A Escolha do Perfume Masculino

A escolha do perfume é muito pessoal, pois os cheiros são compostos por complexos de substancias que são percebidos imediatamente pelo cérebro, que decodifica, identifica e associa o odor a uma emoção. Assim o mesmo perfume pode ser maravilhoso e dar prazer para algumas pessoas e para outras ser desagradável, forte, enjoativo.

A percepção de cada pessoa com relação ao olfato é única, assim como o é a todos os cinco sentidos do corpo humano, a audição, o tato, o paladar, a visão e o olfato. Dizem os especialistas que as fragrâncias são um dos melhores arquivos inconscientes do homem, para registrar as emoções.

Assim a escolha do perfume é muito importante e tem diversas variantes que precisam ser analisadas, para escolher o perfume certo para cada pessoa e para cada ocasião, pois o perfume que colocamos para trabalhar não deve ser o mesmo que colocamos para uma noite especial, ou um passeio no shopping.

Diversidade de Fragrância

A diversidade de fragrâncias existentes na natureza e criadas pelos perfumistas a partir da mistura de diferentes essências é impressionante, e a forma como são compostas essas fragrâncias finais também contém segredos guardados a 7 chaves.

As essências se classificam em famílias olfativas que podem ser cítricas, amadeiradas, frutas e flores, florais, aldeídos ou sintéticos, chypre, madeira, orientais, animais, fougère e também fougère aromático, cada uma dessas famílias tem características bastante diferenciadas, como a família das fragrâncias orientais que são reconhecidas facilmente pelas essências fortes, próprias para a noite, harmonizando o cheiro quente das especiarias Omo a canela, cardamomo e cravo com baunilha e algumas notas doces balsâmicas, sendo uma das famílias mais características, assim como os amadeirados, o frescor do cítricos, etc.

No entanto além da divisão em famílias de fragrâncias ainda existem as notas, chamadas de notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo, e cada uma delas tem um tempo certo de evaporação e de duração na sua pele, dividindo o cheiro do perfume em etapas.

As notas de cabeça são as primeira que sentimos e as primeiras a evaporarem, cerca de 3 minutos, as notas de coração, são realmente a fragrância do perfume, duram de 5 a 8 horas e podem ser consideradas como o perfume, e as notas de fundo são aquelas que resistem na sua pele até 24 horas.

A Escolha do Perfume

Um perfume é o resultado de 75 até 200 essências, que se agrupam e se classificam. Com todas essas informações acerca da composição dos perfumes e suas funções e durabilidade na pele, podemos perceber a composição de um perfume é uma obra de arte e sua escolha não deve ser feita apressadamente e apenas cheirando papeizinhos rapidamente.

É necessário calma, experimentar um perfume, esperar cerca de 5 minutos e então verificar se o cheiro realmente lhe agrada. Também não é recomendável que se experimentem mais de 3 perfumes de uma vez, pois as fragrâncias se confundem, dificultando a definição das essências..

Os Melhores Importados

He Wood Masculino (amadeirado) – Dsquared2, Hugo Boss Elements (cítrico) – Hugo Boss, Allure Sport (cítrico frutal) – Chanel; Dolce & Gabbana Masculino (cítrico) – D&G, Prada Masculino (Amadeirado Aromático) – Prada, M7 (madeirado) – Yves Saint Laurent; Azzaro (amadeirado) – Azzaro; Men 212 (amadeirado) – Carolina Herrera; The One – (oriental floral) D&G; Acqua De Gio (floral) – Giorgio Armani; L’eau D’issey Intense (Oriental/Picante) – Issey Myiake; Xs Black – (amadeirado) Paco Rabanne.

Embora os perfumes internacionais façam muito sucesso e sejam o sonho de consumo de muitas pessoas, existem no mercado perfumes nacionais de excelente qualidade. Vale a pena conferir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.