opções práticas, mas um pouco doloridas. A embalagem vem com uma quantidade de folhas plásticas que são divididas de duas em duas, unidas pela cera. Para usar é preciso esquentar as folhas com a palma das mãos para amolecer a cera e depois separar as folhas, para então colocar sobre a pele e, logo após, puxar.
Cera Fria: Outra versão da cera fria, porém um pouco menos prática do que as folhas, já que vem em uma embalagem e precisa ser colocada em folhas de plástico celofane para ser utilizada. Também é uma opção um pouco dolorida, mas se você for tolerante a dor não terá problemas.
Creme Depilatório: Outra forma de se depilar em casa é utilizando os cremes depilatórios. Eles devem ser aplicados na área desejada, esperar o tempo de ação indicado na embalagem, fazer a retirada do creme com a espátula e enxaguar. O produto age enfraquecendo os pelos e fazendo com que eles caiam. É um método indolor, mas que não tem uma duração muito longa, já que os pelos não são retirados pela raiz.
É preciso tomar cuidado ao usar o produto, principalmente se a sua pele é muito sensível. Leia com atenção a embalagem e faça o teste alérgico indicado em uma pequena área do corpo para evitar um problema maior.
Dicas Para Se Depilar em Casa Com Cera
Depois de escolher um dos tipos de cera, confira as dicas para se depilar.
Pode parecer estranho, mas é importante tomar um banho antes para que a pele fique bem limpa e sem resíduos de produtos como hidratante e protetor solar, por exemplo. Verifique também se a sua pele contém algum tipo de lesão, um machucado ou alergia. É importante tomar estes cuidados para evitar a contaminação.
Um cuidado ainda maior e que é muito bem-vindo, é esfoliar a área que seja depilada dois dias antes. Mas é importante fazer movimentos leves para lesionar a pele e apenas retirar as células mortas.
Se você tem alergia a alguma substância que possa estar presente na cera, consulte um dermatologista para encontrar o produto ideal. Parece um exagero, mas a verdade é que utilizar alguma cera que contenha algo que lhe cause alergias pode ser um grande transtorno e trazer muitos problemas. Portanto é melhor prevenir.
Nunca reutilize a cera, descarte-a após o uso. Muitas pessoas acreditam que a cera quente, por exemplo, ao passar pelo processo de aquecimento, tem as bactérias eliminadas. Mas saiba que seria necessária uma temperatura bem mais elevada para conseguir isso. Portanto, não economize hoje para não ter que gastar ainda mais com tratamentos para a pele amanhã.
O mesmo vale para o material utilizado, como espátulas e folhas, tudo deve ser descartável. Mesmo que tenha sido utilizado apenas em você há, sim, o risco de contaminação. Portanto tome bastante cuidado.
Outra dica importante é utilizar apenas folhas de celofane ou papel próprias para depilação, nunca reutilize embalagens de produtos como leite e outros mantimentos, retalhos de tecido, etc. Lembre-se de que, ao ser retirado, o pelo deixa o poro aberto e usar objetos não esterilizados pode causar graves infecções.
Na hora de puxar o papel com a cera, faça com rapidez para garantir uma melhor retirada dos pelos e sentir menos dor. Além disso, é importante que você comece puxando na direção oposta do crescimento dos pelos.
Talvez a depilação à cera seja um dos rituais mais sofridos de beleza feminina, mas ao mesmo tempo ele é indispensável. Afinal uma mulher deve estar com as pernas sempre lisas e delicadas. A lâmina é um meio indolor de se depilar, mas o resultado se mantém por pouquíssimo tempo, e sofrer um pouco mais com a depilação à cera tem suas vantagens.
No vídeo você acompanha o passo a passo para se depilar em casa e economizar um bocado. Já que nos salões de beleza é cobrado por cada parte depilada, como pernas, braços, virilha, axilas.
As ceras roll on que são as mostradas no vídeo são bastante práticas, não fazem sujeira e são extremamente fáceis de aplicar na pele. Sem contar que muitas delas são perfumadas, antialérgicas. Confira no vídeo as dicas e comece a economizar realizando em casa e com toda higiene a sua depilação.
gostei muito desta dica da cera aprendi valeu….