Como Manter A Pele Hidratada Nos Dias Mais Secos

Os cuidados com a pele não podem faltar nunca, é necessário sempre estar atento para mantê-la bonita, com uma boa textura e perfumada. E em alguns momentos do ano, devido as mudanças climáticas, os cuidados devem ser redobrados para conseguir manter a pele hidratada. Por exemplo, quando os dias são mais secos. Para não deixar a pele do mesmo modo que o clima é preciso caprichar nos cuidados com muita disciplina.

O tempo seco cria muitos problemas e não só a pele seca, mas de saúde, como a bronquite, a asma e a rinite. E não é só isso, doenças graves, como infarto e acidente vascular cerebral podem acontecer por causa da influência do tempo seco.

Mantenha A Pele Hidratada Nos Dias Secos

O que faz com que o clima fique seco no inverno é a baixa umidade do ar e para o corpo isso representa maior perda de água e em consequência, o ressecamento. O que significa ter a textura sem viço, opaca, com um aspecto de áspera e se observa menos elasticidade. O efeito é pior ainda para quem tem rugas e linhas de expressão, que com o ressecamento da pele ficam mais evidenciadas. Então, veja como fugir do problema e manter a pele hidratada mesmo nos dias secos!

  • Um dos primeiros passos para manter a pele hidratada durante os dias secos do inverno é fazendo hidratação, que na verdade, serve para criar uma espécie de proteção. É como se a hidratação fizesse uma película e evita que o ar seco atinja a pele. A hidratação também serve para evitar as dermatites.
  • Quando for hidratar o corpo saiba que as partes que devem ser mais caprichadas são: joelhos e cotovelos e também o rosto, que tem que ser cuidado com cremes específicos.
  • Para evitar o ressecamento da pele e mantê-la hidratada os dermatologistas costumam recomendar os cremes à base de aquaporinas e ácido hialurônico. Outra dica, é não deixar de passar todos os dias o protetor solar no rosto. Mesmo que o sol não esteja brilhando, pode ter certeza, que ele estará emitindo os raios nocivos entre as nuvens. Coloque na sua lista para o corpo cremes que tenham lactato de amônia, ureia e óleo de semente de uva.
  • Já para os lábios use os protetores específicos. Não fique sem eles nem por um minuto, eles evitam que a boca acabe ficando cheia de rachaduras.
  • Não descuide também das mãos, que devem ser hidratadas todas as vezes que você lavá-las e o creme deve ser específico para essa parte do corpo.

Dicas de Saúde Para Ficar Bem Mesmo Com O Clima Seco

Durante o inverno com o clima seco não é só com a pele que você deve se preocupar, também com a saúde. O ar que chega até os pulmões não é dos melhores e é importante evitar que isso aconteça. Ideias simples e feitas em casa podem ajudar a melhorar o ar que você respira, como por exemplo, mantar uma vasilha com água dentro dos cômodos. É um modo, segundo os especialistas, de deixar o ambiente úmido. Pode ter certeza que esse gesto, por mais que pareça simples, pode ajudar a evitar problemas de saúde durante essa época do ano.

Para você ter ideia de quanto faz mal o ar seco para a saúde e não só para a aparência da pele, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, quando chega esse período do ano, o número de pessoas que vão até o hospital por conta da inalação desse ar sobe em 50%.

Como foi dito no início do artigo, o ar seco também pode acabar provocando infarto e AVC, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O problema se dá porque com esse clima, as veias “entopem” porque o sangue fica mais denso, causando assim problemas no coração e o chamado acidente vascular.

Outro exemplo, de quanto os dias mais secos fazem mal à saúde é quando falamos dos idosos. Segundo o Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo, somados ao problema da poluição, o ar seco que provoca a baixa umidade faz com que 8 idosos, nesse período, morram por dia. O problema por causa do clima se soma aos poluentes, os gases tóxicos que não se dispersam na atmosfera. Aliás, é esse o fator que leva as pessoas a ficarem com pigarro e com a garganta seca.

Veja O Que Fazer Para Evitar Os Problemas de Saúde Provocados Pelo Ar Seco

Anote as dicas da Secretária de Saúde da cidade de São Paulo e lide melhor com o ar seco do inverno. Cuide da pele e da saúde!

  • Os idosos e as crianças são aqueles que mais sofrem com o problema da baixa umidade do ar nos dias frios e secos, então, são os grupos de pessoas que devem receber atenção mais do que especial e o primeiro passo é fazendo com que essas pessoas tomem muita água. O ideal de consumo de água diário nesse período, segundo os médicos, é de 2 litros do líquido por dia. Além disso, é aconselhável a beber água de coco e sucos naturais.
  • É muito importante livrar a casa da poeira para evitar problemas alérgicos nessa época, que são muito mais comuns. Por isso, mantenha a casa sempre bem limpinha.
  • O ideal é sempre fazer as refeições bem próximo do horário em que elas foram preparadas e durante essa época, troque a fritura pelo assado e prefira frutas, ao sorvete e picolé. No caso dos queijos, os brancos são mais recomendados do que os amarelos.
  • O lugar ideal para dormir é aquele umedecido e arejado. Você pode conseguir essa umidade com uma vasilha dentro do local ou usando toalhas molhadas.
  • Falando mais uma vez da pele, os banhos quentes não são aconselháveis porque ressecam ainda mais e o creme hidratante depois do chuveiro deve ser uma rotina. Se tiver problema de irritação dos olhos, aplique soro fisiológico para limpá-los, o mesmo serve para as narinas.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.