A retenção de líquidos que muitas mulheres sofrem pode causar aquele famosos inchaço nas pernas. Por apenas alguns dias, elas parecem estar se sentindo umas baleias, causando aquele mau humor que todo mundo conhece muito bem.
Essa retenção pode acontecer por diversos motivos, mas existem também muitos modos de melhora-lo. Neste artigo, vamos focar nas dicas para melhorar os incômodos inchaços nas pernas de formas bem simples. Fique atenta nas dicas aqui do Cultura Mix!
O Porquê da Retenção
Especialistas explicam que a retenção de líquidos tem uma causa muito mais alimentar do que qualquer outra coisa: “O que mais causa retenção de líquidos em nosso organismo é o consumo excessivo de sal, porém pode acontecer por causa do período menstrual, deficiência na circulação, hipertensão, sedentarismo, problemas renais, má alimentação, etc”. A retenção, nas mulheres, ocorre frequentemente período menstrual e por isso elas são as mais afetadas. As dicas que virão abaixo são para todos, mas as mulheres são as que devem ficar mais atentas!
As Grávidas Também Retém Líquidos
“Ocorre um aumento da pressão nas veias das pernas causado pelo peso do bebê. Essa pressão dificulta a circulação e favorece o acúmulo de líquidos nos tecidos”, diz o ginecologista do Hospital Santa Cruz, Eddy Nishimura sobre a retenção de líquidos em mulheres grávidas, que também são atingidas com breves inchaços nas pernas durante a gestação. “Outro fator é o aumento do volume sanguíneo que acontece naturalmente na gravidez e também influencia o inchaço. Esses sintomas são bem comuns e acontecem com três entre quatro mulheres, geralmente no último trimestre da gestação. Além disso, existe uma série de medidas que vão te ajudar a sentir-se melhor”, explica.
Mesmo assim, é preciso tomar cuidado com os sintomas. o Dr Nishimura afirma: “É preciso ter acompanhamento médico para averiguar se o inchaço não provém de alguma doença, como hipertensão ou diabetes”. Portanto grávidas, muito cuidado com os inchaços nas pernas!
http://www.youtube.com/watch?v=ql3-GkuWfH8
Inchaços Que Vão Além das Pernas
As pernas são os lugares mais afetados pelos inchaços. Mas, mesmo assim, existem locais que também podem ser afetados como tornozelos e pés, lugares que sempre esquecemos de cuidar: “Um bom escalda-pés com água bem quente é ótimo para relaxar. Para ficar ainda melhor, inclua óleos com essenciais de eucalipto menta ou lavanda, ou o conhecido sal grosso, que diminui inchaços” aconselham os profissionais da área. Uma boa massagem seguida de um hidratante também pode funcionar, por incrível que pareça.
Cuidados Para as Pernas
Quando se está em casa, os tratamentos para reduzir os inchaços nas pernas são os mais simples possíveis. Confira algumas dicas que podem te ajudar.
- Quando for se deitar, mesmo na hora de dormir ou apenas para um repousa da tarde, levante as pernas acima do nível do coração, segundo indicam os profissionais. Evite sentar ou ficar de pé por longos períodos sem sequer se mover. Não coloque nenhum tipo de objeto, sendo este pesado ou leve, diretamente sob os joelhos quando estiver deitado. Evite ao máximo usar roupas apertadas ou “ligas” na parte superior das suas pernas.
- Quando exercícios para as pernas são feitos, o líquido retido volta para as veias e para os tecidos linfáticos. “A pressão feita por bandagens elásticas e meias de compressão ajuda a reduzir o inchaço nos tornozelo”, explicam os especialistas da área. Por isso, não dispense um bom exercício. Porém, lembre-se de não pegar tão pesado assim.
- Faça uma dieta com baixo teor de sal. O inchaço nos tornozelos também vão diminuir: “Para acabar de vez com este efeito sanfona, saiba que há no mercado vários alimentos que são considerados diuréticos, pois apresentam um alto teor de água em sua composição e por causa disso ajudam a eliminar as toxinas e o excesso de água do nosso organismo. Os principais alimentos diuréticos são: Morango, Abóbora, Beterraba, Escarola, Cenoura, Melancia, Limão, Abacaxi, Coentro, Berinjela, Hortelã, broto de feijão, Alcachofra, Pepino, Erva-doce, Agrião, Alface, Repolho, Melão, Maracujá, Salsinha, Tomate entre outros”. Alimentos assim, indicados pelos especialistas, possuem fibra e ajudam no funcionamento da flora intestinal. Por isso, vale a pena trocar alguns elementos da sua dieta por alimentos como este. Olha quantos benefícios você terá!
- Procure ajuda médica se os sintomas de inchaço persistirem mesmo com todas as precauções indicadas aqui neste artigo!
Teste Para Indicar o Inchaço
Muita gente possui um inchaço constantes na perna, ou por causa dos santos hormônios ou pela alimentação rica em sal. Pois é, muitas vezes essas pessoas não percebem os sintomas e precisam de uma ajudinha para identifica-los. O dr. Kasuo Miyake ensina a fazer um ótimo teste para indicar o inchaço: “comprima a perna com os dedos e espere cerca de 30 seg. Depois, tire o dedo. Se o local ficar afundado, é sinal de que sua perna está inchada”. Pronto, agora que você já sabe que está com aquele inchaço chato nas pernas ou em outros lugares, não pense duas vezes: siga as dicas à risca ou procure um médico para que ele possa dar o diagnóstico.
Uma Dica Especial
O André Zampolli, especialista em terapias naturais Kabanah Spa, ensina um jeito todo especial para amenizar o inchaço nas pernas e a retenção de líquido da forma mais zen possível: “Sente-se confortavelmente no chão e espalhe um hidratante nas pernas para facilitar o trabalho. Com uma mão sobreposta à outra, faça movimentos circulares nos gânglios próximos à virilha e embaixo dos joelhos, durante cinco minutos em cada perna. Em seguida, deslize as mãos em formato de ‘C’ na parte interna e na externa da coxa até chegar à virilha. Depois, parta dos pés em direção às coxas. Repita o movimento durante dez minutos e passe para a outra perna”. O especialista ainda explica que este tratamento especial pode ajudar na drenagem dos vasos, eliminando as toxinas do corpo que podem causar varizes e até mesmo as indesejáveis celulites.
Vídeos
Abaixo, confira um vídeo que ensina a fazer massagens para a prevenção do inchaço de pernas e pés:
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva