A transpiração excessiva nas axilas recebe o nome de Hiperidrose Axilar e se trata de uma enfermidade que faz com que o indivíduo transpire demasiadamente chegando inclusive a pingar em alguns casos. A hiperidrose é tão séria que se torna difícil de conter mesmo com desodorantes de fórmulas poderosas ou medicações para controle do suor.
A Transpiração
O corpo humano necessita da transpiração para manter a sua temperatura ideal. Existe cerca de 4 milhões de glândulas sudoríparas que estão espalhadas pela pele como um todo. As áreas que contam com mais dessas glândulas são as palmas das mãos, axilas, rosto e solas dos pés.
Hiperidrose Axilar – A Doença
Trata-se de uma doença cuja principal característica é fazer com que as axilas suem mais do que o necessário pelo corpo. A causa desse problema é a hiperatividade das glândulas sudoríparas e cerca de 1% da população apresenta esse problema. Quando a doença é diagnosticada em mais pessoas da família se considera que o fator genético é a causa da doença, isso consiste em cerca de 30% a 50% dos indivíduos com Hiperidrose Axilar.
Dentre os fatores que desencadeiam o suor excessivo no dia a dia do indivíduo estão a realização de exercícios, muito calor ou muito frio, ingerir substâncias como álcool, café, tabaco, comidas apimentadas entre outros além de stress, emoções fortes e ansiedade.
Vida Pessoal
Os indivíduos que sofrem com Hiperidrose Axilar têm muitas dificuldades em sua vida pessoal uma vez que estão constantemente com o problema de suor excessivo. Com o tempo esse problema pode causar depressão e ansiedade nas pessoas que sofrem com a doença. Pessoas com essa doença passam por diversos constrangimentos em seu dia a dia.
Botox nas Axilas – Uma Solução
Dentre os tratamentos possíveis para corrigir o problema de suor excessivo que é causado pela Hiperidrose Axilar está o de aplicação de botox nas axilas. A toxina botulínica (muito utilizada em procedimentos estéticos) é aplicada por meio de microinjeções na pele. Esse procedimento dura cerca de 10 minutos.
Como Funciona o Tratamento com Botox nas Axilas
O botox tem como função nesse tratamento bloquear a ação do sistema nervoso que é o responsável por fornecer as glândulas exócrinas, com isso é prevenido a produção de suor. O efeito do tratamento é duradouro, depois de alguns meses pode desaparecer sendo necessário fazer uma reaplicação da toxina.
A duração de uma aplicação pode levar de 5 a 10 minutos e é definida como relativamente indolor. As injeções são aplicadas na pele das axilas, o local em que a transpiração é maior. Depois de feita a aplicação o papel da toxina passa ser bloquear a ação dos nervos que são responsáveis por fornecer as glândulas sudoríparas.
Autoestima
Quem sofre de Hiperidrose Axilar sabe o quanto é difícil fazer coisas simples como cumprimentar uma pessoa que acabou de conhecer, usar peças de roupas claras, caminhar alguns minutos sob o sol enfim conviver normalmente com as demais pessoas.
O botox será de grande utilidade para reverter a baixa autoestima que a doença causa. A partir da aplicação do botox será mais fácil realizar as atividades comuns do cotidiano e sem ficar pingando suor. Pode ser uma forma de melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho e no lado social da sua vida.
Segurança do Tratamento
O bitox nas axilas é um tratamento seguro que já foi aprovado pela FDA e pode ser usado em todos os tipos de pele. As restrições de uso do botox são para mulheres grávidas ou que estão amamentando.
A Toxina Botulínica e o Tratamento Para Hiperidrose
A toxina botulínica é extraída da mesma bactéria que causa a temida doença conhecida como Botulismo. Durante um surto de Botulismo na Suíça os médicos observaram que além de fazer o bloqueio da musculatura estriada a substância também bloqueava o sistema nervoso autônomo. Em alguns casos pacientes que tiveram Botulismo chegaram a ficar até dois anos sem apresentar sudorese.
O primeiro caso registrado de fim da sudorese pelo uso de Toxina Botulínica farmacológica aconteceu em 1995 nos Estados Unidos. Um médico se fez de voluntário e injetou em si mesmo uma unidade de Toxina Botulínica A no subcutâneo do seu antebraço e percebeu que parou de suar.
Atualmente, a toxina está sendo utilizada para reduzir a hiperidrose palmar e axilar além de outros locais. A ação da toxina para esse fim pode durar entre 4 e 12 meses, depende muito do local em que é feita a aplicação. As reaplicações da toxina ajudam a manter os resultados.
Toxina Botulínica Utilizada Para Fins Terapêuticos
O uso da Toxina Botulínica com finalidade terapêutica vem aumentando, são várias as áreas médicas que podem se valer dela. Por exemplo, pode ser utilizada para combater distonias neuromusculares, doenças oftalmológicas, espasmos musculares, tratamentos estéticos, Síndrome de Frey e até mesmo cefaléia tensional.
Um dos principais usos que se conhece da toxina é o estético em que ela é utilizada para fazer o controle do aparecimento de rugas frontais. Existem muitos casos em que os pacientes deixam de recorrer ao botox para fins estéticos buscando o uso do mesmo para tratar de um quadro de cafaléia tensional.
Vantagens do Botox nas Axilas
A hiperidrose consiste num suor excessivo e a aplicação de botox na região ajuda a fazer com que essa produção passe a ser normal, entretanto, mantém tudo intacto. Dessa forma o paciente não corre nenhum risco e nem fica com cicatrizes. Claro que existe a parte negativa que é a necessidade de reaplicar a substância, mas não tem nenhum risco clínico fazer essa reaplicação.
A reaplicação da toxina abre um importante horizonte que é a garantia de que mesmo que haja algum inconveniente, o que é bem raro, este poderá ser resolvido apenas com a não reaplicação. Já a cirurgia que resolve a questão definitivamente, Simpatectomia, é irreversível e apresenta um certo risco de complicação.
Como é Feito o Diagnóstico de Hiperidrose Axilar?
A doença da Hiperidrose Axilar em geral pode ser percebida pelos seus sintomas, se uma pessoa transpira excessivamente por pelo menos seis meses seguidos e em situações que não deveriam causar tanto suor pode ser que tenha esse problema. Procure um médico para que ele possa fazer o diagnóstico de forma mais assertiva permitindo que você busque um tratamento adequado.