Como Cuidar da Pele Durante a Gravidez

Dicas Para Manter a Pele sempre Bonita Durante Toda a Gravidez

Para ter a pele sempre bonita durante a gravidez, é preciso ter alguns cuidados básicos, especialmente aqueles que as dicas seguem logo abaixo:

1- Mantenha a Proteção do seu Rosto em Dia

Os hormônios que se alteram na gravidez, sempre deixam a pele às vezes mais ressecada ou até bem mais hidratada e bonita. Isso passa a ser percebido apenas depois do quarto mês que gravidez e em alguns casos pode até ocorrer o desaparecimento das espinhas. Em estudos feitos com diversas gestantes, foi apontado que até 75% delas obtiveram uma considerável diminuição da acne. Caso as espinhas não desapareçam, pode ser feita uma boa limpeza de pele e ainda opte por outros tratamentos, como peeling de cristal que podem ser feitos somente após o primeiro trimestre. Nessa fase, o motivo de maior preocupação devem ser as manchas, já que ocorre uma maior produção de melanina e isso vem a alterar a pigmentação da pele, aumentando o aparecimento daqueles sinais amarronzados. Para amenizar o problema, capriche no uso do protetor solar, especialmente aquele que tenha em sua composição o FPS que seja acima de 30 e procure não se expor tanto ao sol. Se ainda assim as manchas aparecerem, não adianta estresse. Em grande parte dos casos elas desaparecem cerca de até quatro meses logo após o parto. Se elas persistirem, procure ajuda de um dermatologista, pois o mesmo pode lhe indicar um creme clareador que possa ser usado por gestantes.

2-Deixe os Seios Firmes

Uma das vantagens da gravidez é que logo no primeiro mês pode ser percebida uma alteração no volume dos seios, deixando-os maiores, e, além dessa alteração, também as aréolas ficam em um tom mais escuro, em razão do aumento da melanina na pele, ficando bem mais salientes do que antes. Nesse período as mulheres devem aproveitar para usar decotes que sempre tiveram vontade de usar, mas antes não era possível. Porém, não se pode descuidar dos sutiãs, optando por aqueles que proporcionam maior conforto e ainda sustentação dos seios, optando por alças mais largas, que não causam desconforto nos ombros. Outros cuidados devem ser tomados, especialmente no tocante a hidratação da pele, já que a mesma se torna mais sensível, portanto, mais sujeita ao rompimento das fibras, ocasionando as estrias.  É importante massagear os seios com cremes e óleos que tenha em sua composição o silício e a elastina, e aplicados no mínimo duas vezes por dia. Mas apesar de necessitar de hidratação, é recomendável que esses produtos não sejam usados nos bicos e nem nos mamilos, para que a pele desses locais não se torne muito fina e venha a prejudicar a amamentação posteriormente.

3-Cuidados Com Unhas e Mãos.

Não se assuste se a palma de sua mãos passar a ficar vermelha após o segundo trimestre da gravidez, esse processo é chamado de eritema palmar. É um distúrbio de origem vascular que causa o aumento dos hormônios estrogênicos, e vai desaparecendo gradativamente em até sete semanas após o parto. Outro problema que pode surgir são as infecções causada por bactérias, fungos e vírus, pois a imunidade das gestantes fica bastante baixa durante todo o período da gravidez. Para prevenir que isso aconteça é necessário que as mãos sejam sempre bem lavadas e secas e recomendável que se use luvas para se fazer todo o trabalho doméstico e durante a ida a manicure, não fazer a retirada da cutícula, para que as unhas mantenham sua proteção natural. Quando for retirar os esmaltes das unhas, opte pelo removedor hipoalergênico e deixe a acetona de lado.

3-Cuidados Com Unhas e Mãos.

3-Cuidados Com Unhas e Mãos.

4-De Pernas Para o Ar

As pernas precisam de atenção especial durante toda a gravidez, pois estão mais sujeitas a sofrerem com varizes, inchaço e celulite Mas o problema maior está relacionado às varizes, que causam desconforto, deixando as pernas pesadas e com o aumento do peso e a predisposição genética, isso tende a piorar. Para prevenir todos os problemas citados, procure engordar o mínimo possível, ou seja, apenas aqueles quilos que são recomendados pelo médico. Da mesma forma, procure não passar horas demais sentada ou em pé, e, acima de tudo, faça repousos durante o dia, ficando com as pernas ligeiramente elevadas, para proporcionar uma maior circulação sanguínea e um descanso maior para as pernas. Caso o médico sugira o uso de meias elásticas, não deixe de vesti-las, pois ajudam a aliviar os sintomas. A partir do segundo trimestre, de acordo com autorização médica, algumas massagens podem ser liberadas, como a drenagem linfática e mesmo aquela relaxante. Elas ajudam a descansar, proporcionam uma diminuição no inchaço, auxiliam na melhora da circulação sanguínea e também previnem a celulite.

5-Cuidados e Conforto Para os Pés

Durante a gravidez, os pés são obrigados a suportar mais peso do que estão habitualmente acostumados, por isso, acabam sofrendo com a retenção de líquido, e o inchaço passa a aumentar a partir dos seis meses. Além disso, também podem ocorrer fissuras nos calcanhares, e, para arrematar, a queda de imunidade vem a favorecer o aparecimento de micoses. Para amenizar os problemas, o melhor a ser feito é usar sempre sapatos que sejam bem confortáveis, e certamente até o humor da gestante irá melhorar. Os melhores são aqueles que possuem o bico arredondado, e com um pouco de salto, com no máximo 03 centímetros, e bem macios por dentro, para não causarem atrito e nem formarem calos. Caso o pé esteja inchado demais, o melhor é comprar sapatos que sejam um número maior que o comum, que serão os mais usados durante a gravidez e até um mês depois do parto, já que o pé demora um pouco a desinchar. Faça uso de hidratantes mentolados e também de óleos de amêndoa, com semente de uva que ajudam nos cuidados com os pés, e auxiliam no combate às feias rachaduras.

5-Cuidados e Conforto Para os Pés

5-Cuidados e Conforto Para os Pés

6-Cuide Direito da Barriga

Não tenha vergonha do barrigão da gravidez, e use roupas que mostre mesmo que está grávida. Afinal, a barriga é maior sinal da gravidez, por isso, acaba sendo o centro de todas as atenções. Entretanto, tome cuidado com a saúde da pele dessa região, proporcionando sempre uma maior hidratação, já que ela está mais sujeita a ter estrias devido ao estiramento maior.

6-Cuide Direito da Barriga

6-Cuide Direito da Barriga

Apesar de o problema aparecer mais durante o terceiro trimestre, os cuidados com a barriga devem ser tomados desde o início, para que a pele comporte seu alongamento progressivo. É importante lembrar que gestantes não devem usar produtos que tenham substâncias antiestrias, especialmente aqueles com ácido retinóico, bem como cosméticos e hidratantes que tenham ureia em sua composição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.