Como Escolher O Tom E A Textura de Base Ideal

Todos os itens de sua maleta de maquiagem são importantes, e cada um tem um papel  na hora de formar o make up perfeito. Mas se pudermos escolher um que não pode haver erros por motivo algum, seria a base. Como ela está na maior parte do rosto, com certeza uma base errada seria notada. E basta você observar uma foto de um famoso com tom de pele alaranjado forçado que você sabe: a base está errada.

A Marca Tem Uma Importância Na Compra

Mas qual cor de base escolher? O que se encaixe com seu tom de pele, que pode não ser a mesma indicada por sua amiga, porque cada pele tem a sua particularidade. Se sua amiga tem uma pele branca e você negra, já não serve. O segredo é adequar a base ao seu tom de pele para obter os resultados esperados: pele lisinha, sem manchas e com a menor quantidade de cicatrizes possíveis. Por isso a escolha é importante.

Como Escolher A Base Ideal

Como Escolher A Base Ideal

Um ponto importante a ser levado em considerado na hora da comprar a sua base ideal é a marca. Infelizmente as fabricantes variam no tom, e sua cor preferida de base na Contém 1 Grama pode não fornecer o mesmo resultado em base do mesmo nome na M.A.C., por exemplo. Por isso a indicação para compras online é sempre testar primeiro a base da fabricante frente a frente para depois partir para uma compra sem o toque, sem observar o produto a chegar em casa.

A Cor da Base Ideal Para Cada Tipo de Pele

Cada tipo de pele pede uma cor de base diferente. Para saber qual é a sua, analise a sua pele do rosto (que é diferente do braço, por isso não se prova base na mão) e veja quais as indicações dos profissionais:

Para a pele branquinha do tipo dourada – peles com uma nuance levemente douradas combinam mais com bases em tom bege levemente amarelada. Estamos falando de um tom neutro e mais fechado, e não uma base laranja quase dourada, que vai deixar o seu visual com uma aparência de bronze de praia bem forçado.

Para a pele moreno escuro e negra – peles negras devem realçar seu tom de melanina forte, e não diminuir com o marrom acinzentado. Tente usar marrom escuro com brilho para iluminar mais que vai ficar bacana.

Para a pele branca amarelada, do tipo oriental – este tom de pele pede uma base levemente amarelada, para iluminar e ao mesmo tempo cobrir as imperfeições da pele. O ‘levemente’ amarelado ajuda a não deixar a pele mais clara, sem graça, apática. Por isso prefira um tom mais escuro, quase nude, para dá brilho sem perder o charme.

Para a pele morena clara – a pele neste tom,  comum em mulatas e na maior parte das brasileiras, pede uma base bege médio. Mas dependendo do tom você pode estar entre a a clara e mais escura. Apenas provando mesmo para vê qual se adequa melhor.

A Textura da Base Ideal Para Cada Tipo de Pele

As bases que vão compor a sua maleta de maquiagem podem ser encontradas em diversos materiais e texturas. A compra do produto correto depende de sua necessidade e também praticidade, como o item vai ser usado no dia a dia qual o fim a ser procurado diante do espelho. Para escolher melhor, avalie as opções abaixo:

Base em pó – é a mais comum e na maior parte das vezes é mais em conta porque pouca gente sabe usar de verdade. Este modelo é mais indicado para a pele normal ou oleosa, pois a oleosidade da pele compensa a secura da base, deixando o visual equilibrado.

Stick – ou base em bastão. Uma das mais populares é a Avon, com um valor bem em conta. Como ela é mais grossa, os menos profissionais sentem dificuldade de usar e indicam a base em líquido ou em pó. Mas como ela é mais firme, é ótima para fixação e para dá um bom acabamento no make up.

Este tipo de base é bem mais consistente e pode ser combinada com base em pó da mesma cor para cobrir cicatrizes e manchas. Mas como é muito grosseira, é mais indicada apenas para quem possui a necessidade de um retoque mais grosso. Para algo mais discreto e uma cútis mais fina, os demais tipos de textura são recomendados.

Saiba Mais

Saiba Mais

Spray – para as mulheres com a pele oleosa e que não sabem bem como usar uma base ainda, o spray é o melhor formato pela sua praticidade. Basta borrifar um pouco e pronto. O bacana é que para retoques é melhor ainda, cabendo em qualquer bolsa. É só aplicar quando estampar demais e pronto.

Líquida – quem tem a pele mais oleosa e bem lisinha vai se beneficiar mais com a base líquida. Ela é mais fácil de passar e de espalhar, por isso para quem está começando, é uma boa pedida para aprender  a aplicar. Mas se for escolher a base líquida, prefira a Oil Free porque diminui a oleosidade e controla a aparência de sujo da pele. Bases livres de óleo também costumam durar bem mais na pele.

Compacta – a base compacta é o estilo mais tradicional e mais fabricado por ai. Ajuda a remover manchas tanto por sol como causadas por outros fins e costuma ser de fácil aplicação até mesmo para quem ainda não tem muita intimidade com sua maleta de maquiagem. É mais em conta em preço e tem um acabamento profissional quando bem usada.

Mousse – novo no mercado, o formato de mousse para base é bacana porque é mais lisinho, ajudando na aplicação e fixa bem, durando um bom tempo no rosto. Como é mais grossinho, é bacana para esconder imperfeições do rosto com mais facilidade.

Como Aplicar A Base Corretamente

A base deve ser aplicada em toda a região do rosto e no peito para ter um efeito uniforme. Para um tom uniforme, use movimentos suaves e circulares, sempre chegando no espelho se está tudo correto. O tempo e a frequência de uso vai fazer você acertar na aplicação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.